terça-feira, 23 de maio de 2017

Cirurgiões e Alfaiates

Jorge Jesus é um treinador com convicções. Disso ninguém duvida. E se essas certezas lhe trazem a capacidade de rapidamente impor um estilo de jogo e um enquadramento táctico a qualquer equipa, tem também o seu lado adverso, ao raramente conseguir adaptar estas concepções a novas leituras que seriam recomendáveis quer pelos atletas à sua disposição, quer pelas dinâmicas financeiras e desportivas do clube que o contrata.

O fato que desenha para vestir as suas equipas é “one size, fits all” e o sucesso da época depende de quão elástica é a atitude e o talento dos seus jogadores. Há anos em que a coisa corre bem e todos fazem boa figura. Há anos em que a coisa corre sinceramente mal e a equipa anda em campo com mangas a cair dos braços e aos tropeções nas bainhas. No Sporting já experimentámos ambos os cenários, e a questão que todos colocam nos dias de hoje é…o que nos calhará no 3º ano? 

A resposta ninguém sabe e muito do que vai decidir o nosso caminho terá lugar nas próximas semanas. É que se o “fato” não se ajusta ao corpo é o corpo que deve ser trabalhado para exibir a vestimenta o melhor possível. Não é fácil, mas por esta altura já todos entendemos que é mesmo a única solução. A montanha tem mesmo de vir ao encontro de Maomé. E aqui a Montanha chamada Sporting tem um papel muito importante.

Ao contrário da época que agora acaba, há muito sinais que nos dão a certeza que BdC não vai assinar por baixo as "paixões de Jesus”. São caras e muitas vezes datadas, jogadores que ficaram no rol mental de tusas do treinador por um ano de brilharetes ou aquele jogo que calhou apanhar JJ a beber a quantidade de álcool certo no lugar do sofá que prefere enquanto olhava para a tv e pensava “cum caraças pá, este gaje é uma ganda bomba!”. Digamos que há scoutings melhores que olhar para atletas em queda descendente no mercado de valores futebolísticos, dos quais só o nome ganho em tempos idos resta como cartão de visita.

Este ano a história terá de ser diferente e o nosso treinador tem de deixar os tiques de gaja que vai pegar num playboy decadente e fazer dele um homem de família. BdC idealmente traçará um caminho mais estreito e em vez de soltar a casamenteira alma de JJ por esse mundo fora, apresentará os pretendentes que acha indicados, “obrigando” a "moçoila rebelde" a descer à terra dos clubes sem Mendes e sem 234 empréstimos obrigacionistas. 

O que não significa que se irá perder a hipótese de contratar bons jogadores e alguns deles possivelmente até mais caros que na última época. Mas já lá vamos, o que interessa é mesmo que JJ aceite este quadro decisório e aceite com isso a modernidade (de que tanto apregoa ser arauto no Sporting) de suportar a decisão de escolha de alvos no departamento de scouting do Sporting, que idealmente existiria. 

Dinheiro. Também muito se vai jogar nessa palavra que tanto muda no futebol e nas ambições desportivas de clubes que querem ganhar títulos. Num ano em que não será um escândalo ficar fora do quadro de grupos da Champions (é olhar aos clubes cabeças de série…) pode até acontecer o Sporting dispor de uma verba recorde para investir. Boa notícia? Nem tanto, pois isso significará que o clube vendeu alguns dos seus melhores atletas ou que por algum passo mágico, nos livrámos de dezenas de maus castings, de entulho acumulado ao longo de várias épocas. 

Racionalmente sabemos que o mercado não pagará mais do que peaners pelos excedentários (e será muito suadinho encontrar quem nos tome conta deles partilhando o salário) e sabemos também que alguns jogadores como Adrien, William ou Patrício atingiram o zénite da sua valorização interna. Podendo não haver Champions para dar montra, o price tag destes três, não subirá por aí além e a SAD Leonina pode antecipar uma boa venda, sabendo que manter os jogadores reféns do seu estatuto no clube também não é a melhor forma de fazer crescer uma equipa.

É certo que o mercado também vai atacar outro tipo de jogadores, talvez até com maior apetite. Gelson Martins e Dost andam nas bocas dos directores desportivos de muitos clubes e pode ser até que um deles convença o seu board a cometer uma loucura. Não será surpresa para ninguém que Gelson seja visto e valorizado com um dos valores emergentes mais prontos a rebentar num grande emblema europeu ou que Dost seja a garantia de golos que muitos clubes carregados de libras ou euros precisam para convencer as suas massas associativas. 

De uma forma ou de outra é bastante provável que o Sporting acabe por ter alguma verba para investir e é sobre esse pote de moedas de ouro que o tal corpo para vestir o fato decidirá a nossa época. Mais do que nomes ou glórias passadas, o plantel precisa de jogadores com talento e motivação para ganhar. Isso paga-se. Paga-se muito mais do que tentar trabalhar valores como Geraldes, Palhinha, Dala ou Podence, mas na visão de JJ essa é tentar fazer da 3ª linha a linha principal de soluções e sabemos o que está disposto a fazer para o provar.

Palavra a BdC, ao “reforço” do departamento de scouting que está inscrito no seu programa de 2º mandato e a uma sagacidade de acção no mercado que ainda não vimos sob a égide desta direcção. Os actos cirúrgicos têm deixado o paciente em penosas convalescenças, obrigando a intervenções correctivas em Janeiro. Espero que o cirurgião tenha mais acerto este Verão.


Saudações Leoninas

6 comentários:

  1. Parabéns pela nova casa.
    Finalmente vais poder ter aqui malta a dizer: "eu ainda sou do tempo do Leão de Plástico"!

    Quanto ao post, claro e conciso como habitualmente.
    Somos demasiadas vezes clientes dos cirurgiões e pacientes dos alfaiates e estamos fartos...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Porra, chegaste a assustar e já pensava em como lidar com a ausência.

    Gosto disto assim mas vou ter saudades do plástico.

    Sobre o post, que BdC te Leia e que se torne no Barroso.
    Que Jesus deixe de ter medo e que acradite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mundo avança, este blogue tb. Quanto ao BdC e JJ...vamos ter fé.

      Eliminar
  3. Muito bom o post. Sinceramente JJ é um treinador inadequado para o que devia ser o projecto a médio prazo do SCP. A sua alergia a trabalhar com a formação e as suas fixações em jogadores cujo valor é zero não nos levarão a lado nenhum. Para JJ Geraldes. Iuri ou Gauld teriam que nascer dez vezes como se sabe. JJ só com a rédea muito curta. Duvido.

    ResponderEliminar
  4. Veremos as cenas dos próximos capítulos

    ResponderEliminar