segunda-feira, 22 de maio de 2017

Epílogo

O fim
E lá chegamos ao fim de mais uma época de futebol profissional. Ontem foi o ponto final de uma temporada típica do Sporting. Sem troféus, com desvalorização da maior parte dos atletas, com a promessa de um início de competição que vai ser árduo para a relação entre treinador e adeptos, admitindo como um facto que vai cumprir mais um ano do seu contrato. A chegada de mais um verão de transferências, traz mais dúvidas que certezas e nem as entradas de 3 atletas (André Pinto, Mattheus e Puccini) dão para fazer previsões quanto ao tipo de mercado que vamos atacar. 

Mesmo fechando a Liga com uma boa vitória frente a um Chaves meio coxo de soluções e ambições, foi fácil ontem olhar para o nosso jogo com um gigante ponto de interrogação. Quantos destes estarão cá na próxima época? Patrício? Jefferson? Esgaio? Ruben? William? Adrien? Palhinha? Geraldes? Dost? Gelson Martins? 

Os próximos meses serão intensos e é bom que nos preparemos para alguns capítulos mais de Academia Vs Contratações…pois o aviso tanto de BdC (através de Saraiva no Facebook) como de JJ na CI do final do jogo só prometem mais sequelas nas próximas semanas. 

Notas finais para:
1) a estatística de Dost. Termina a época com 50% dos golos da equipa o que revela a sua excelência e a pobreza de finalização que o acompanhou.
2) Beto - fez de Patrício como um titular faria. Espero que continue. 

As despedidas
A tarja da JuveLeo dando as despedidas a Ruben Semedo incomodou-me. Quer seja honesto ou irónico o desejo de boa viagem dado ao jogador, aquela mensagem é sempre um tiro ao lado na função de uma claque. A saída de um jogador, não estando confirmada é um mau assunto para uma claque tornar público e se é uma crítica (seja ao jogador ou ao clube) deveria ser feita noutros locais e fora dos olhares das câmaras (coisa a que os responsáveis das claques tem mais acesso do que o adepto vulgar).

O gesto
As demonstrações de afecto num estádio não devem chocar ninguém e o presidente não fez nada que alguém não possa fazer ao pé de uma criança, mas convém não ser ingénuo ao ponto de achar que o acto não teve segundos destinatários. E essa intenção eu critico. Com mais gala ou menos gala, BdC não deve fazer da sua vida pessoal, das suas manifestações de afecto algo com significado politico-desportivo. É um mau princípio que não o vai favorecer em nada. Nada.

O início
Não deu para saborear, nem sequer sentir o aroma, mas foi um marco que no futuro ficará para a história. Aos 90 minutos Gelson deu a Gelson. Martins a Dala. Quem sabe…a passagem do ceptro de coqueluche de Alvalade.


Saudações Leoninas

8 comentários:

  1. De ontem retenho 20m iniciais de grande nível (o passe à queima de RSemedo para Beto logo no início dá razão à tarja - mas de acordo que mostrá-la em público é um enorme tiro no pé para todos), e ao minuto 90 a substituição de Gelson por Gelson que, feeling meu e de muitos, significa literalmente o que vai acontecer no defeso, sai Gelson, entra Gelson para a ala direita. Potencial tem, resta saber se é concretizada, e se tem a aposta de JJ.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gelson na ala direita? este Gelson é muito mais um 9 que um ala... Muito bom perto da baliza mas não é nenhum construtor.

      Eliminar
    2. Gelson quando entrou foi para fazer companhia na frente ao Bas Dost. Se virem as imagens, ele ao entrar dá instruções a alguém, que, vou aqui especular, seria Francisco Geraldes, para ir para a direita. E faz sentido que seja, pois Francisco Geraldes entrou para o lugar do Podence que estava a fazer companhia a Dost. E essa não será bem a melhor posição para ele. Vejo o Geraldes mais na ala e a descair mais vezes para dentro, um género de João Mario.

      Eliminar
    3. Eu de Rubem Semedo vi 2 grandes cortes de carrinho no timing certo a inviabilizar 2 contra-ataques perigosos. No jogo aéreo ganhou mais lances que Coates...
      Se calhar pela minha televisão ser a cores...
      É um activo muito importante para o Sporting e nós, que "somos" mais inteligentes que os lampiões, queremos desperdiçar.
      Não os vejo a criticar Eliseu ou Carrillo.
      JH

      Eliminar
  2. Para a ala direita se sair Gelson entra o Iuri. O Gelson Dala é para jogar mais no centro no apoio ao Dost no lugar do A.Ruiz

    ResponderEliminar
  3. Nada há a temer, os mesmos que mostraram a tarja ao Semedo são os mesmos que receberam Markovic em ombros no aeroporto e os mesmos que repetirão o gesto se porventura Coentrão vier para Alvalade e que depois cantam"cada lampião é um cabrão, etc...". Que eu saiba estávamos a jogar com o Chaves. Só mostra que naquela curva sul há gente demasiado complexada. Desde que seja mau para o Benfica é bom para o Sporting, é a mentalidade daquela malta...

    ResponderEliminar
  4. É uma casa bonita e não precisou do gustavo santos a dizer piadas sem graça nenhuma...
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  5. O Beto é muito bom. O Patricio é especial por muitos motivos mas se sair o Beto tem condições para ser titular.

    Parece ser muito mais tranquilo do que o Patricio!

    ResponderEliminar