segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Poder e Dever

Ontem foi publicado na página de Facebook do Leão de Plástico um post sobre o direito de Cristiano Ronaldo rejeitar responder às perguntas da CMTV. As respostas a essa publicação foram várias mas todas no sentido de "defender" o direito do jogador em ter feito o que fez. Ora, não sendo o facebook um bom espaço para grandes reflexões, vou tentar aqui "defender a minha dama" no sentido de todos poderem entender melhor o sentido do post.

1/ As Seleções são espaços onde o mais importante é representar o país. Se quiserem é o espaço em que uma nação se une em torno de uma equipa composta por jogadores profissionais que por serem "os melhores" são "seleccionados". 

2/ Ronaldo, já o escrevi aqui e no Facebook, não é só o melhor jogador do mundo na actualidade, pode vir a ser o melhor jogador de sempre da história do futebol (só o futuro dirá se passará as lendas de Di Stefano, Pelé ou Maradona). Em termos de valor estamos conversados.

3/ O actual capitão da Selecção é por norma um profissional exemplar, com um comportamento dentro e fora de campo a todos os níveis inspirador para os mais jovens, que vêem nele um bom exemplo, quando tantas vezes o talento não está associado a bons "role models"

4/ Por ser o melhor jogador do mundo, por fazer coisas mirabolantes nos maiores estádios e competições mundiais, CR7 goza de um mediatismo estratosférico, qualquer segundo acção ou local onde ele esteja é por si só um ponto de interesse.

5/ Todos os dias saem na imprensa mundial centenas de noticias com o nome Ronaldo, umas mais verdadeiras que outras. Umas mais bem intencionadas que outras.

6/ A CMTV, o CM e a Cofina que os tutela. têm tido um comportamento execrável quanto ao rigor jornalístico. As notícias inventadas são constantes e os prejudicados sistematicamente os mesmos. São pouco isentos e têm sabido escolher o manto vermelho como abrigo seguro, com uma piscadela de olho mais a Norte quando convém. Desportivamente, o Sporting tem sido sistematicamente atingido por uma má índole constante, uma falta de vergonha absoluta e o grupo tarda em entender a "guerra aberta" que atingiu o seu auge com a anterior direcção de Manha no Record. O vasculhar da vida de Ronaldo, mais pela vertente cor-de-rosa também tem sido constante, com particular incidência nas relações afectivas e familiares do jogador. 

Ora tendo os pontos acima validados, vamos então ao que separa opiniões:

Podia ou devia CR7 ter recusado responder à CMTV?

Na minha opinião, que devem respeitar, ele PODIA, mas não DEVIA tê-lo feito. Como escrevi no post, todos (mas muito particularmente os sportinguistas) nos sentimos "vingados" pelo tratamento dado pelo jogador à jornalista que naquele momento representava a CMTV. E só há duas razões que me movem a dizer isto:

- Se a FPF convoca uma conferência de imprensa e a CMTV está presente é porque provavelmente recebeu convite para tal. Se CR fazia intenções de não responder a esse órgão (e isso sim era seu direito) devia previamente ter avisado o responsável pela comunicação da FPF dessa vontade. Esse responsável teria então de fazer uma de duas coisas: ou retirava as credenciais (já emitidas provavelmente) comunicando que a presença da CMTV tinha sido suspensa até deliberação futura da FPF ou avisava a CMTV que a pedido do capitão da selecção, não poderia colocar questões. Isto DEVIA ter acontecido assim. Por mais vontade que tenha eu ou qualquer sportinguista que o canal em questão seja humilhado em directo, a questão não é essa, a questão é se a imagem da FPF ou a autoridade da mesma saiu ilesa desta conferência de imprensa.

- Estou estou-me (como quem costuma vir aqui ou ao facebook do LdP sabe muito bem) literalmente a borrifar para o presidente e restante direcção desta FPF, para todos os efeitos DEVIAM ter ido todos fazer companhia ao Paulo Bento pela incompetência mostrada tanto ao nível das Selecções como no campo de todas as competições, organização financeira, regulamentação desportiva e arbitragem. Mas há um pequeno azar aqui, sou português e gosto de ver a selecção do meu país forte e (sempre) regida por regras e não por sentidos de vingança pessoais, sejam eles quais forem.

- Bater palmas ao que CR fez na conferência de imprensa é humano, eu também o fiz acreditem, mas passada a hora da "justiça pelas próprias mãos" há mais para ver e pensar do que isso. Há a questão de uma regra lixada, muito discutida, mas que até ver deve ser sagrada - o direito à opinião e à liberdade de expressão.

- Eu sei que, todos, vão ter a tentação de alegar que o CM e a CMTV não têm sabido usar esse direito com responsabilidade. Têm abusado e feito gato sapato da verdade e da isenção, têm se servido do espaço media para veicular interesses e manobras que nada têm de inocentes ou honestas. Alegam bem, mas das duas uma, ou "caçamos" o efeito jornalístico do Grupo Cofina e por exemplo deixamos de comprar os seus jornais, ver as suas TVs e não visitar os seus sites ou "retiramos" o direito de publicarem à base de acções em tribunal junto dos jornalistas como profissionais ou junto das empresas como distribuidoras do conteúdo.

- É uma questão complexa que no passado já gerou o principio de muitas coisas nocivas à humanidade, mas a melhor solução conhecida até agora tem sido mesmo a tolerância, ou seja, para que uns façam um bom trabalho há que confiar que o tempo e os consumidores saberão desacreditar os que não o fazem. Entre os muitos dos que exultaram com a "nega" de CR, estão alguns que vêem a CMTV regularmente, falam das noticias que inventam diariamente como se fossem verdades e até chegam a comprar o Record. Só isso faz-me pensar na coerência do ser humano, que leva a "esquecer" os direitos fundamentais da nossa Constituição como país livre e democrático para castigar os naughty boys da Cofina, mas que a financia diariamente com "page views, limes, euros e outros medidores sociais".

- Eu acreditarei sempre nas regras, porque sei e todos sabemos, que hoje sentimos prazer ao ver CR a pôr a Cofina onde merece, mas amanhã pode ser outro jogador que usando o espaço da Selecção, recusa a responder a um órgão de comunicação por motivos menos "justos". Todos sabemos como é impossível de gerir liberdades pontuais ou excepções. Não acho que a FPF deve castigar ou sequer repreender CR. Mas DEVE criar regras para que não POSSA acontecer no futuro. Secalhar até devia ter, em primeira instância, recusado a entrada à CMTV, pela gravidade da notícia transmitida sobre a suposta atitude de CR em relação aos regressos de Dany, Tiago e Carvalho. Mas secalhar também não sabemos quem passou ou ajudou a passar essa notícia. Secalhar foi a mesma pessoa que devia ter entendido que CR não tinha condições de responder à CMTV. Secalhar é a mesma pessoa que faz passar toda e qualquer notícia sobre jogadores do Sporting dentro das selecções. Secalhar é a mesma pessoa que tanto expõe William Carvalho à imprensa com os resultados conhecidos. Secalhar...

- Em resumo, não precisam de defender CR das minhas opiniões, pois em nada coloquei o jogador no foco. A minha luta sempre foi com os "podres" do futebol e não com um jogador que tem dado tanto a esta modalidade. Tenho milhões de palavras escritas sobre isto no blog e não DEVIA precisar de lições de sportinguismo ou anti-cofinismo. POSSO levá-las, mas não DEVIA.


SL

6 comentários:

  1. Discordo absolutamente. A CMTV, é verdade que faz o mesmo com outros assuntos da vida pessoal do CR7. No entanto, neste caso em específico, resolveram escrever que ele foi o responsável pelo afastamento do Paulo Bento. Ou seja, assunto acerca da selecção que muito o deve ter afectado e que eu saiba aquela conferência de impresa era da Selecção. O Correio da manhã é uma vergonha de jornal. Acho muito bem o que ele fez. São as consequências do meu trabalho do jornal. Mas quem são eles? Só fazem merda e já desisti de acreditar que algum dia vão aprender.

    ResponderEliminar
  2. Discorda absolutamente então do quê Di? É que o que escreve está lá no post. A sua opinião está também no texto.

    ResponderEliminar
  3. Eu compreendo o que o Javardeiro diz, mas não posso deixar de compreender também a tomada de posição do Ronaldo...
    É verdade que o CMTV está credenciada e convidado pela FPF, mas ao "estar", assume responsabilidades que não tem sabido respeitar...são maus proficcionais da CS...
    Há um velho ditado português que diz que..: "quem não se sente. não é filho de boa gente"... e este é que deve ser aqui aplicado e não o outro que diz...: "quanto mais me bates...mais gosto de ti..."

    O Correio da Manhã com ou sem TV anda há muito tempo à procura de lã...desta vez...sairam tosquiados...:

    "O que é isso...? - Não conheço...! - Ahh...ok...não respondo..."

    O Ronaldo por mim, está absolutamente desculpado...!!

    Esta gente..."precisa" de ser posta na linha...!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Eu aplaudi e aplaudo a acção! É um statement publico! Hoje toda a gente sabe, pela acção do Capitão da Selecção aquela marca de acendalhas cara é órgão não grato na selecção enquanto não pararem com as mentiras, calunias e tentativas de desestabilização!! Eu por exemplo, na minha opinião todos os jogadores do Sporting deviam responder exactamente assim ao referido meio de atear fogo!! Eu deixava-os entrar porque como "jornaleiros" têm o direito de lá estar, deixava-os fazer as perguntas como é o "trabalho" deles e depois boa viagem, silencio e siga para bingo...Não pelos bastidores, não ás escondidas, não por via de comunicados ou meios comunicados...na cara! E era para não pegar a cada pergunta feita e levar uma lista de mentiras escritas/ditas pelos ditos ao longo da semana e depois acabar dizendo..."Bem...tendo em conta que os senhores passam o vosso tempo a fantasiar, mentir e desinformar então não vejo porquê responder..."
    Ainda assim mostrávamos mais respeito pelo dito do que o dito mostra por nós....

    ResponderEliminar
  5. caro javardeiro, não podia concordar mais consigo. sabe bem, podia mas não devia ter feito. acresce que as soluções que apresenta são bastante razoáveis, e para mim inovadoras porque nunca tinha pensado nelas. revejo-me a 100% neste post

    (só um pequeno aparte, "se calhar" são duas palavras:))

    joao

    ResponderEliminar