sexta-feira, 19 de maio de 2017

Casa onde não há pão (troféus)

BdC e direcção (a restante) estão sob ataque cerrado. Ponto. A cartilha sentiu o cheiro a sangue e motivada por uma profunda desilusão dos adeptos leoninos (uma série de resultados negativos em várias modalidades não são fáceis de gerir e havia…muitas expectativas) colocou em marcha uma ofensiva total. Não consigo olhar uma capa de jornal, escutar rádio ou ligar uma tv…sem que exista um qualquer novo ângulo a explorar um dos vários focos de incêndio que lavra por Alvalade.

Como é óbvio, é nestas alturas que se separam as águas, que se distinguem os carácteres, que se mostra o compromisso com o clube e os sócios. Os que se preocupam, acima de tudo, com a imagem perante uma opinião pública “lavada” pelas cartilhas, vão ceder. Vão quebrar. Vão escolher “limpar” a face à custa de uma deslealdade com o projecto do qual sempre nos quiseram fazer acreditar que faziam parte.

Se pensam que estou apenas a falar de dirigentes, desenganem-se. Muitos adeptos, primeiro desiludidos com as promessas falhadas e depois emprenhados pelos ouvidos dos eternamente descrentes, decidiram que era hora de retirarem o seu apoio a BdC. Vestiram o fato da indignação e as luvas de Pilatos…e cai vai disto. Li nas últimas semanas vários depoimentos de várias pessoas (da qual não ponho em causa o sportinguismo) que sem repararem assumiram que deixaram de apoiar BdC porque já não têm com ele aquele feeling de que estão perante um vencedor.

Os fantasmas de Alvalade, das assombrações de mau dirigismo e pesadelos de má gestão voltaram em barda, acordaram muita gente do sono e ainda a destilar suores frios, correram aos facebooks a levantar a bandeira da sua distância para com a actual gestão do clube. Nem por um momento se atreveram a questionar como chegámos todos a esta situação. É claro que têm sido cometidos erros e pior que isso, não tem sido feita uma gestão da crise que resultou da incompreensão que se errou. 

Erro nº1
Bons treinadores, boas condições de trabalho e bons atletas não significam necessariamente vitórias (exemplos não faltam). E não vencer nem sempre significa que se fez algo de errado. No desporto há demasiados factores aleatórios. Se o projecto é bom, se os profissionais são bons, é manter o rumo e sobretudo a confiança e auto-estima elevadas. O sucesso nem sempre é imediato, os projectos antes de consolidados precisam de…consolidação.

Erro nº2
Deixar a pele em campo, não advém da exigência de terceiros, imposição de modelos de disciplina ou as chamadas “piçadas” depois de maus resultados. Hoje em dia, os atletas profissionais relacionam-se pouco com o emblema e reagem mal a imposições…é preferível criar uma forte vertente de trabalho psicológico e motivacional e várias oportunidades para conviverem com os adeptos (a proximidade e familiaridade normalmente ajuda a criar empatia). Um jogador crente no seu talento e confiante no espaço natural para errar, valerá muito mais do que um atleta em permanente stress competitivo.

Erro nº 3
Tornar pública a insatisfação perante maus resultados. Entendo que é necessário a clube como o Sporting (demasiado habituado a perder) ganhar uma auto-estima colectiva e um sentido de exigência condizente com as condições que o clube oferece às suas equipas. Mas não é com declarações, tomadas de posição mais ou menos mediáticas, que isso é conseguido. Há um processo, um trabalho de raiz que deve ser feito antes de se pensar que os comportamentos e atitude da liderança deve ser geminada nos adeptos. É quase o mesmo que tentar exigir atitudes de dominância a quem cresceu na sombra de outros vencedores. Leva tempo e sobretudo…conquistas. Ocorre-me a frase “lead the way…they will eventually follow you”.

Erro nº4
Escolher companheiros de luta, que não são propriamente bons para lutar. A composição de uma direcção não é uma tarefa fácil e no Sporting de BdC muitas vezes parece existir demasiada pacificação com o papel de “faz-tudo” do Presidente. Rever este estatuto era bastante ajuizado, pois muitas das vezes e nas alturas onde era importante exibir que o líder não está por “conta e risco”, há apenas um vazio…que BdC tenta ocupar…sozinho. Não pode. 

Erro nº5
A elevadíssima exposição do responsável máximo nos media, gera cansaço. Nas fases de maior brilhantismo é excelente para afirmar créditos, para recolher louros, eleva o estatuto, carisma e preponderância no meio desportivo. Nas piores fases gera exactamente o contrário - descrédito, impaciência, ingratidão. É muito nobre a atitude de dar a cara e tentar “salvar a honra do convento”, mas quantas vezes deverá um líder ter de se afirmar com estes actos de coragem? A menos é mau, a mais…é péssimo.

Erro nº6
Antes de avançar para a guerra, contam-se se as armas primeiro. Acabarem-se as munições a meio da coisa é…trágico. BdC enfrenta de peito feito os nossos inimigos e o que imagina estar a entravar o nosso sucesso. Mas não pode fazê-lo à “Rambo”. O futebol português não é Hollywood e os combates são tudo menos leais. Antes de mais é o presidente dos Sportinguistas e deve preocupar-se também em estar alinhado com as lutas (e forma de lutar) que estes acreditam justas e no caso disso não ser uma realidade é contraproducente culpar-nos de sermos um mau exército. Ele também é parte do mesmo.

São sobretudo estes os problemas que acredito estarem na base das “broncas” mais recentes do Sporting. São felizmente reparáveis e urge o encontro dessa margem e vontade. A força de rivais que não perdoam a independência e rejeição a um papel secundário deste Sporting, o poder dos media e a desconfiança dos adeptos leoninos perante maus resultados não vão ajudar (nunca), mas acho que se todos nos concentrarmos no que o clube precisa e não nas agendas e egos pessoais, é completamente possível recuperar toda a forte ligação que existe entre esta presidência e a massa associativa, bem expressa nas urnas há poucos meses. 

Ambas as partes têm de dar passos importantes: a Direcção deve assumir erros próprios, os adeptos devem rejeitar alarmismos e motins virtuais. Algures no meio, está a virtude de servir o clube, o clube real e não um emblema imaginário. O nosso Sporting Clube de Portugal tem problemas, mas também tem uma força inacreditável - os seus adeptos. Sem a energia, união e convicção de todos nós o clube definhará. Todos somos responsáveis pela criação desse ambiente. Todos!


Saudações Leoninas.

26 comentários:

  1. Muito bom. É uma analise muito completa e bastante rigorosa.
    Pena os nossos adeptos gostarem tanto de ir do 8 ao 80 por tudo e por nada.
    Sempre achei que isso é que criava mais problemas do que tudo o resto.

    Mas esta insatisfacão é igualmente sinal que os adeptos andam a ser mais exigentes. Isso é a unica coisa boa no meio disto tudo.

    ResponderEliminar
  2. Excelente texto, Concordo na íntegra

    ResponderEliminar
  3. Caro Javardeiro,

    Excelente análise e concordo com tudo.

    No início da semana escrevi num dos post que o que faltava ao Sporting era "Ganhar". Mas rapidamente mudo a palavra para "SILÊNCIO". Porque neste momento tudo o que mexe no Sporting é sinónimo de sangue, e piranhas infelizmente são o que não faltam.....

    SL

    ResponderEliminar
  4. "Je suis Javardeiro"

    Irrepreensível. Vírgulas e pontos finais incluídos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com quase tudo, mas claramente discordo com "Direcção deve assumir erros próprios". Não tem nada que assumir coisa alguma. Não se constrói equipas nem tão pouco projectos ganhadores sem erros, falhas e tentativas falhadas. Não há estrutura que resista se vai passar o tempo a pedir desculpa por isto ou aquilo. O que o SCP precisa é que acreditem e deixem-se de pedidos de desculpa e esclarecimento. O mesmo digo a respeito dos jogadores, chega de insultarem os jogadores e culpa-los de maus resultados. Não há motivação que resista , quando jogadores têm que publicamente pedir desculpa por falharam ou porque alguém acha que não correram o suficiente, isso é o treinador que deve tratar. quantas vezes falaram de jogadores que depois acabaram por se revelar. Quantos não chamaram de "tosto" ao Bas dost e que jamais faria esquecer o Slimani (então os comentadores)... e hoje é o que é. Nos nossos empregos quantas vezes as coisas não correm como desejamos? e pedimos desculpa publicamente? Isso de que serviria? O SCP tem que se manter unido e de vez fazer calar a comunicação social que nos move uma guerra sem precedentes à anos e que os nossos adeptos vão sempre levados. Tenho pena, que já tenham conseguido calar do nosso Presidente... acabaram mais uma vez por nos vencer... por nossa culpa que permitimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando digo "assumir erros próprios", não o pensei publicamente. Aliás isso seria completamente desnecessário. Assumi-los internamente e mudar internamente. Só.

      Eliminar
  7. Sim, a ofensiva é total, em boa medida porque em certas alturas se andou a gastar munições a torto e a direito, por vezes com os alvos errados. Mas repare-se que quando se anuncia o fim da metralhadora "Facebook", o nível de provocação especulativa volta a subir (segundo as capas de hoje)... É que a arte de lidar com a provocação é aquele bocadinho assim que nos falta...

    Por isso, e estando de acordo com esta perspectiva distanciada e lúcida do Javardeiro, apetecia-me dizer mais, mas faço uso da principal arma nestes momentos: o SILÊNCIO. Respiremos. Fundo. Muitas vezes.

    ResponderEliminar
  8. Os nossos inimigos preparam o tal "emperrãozinho" para atirar o Sporting para os patamares de a 5 anos em que estávamos falidos e a lutar para garantir o acesso a Liga Europa!
    O inimigo principal dos lampiões não é o Sporting.É sim Bruno de Carvalho que reergueu o clube e devolveu a orgulho aos sportinguistas e ambição a um clube amorfo e conformado com a sua sorte, É quem tem batido o pé a hegemonia lampiã.
    O pior é que o inimigo(e não adversário porque não o é) está a conseguir o que pretende, destruir o nosso clube com a nossa ajuda...
    O próximo passo é dar voz ao parasita do João Benedito.
    JH

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chamar inimigo a um rival não é próprio de adepto, é próprio de fanático.
      O BC não ergueu nada. O BC apenas deu oportunidade ao Benfica para ganhar o tetra e outros títulos, não apenas no futebol mas também nas modalidades. Basta contá-los.
      Os únicos que ganharam até agora são aqueles em que não têm o Benfica como rival.

      O Benfica quando ganha está a destruir o Sporting? Não é o Sporting que quando perde se está a auto destruir? É um problema do Sporting, não do Benfica.

      Eliminar
  9. Não sei se o vosso Presidente merece tanta consideração, mas muito bom, o texto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que merece. É um grande Sportinguista, logo merece sempre.

      Eliminar
  10. Não digam mal do homem, divulguem é o NIB que disso é que ele precisa!

    ResponderEliminar
  11. Bom trabalho Caro Javardeiro. O projeto Bruno Carvalho para mim ainda não acabou, mas há uma pedra que ele têm de tirar do sapato: Jorge Jesus.

    S. L.

    ResponderEliminar
  12. Em casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão. É isto. Ponto. Digo isto há anos em quase todas as discussões sobre futebol. Há ano e meio, no pico máximo dos últimos anos, ganhávamos 3-0 na luz e víamos o esplendor pela frente. Os adeptos do slb criaram o famoso minuto 72 ao celebrarem sabe-se lá o quê dado o tamanho do banho de bola que estavam a levar. A verdade é que a partir daí nunca mais perderam e a época acabou como sabemos. Não é um elogio para eles em relação a nós; ninguém nos dá lições de apoio e compromisso com a equipa e o clube. Serve simplesmente de exemplo de coisas que só podem acontecer em clubes onde se vem ganhando muito regularmente. Viessem de uns quantos anos de seca e a perder 0-3 seriam só assobios e lenços brancos. O conforto das vitórias dá muita vantagem. Já do outro lado, é tudo muito mais difícil e é tremendamente complicado quebrar ciclos negativos. Tremendamente.
    Mantendo ainda a comparação com o rival, LFV nos primeiros 10 anos de mandato ganhou 2 campeonatos. 2 em 10 anos. Tenhamos memória e consciência das dificuldades que enfrentamos. E lutemos por Vencer, Sempre! Temos que transformar o desespero em garra e motivação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LFV ganhou apenas 2 campeonatos e 10 anos mas não podemos comparar o estado em que se encontrava o Benfica com o estado em que se encontra o Sporting. Não há comparação!
      E, please, não comparem LFV com o BC, porque irão ter um grande desgosto.

      Eliminar
    2. Meaning??? Que o slb estava muito pior? Assim é batota. A comparação não é entre o que o slb estava e o "em que se **encontra** o Sporting". É **encontrava (antes desta Direção chegar) que devias ver. De facto, encontra-se muito melhor do que se encontrava. Toda a razão, Não Há comparação!

      Eliminar
  13. É verdade que LFV ganhou 2 campeonatos em 10 anos mas nunca disse bardamerda ou alterou a data da gala do clube(de resto criada pelo próprio)!
    LFV é um "senhor" apesar de insultar o nosso presidente em Alvalade, coagir jornalistas na sala de imprensa e árbitros nos túneis, contratar cartilhas de ódio e dever milhões ao BES e ser arguido no caso BPN, tudo muito apreciado e defendido para os lados de Carnide.
    Que azar o nosso em termos Bruno de Carvalho ao em vez de LFV...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É azar terem BC, de facto, porque é um perdedor! Nato!!! LFV que já era rico, era conhecido nos bancos por ter grande crédito e excelente imagem, quando veio para o Benfica. Muito parecido com BC.
      E não percebo como é que aquilo que apontam, mentiras e propaganda, a LFV pode contribuir para ganhar campeonatos!

      Eliminar
    2. HAHAHA, vai para blogues do teu clube Faz Favor!

      Eliminar
  14. Mas neste texto o amigo Javardeiro apontou todos os erros que BC tem feito e que possivelmente pela sua maneira de ser, continuará a fazer como em qualquer empresa o seu responsável mor tem que se munir de pessoas competentes e de confiança porque é aí que está a diferença no sucesso.

    ResponderEliminar
  15. Caros Angelo Pereira e Javardeiro,
    Totalmente de acordo!
    Saudações Leoninas!

    ResponderEliminar
  16. Infelizmente, vivemos sob o poder do EL, basta ver todos os dias os pasquins, as tvs do regime. Os sportinguistas são, em geral, os mais ingénuos adeptos de todos os clubes. Para grande parte deles tudo o que a cs escreve/diz sobre o Sporting e BdC (que a lampionagem, vai fazer tudo para, o pôr fora do Sporting, o temido é ele, o ódio é a JJ) é "verdade". Não há sentido critico às "noticias" diárias catastróficas sobre o Sporting. Os lampiões e croquetes (os objectivos são os mesmos, o Sporting a lutar pelo 7º lugar e modalidades só Futsal e de preferência, apenas camadas jovens...) cada vez têm mais espaço nos blogues sportinguistas, e alguns bloggers "sportinguistas" até se regozijam com o aumento das suas audiências...Tenho no próximo mês um casamento de um primo direito e já me foi dado o nib para dar a prenda, pensava que era só o meu primo (como foi o de outros familiares) mas afinal também há o BdC. No pasquim não sabem que isto é prática corrente...O presidente do SCP seja ele quem for, não tem o direito de criticar modalidades em que foram investidas grandes somas (e que todos dizem que temos os melhores plantéis) e que no fim pouco ou nada ganham? BdC tem cometido alguns erros (comunicacionais), assim como trouxe o Sporting ao TOPO, onde está custe a quem custar. Os VERDADEIROS sportinguistas, são aqueles que não pactuam com boatos e rumores, que na verdade têm por fim prejudicar O SCP. Têm que fazer contra-vapor e defenderem o Sporting Clube de Portugal, de quem o quer prejudicar, e acabar (NUNCA conseguirão) com o Sporting. O ataque constante a BdC, por isto ou por aquilo prova, quem é o alvo a abater, quem temem, é quem projectou novamente o Sporting à sua verdadeira dimensão. Querem um banana, um croquete a presidir ao Sporting, mas isso jamais será possível! É lidar.
    PS- BdC tem erros como todos, nem sempre concordo com as suas opiniões, mas esta é uma altura (de mentiras, rumores e ataques pessoais) que me fazem estar aos seu lado (pela obra relevante já feita), num apoio anónimo. Cumps.

    ResponderEliminar
  17. Só acrescentaria que é necessário uma rápida comunicaçã, natural e sem indignações sobre a especulação e falsas notícias que aparecem constantemente. Quando digo natural e sem indignações,quero dizer de forma pacífica de quem já espera a atitude baixa de cartilhas e uma falta de ética nestes media comerciais. Temos que saber ser superiores a este tipo de actuação e saber mostrar que sabemos o que vem do outro lado mostrando que é mais um tiro falhado deste tipo de comunicação. Elevação meus caros

    ResponderEliminar
  18. In record: "Gleson Martins está ligado ao Sporting até 2022 por contrato protegido por uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O valor de mercato atual do internacional português de 22 anos é de 15 milhões de euros."
    Quer se dizer qualquer marreco das lamparinas custa 15 e os jornaleiros de record querem o mesmo valor para gelson? Se isto não é campanha desconheço o que será

    ResponderEliminar