sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Orgulhosamente nossos

O golo de Mané e a exibição de Paulo Oliveira, no jogo de ontem frente à Holanda fez-me pensar "porra! temos bons jogadores". Já não é a primeira e quanto mais esta época avança tenho a certeza que não irá ser a última. Vamos lá olhar ao plantel do Sporting A e B para ilustrar este "porra".

Patrício, Cedric, William, João Mário, Adrien e Nani - 6 jogadores que têm todas as condições para se afirmarem titulares de Portugal.
Slimani, Montero, Carrillo, Tanaka, Heldon - 5 jogadores com experiência internacional e regularmente chamados às Selecções
Paulo Oliveira, Rabia, Sarr, Jonathan Silva, Slavtchev, Rosell e Mané - 7 jogadores muito jovens com muito currículo nos Sub21
Boeck, Capel, Miguel Lopes - 3 jogadores muito experientes e com identificação superior ao clube 
Esgaio, Iuri Medeiros, Tobias Figueiredo, Gauld, Chaby, Fokobo, Wallyson, Dramé, Mica Pinto, Stojkovic e Sacko - 11 jogadores com muito futuro e grande carreira ao nivel das selecções jovens.
Gelson Martins, Postiga, Ponde, Ié, Matheus, Domingos Duarte e Palhinha - 7 grandes promessas que há que estar atento.

Assim de repente (e posso me estar a esquecer de alguém) vejo um óptimo futuro à nossa frente e matéria suficiente para fazer muito boas equipas nos próximos 7 a 8 anos. Alguns deles não se confirmarão como soluções para a primeira equipa, mas nesse caso há que rentabilizá-los ao máximo noutros clubes, o dinheiro ou as vantagens negociais que podem gerar também fazem parte do sucesso da equipa principal.

O golo de Mané é só mais um pequeno sinal que o orgulho dos sportinguistas na sua capacidade de "fazer" craques, não é uma tontice emocional. É uma satisfação por termos mais e melhores armas que os adversários. Um jovem é sempre um sinal de esperança, um sinal de vitalidade, um sinal de futuro. Mané e muitos outros são muitas vezes o que salvou o Sporting da falência de confiança e esperança no seu futuro. De facto quem tem várias promessas como Mané, não tem razão para ser pessimista. Tem sim, o dever e a responsabilidade de mostrar ao mundo que é um clube inteligente e dá muito valor ao atleta português, não porque nasceu em Portugal, mas porque é melhor que os outros.

A bimbice de não nos orgulharmos do que fazemos ou do que somos também é um sintoma de má gestão desportiva. Começando nos jornalistas e acabando nos adeptos, tantas vezes eles os primeiros a delirar com os Markovics enquanto os Silvas definham…com os Shikabalas em vez dos Mários. 


SL

5 comentários:

  1. Realmente, e atendendo "a publicidade" feita em torno dos jogadores das "outras" equipas...se" estes" que são nossos...fossem "dos outros"...eram capas de jornais todos os dias...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. um publico que ja chegou a assobiar Nani, carrillo, entre outros e aplaudir shikabalas e micaeis desta vida nao se compreende..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que eu saiba o Micael já foi bem assobiado e os Skikabala nem teve tempo para ser assobiado.

      Nani e o Carrillo tem sido muito aplaudidos ultimamente.

      Outros há como os Bernardos, Silva, André Gomes, Ivans Cavaleiros que nem têm tempo para serem aplaudidos ou assobiados, pois foram logo "cedidos" por "alegadamente" não terem qualidade.

      SL

      Eliminar
  3. Off topic
    Gostaria de partilhar o meu blog, recém criado, a todos os tasqueiros e aos seguidores deste blog. Não é um blog sportinguistas, até porque me identifico muito com este, mas sim sobre aspetos técnico-táticos do futebol. Vou tentar dar uma abordagem mais científica e tentar esclarecer alguns conceitos. Estou cansado de ouvir tanto comentador a usar palavras bonitas sem fazer puto ideia do que está a falar.

    Seria fixe a vossa visita: http://lastrategieblog.wordpress.com/

    Cumprimentos

    ResponderEliminar