sexta-feira, 12 de maio de 2017

E o Benfica?

A quantidade de vezes que ouvi, vi e li os opinadores, cronistas e crónicos cronistas discursar sobre o estado de guerra total a que chegou o futebol português. A quantidade de vezes que dissertaram sobre a contribuição negativa que BdC trouxe ao panorama desportivo (o que já por si era falso, BdC só veio ajudar a uma festa que já decorria), levou-me a pensar que hoje de manhã as capas de jornais estariam repletas de regozijos e aleluias pela decisão de Porto e Sporting em reatarem relações institucionais.

Enganei-me.

Afinal, a medida foi, está e será apenas contabilizada como uma manobra estratégica e não vi qualquer menção positiva, qualquer reflexo de contentamento ou parabéns dados aos responsáveis dos dois emblemas por terem realizado este (diga-se) enorme esforço.

Não dou BdC e restante direcção do meu clube como um bando de parvos que não soubessem o quanto custará aos adeptos esta medida de "pacificação". Eles sabem muito bem o quão foram atacados, o quanto o Porto se esforçou por danificar a imagem deste presidente e a antipatia que os adeptos sentem quanto aos esquemas lendários clube do norte, as suas infames claques, o seu escroque presidente. Imagino até que para os próprios, nada disto pareça natural e muito menos fácil de realizar.

O que acredito e tenho mesmo de acreditar é que existem fortes razões muito mais racionais que o que imaginamos que "obrigam" a que este acto tenha sido encarado, mais do possível ou desejável, necessário. E entendo que nos próximos tempos vamos começar a perceber muito melhor do que o que conseguimos fazer hoje.

A própria reação mediática com que abri este post pode ser revelador do "estado das coisas". Dá-me até a sensação que se tornou mais importante para os orgãos de comunicação social retratar o que esta estabilização de relações significa para o Benfica, do que propriamente entender o que uniu os dois clubes ou o que isso melhorará o futebol português. Ou seja, interessa o que muda para o Benfica, despreza-se o que muda para todos os outros.

Alguém que me explique como é que o Benfica privatizou todo o futebol português? Toda a imprensa? Todas as instâncias?

SL

12 comentários:

  1. "Alguém que me explique como é que o Benfica privatizou todo o futebol português? Toda a imprensa? Todas as instâncias?"

    eu sei, eu sei!!!

    chama-se simplesmente "ter as pessoas certas nos lugares certos"

    onde eu que eu já ouvi isto?? pois...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Os jornais têm de fazer o que o patrão diz. Neste momento importa vender e comprar jogadores, der lá por onde der... mas a pseudo-alianca vai continuar a ser relatada como algo mau, ao nivel do pacto Ribbentrop-Molotov.
    No entanto não há pacto nenhum, mas apenas um alinhar de agulhas, para que a comunicacão de ambos os clubes se concentre nos mesmos aspectos... um pouco como zerar os morteiros na mesma àrea. Não existiu num acordo, alianca ou o que quiserem chamar, apenas um abrir de porta para tratar dum assunto que interessa a ambos: a despolvorizacão do futebol tuga.

    ResponderEliminar
  3. Então mas se a estratégia anunciada é para parar o Benfica, o clube que alegadamente domina tudo, não acham que é natural que as atenções se virem para a "vítima" dessa estratégia, o Benfica?
    O Benfica tem, alegadamente, 60% das audiências de que a CS em Portugal vive, acham então isso não ser uma razão válida para a CS se virar para essa audiência já que é ela que lhe permite sobreviver?

    Contra isso não há solução, apenas exterminar os simpatizante do Benfica. Não me causaria surpresa ver para o próximo ano alguma proposição nesse sentido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o "jornalismo" deve trabalhar para as vendas? Ok. A verdade também deve ser dobrável ao agrado dos leitores? Sabes que isso não se chama jornalismo, certo?

      Eliminar
    2. Os lampiões são uma comédia ora vejamos:

      "O Benfica tem, alegadamente, 60% das audiências de que a CS em Portugal vive"
      Deixa cá ver se a gente se diverte com esta tanga

      O Benfica tem, alegadamente, 60% dos come gelados com a testa de que a olá em Portugal vive.

      Ou então

      O Benfica tem, alegadamente, 60% dos frustrados sexuais que compõem as estatísticas de violência domestica em Portugal.

      O Benfica tem, alegadamente, 60% da lavagem de dinheiro da coca de que os cartéis em Portugal vivem.

      Isso do alegar que... tem muito que se lhe diga LOLOLOL
      É FRUTÓ CHICLATE!!!!

      Eliminar
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    4. Faltou mencionar que o benfica tem 100% dos crimes mortais em adeptos adversários.

      Eliminar
    5. Não sei se quem consome estas noticias. Se são mais os pró-benfica ou os anti-Sporting

      Eliminar
  4. Mas tu deves pensar que todos nós comemos gelados com a testa????? A aliança nunca mas nunca era para ser assumida, e já trabalha à algum tempo, basta ver scptv e porto canal e a queixa em conjunto das claques ilegais etc. FORAM APANHADOS COM AS CALÇAS NA MÃO e agora é pela verdade desportiva!!!! FONIX com os corruptos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não me lixem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não te lixo de certeza, com tanta exclamação até fico com medo.

      Eliminar
    2. Achas mesmo??? Tanto lugar para fazer reuniões ULTRA-SECRETAS (palavras da CMTV) e vão logo para um dos hotéis mais conhecidos de Lisboa? Que é que te parece mais plausível. Que foram apanhados ou que quiseram "ser apanhados"?
      Salazar Lisboa e Vouchers

      Eliminar
  5. A propósito das 3 capas acima mostradas uma coisa curiosa. No Jogo "Nem sempre os árbitros foram justos connosco." Nos jornais do clube da manada/regime: A Bola "Nem sempre foram justos connosco"; Record "Não foram justos connosco". Que é que realmente o André Silva terá dito? Foi o Jogo que adicionou a palavra "os árbitros" ... ou foram os outros dois que a omitiram? É com "subtilezas" destas que se vai beneficiando o clube do PO(L)VO. Já agora, não sei se isto é brincadeira ou não, mas há muita gente a querer ganhar UM MILHÃO DE EUROS e também há muita gente que sabe algo das trafulhices do clube da manada. Vejam e partilhem se assim o entenderem
    https://doportocomamor.blogspot.pt/
    SalazarLisboa e Vouchers

    ResponderEliminar