quarta-feira, 17 de maio de 2017

O fim de um novo princípio?

BdC decidiu fechar o facebook. Decididamente é uma boa decisão. Tenho certeza que a ideia inicial era a melhor possível: criar um canal mais próximo e informal entre a gestão do clube e os adeptos, gerando um diálogo que podia escapar ao domínio dos “ângulos” de uma imprensa que gosta de despejar areia em muitas engrenagens.
Ainda assim, a presença do presidente do facebook acabou por provocar muitas mais convulsões e polémicas do que aproximar adeptos e sobretudo uni-los dentro de uma mensagem agregadora. 

Há obviamente responsabilidade do próprio BdC, que me parece ter colocado conteúdo nos posts que não podem ser de debate numa rede social, saindo esses textos por todo a imprensa e gerando “material” para atacar o próprio clube, atletas e treinadores, dividindo os adeptos quanto à oportunidade e razoabilidade dos posts …o que é o resultado invertido da intenção inicial. Há também responsabilidades dos próprios adeptos, pois ao abrigo da anonimidade, virtualidade e distância, usaram e abusaram do canal oferecido para despejar insultos e inverdades em barda, despejando numa página de facebook uma tremenda incapacidade para lidar com frustrações próprias e muitas vezes mostrando um lado dos adeptos que não imaginamos capaz ao mais abjecto lampião.

Coube a BdC, ainda bem que o fez, terminar com a iniciativa entendendo, tal como muitas outras empresas e marcas entenderam que aquele é um espaço demasiado informal para abrir uma janela aos consumidores, pois alguns não sabem tirar partido da mesma, boicotando o que era suposto ser um diálogo e partilha e substituindo isso por agressões verbais primárias e disseminação de puro ódio.

Espero que este seja um primeiro sinal de um entendimento mais global da comunicação do clube e que seja também o ponto de partida para uma gestão mais concentrada em fortalecer e apoiar visões do clube mais transversais, acima de tudo delegando tarefas e poderes para que ninguém se atropele e que cada um saiba o que deve, pode e vai melhorar.


SL

Acaba também uma das formas mais vis da imprensa "cartilhada" e oposição "mauista" recolher material e disso já não tenho pena alguma.

12 comentários:

  1. Quem terminou com a palhaçada ( e ainda assim não evitaram os conteúdos) foram JJ e Ricci. Incrível, como tanta gente inteligente não vê o óbvio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas mesmo no que escreveste ou estás a tripar com o fogo a arder...

      Eliminar
  2. Valia a pena leres o post Javardeiro.

    ResponderEliminar
  3. Caro Javardeiro,

    Em minha opinião tudo se resume a uma palavra "GANHAR".

    Se tivéssemos ganho, o Bruno Carvalho poderia colocar os post que bem entendesse que para nós Sportinguistas estaria sempre tudo bem.

    A partir do momento que essa palavra mágica deixou de existir (derrota em Madrid culminando com o mês de dezembro) tudo o que foi publicado (algumas vezes bem mas muitas vezes mal) só ajudou as cartilhas e comunicação social.....

    Mas sem dúvida que deixar o facebook foi uma opção sensata e que fará serenar os ânimos....

    SL

    ResponderEliminar
  4. Se a desativação da conta fosse resultado de uma auto-reflexão do próprio, na qual conclui que está a prejudicar o Sporting e todos os Sportinguistas, até concordaria com o post.

    Como não é, é esperar para ver em que outros meios de comunicação vamos continuar a ler posts como o de ontem.

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é muito mais a tua primeira frase do que a segunda. Se assim não fosse continuaria a postar como se não houvesse amanhã

      Eliminar
    2. Mas se é inegável que o post de ontem prejudica o Sporting e Sportinguistas, sendo uma profunda extensão das comunicações imponderadas nas quais muitos de nós não nos revemos, como podemos achar que esta decisão do Presidente resulta de uma auto-crítica à sua forma de comunicar?

      SL

      Eliminar
  5. Ninguém percebeu nada. BdC deixou o facebook para passar a escrever no twitter. É mais "cool".

    jnp

    ResponderEliminar
  6. É claro que todos aqueles que acham que o facto de BdC ter deixado o FB foi uma decisão sensata, os mesmos que achavam mito bem que ele escrevesse "ad nausea" no FB, serão os primeiros a achar "muito bem pensado e melhor decidido" quando ele resolver voltar. E isto será muito em breve!

    ResponderEliminar