sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Aparições

Passar ao lado de comentar a entrevista de Godinho Lopes à RTP informação era o passo certo para esquecê-la mais depressa. Também era o passo mais directo na direcção de a dar como mais um coisa daquela em que o Sporting tem sido fértil, aquela coisa chamada destratar a verdade. A verdade no Sporting foi tal mal tratada, tão mal defendida, tantas e tantas vezes chamando os sócios e adeptos de estúpidos e ignorantes ao ponto de não saberem distinguir um número de outro ou a diferença entre uma vitória parcial ou um insucesso rotundo.

Caro Engº Godinho Lopes, que se sinta mal em olhar para o que fez no clube e lhe apeteça imaginar a realidade doutra forma...tudo bem...é uma reacção humana e aceitável. Mas quando as palavras que repete todos os dias ao espelho são repetidas em frente a um microfone e espalhadas aos sete ventos, aí a coisa muda de figura e deixa de ser um cenário respeitável. Entramos no campo da desonestidade.
Ontem mais do que defender-se, o ex-presidente do Sporting foi frente às câmaras esborratar os factos, mandar a lama contra a ventoinha na esperança convicta de que se tudo parecer tão mau como eu, isso diminui o meu fracasso.

Quando disse que não ia dizer nada que destabilizasse o clube, GL mentiu. Não se importou minimamente com isso e tivesse ele mais “lixo” para jogar e tê-lo-ia feito com o mesmo à vontade com que revelou conversas pessoais entre pessoas que não o autorizaram para tal, com o mesmo à vontade com que falou no nº de treinadores da equipa B, nº de jogadores contratados e aumento do passivo da gestão de BdC. Para quem não foi à televisão para lavar roupa suja, o Engº esfregou em demasia  demasiadas nódoas alheias e fartou-se de nos aldrabar quanto às consequências da sua herança.

Mesmo com o discurso estudado, e porque GL nunca foi bom nestas coisas, a imagem que ficou foi de um homem com um complexo de culpa (quero pensar que seja isso porque a alternativa é mesmo muito pior) abissal, onde o respeito pelo que os outros possam ter feito muito melhor que ele simplesmente não existe. Godinho é incapaz de aceitar (sim porque ele sabe) que se não tivesse sido impedido, teria sido o pai do Sporting 1906, um clube do campeonato de seniores com zero de história e milhões de adeptos.

Godinho acusa BdC de ter usurpado o que ia fazer de bom no restante do seu mandato. Ou seja, o que nós não vimos seriam os 97% de coisas bem feitas que aí vinham, isto é uma habilidade absurda, um verdadeiro número de circo para gente iletrada em que não há magia nenhuma, não há truque, malabarismo ou piada, é apenas um “acreditem que“. Mas o que Godinho não entende é que há muito que os Sportinguistas deixaram de acreditar em desenhos animados com legendas.

Na verdade não temos tempo a perder com “pedras no sapato” como a necessidade de um ex-presidente lavar as mãos e o melhor que pode acontecer é decidir-se em tribunal de os seus actos de má gestão são abrangidos como crimes. Na verdade também não precisamos dos tribunais, para mim “negócios” como o da renovação de Izmailov e troca de passes com Miguel Lopes não precisam que nenhum juiz me diga que é um crime...eu sei que é. É um crime de desperdício de recursos. É um crime contra a inteligência de quem paga para ser sócio do clube, compra merchandising, compra Gameboxes ou bilhetes de avião para acompanhar a equipa em deslocações a outros países. É um crime contra os valores do clube que procura o engrandecimento de honra e não dos bolsos de “amigos” que um dia vão pagar o favor com outros favorecimentos.

Deixo apenas uma nota final ao nosso ex-presidente. Vá ao estádio homem. Não tenha medo. Ninguém lhe fará algum mal. Se pensa que vai destabilizar alguma coisa com a sua presença está enganado. A destabilização que pode fazer com a sua figura de avozinho queque armado ao gestor de topo é insignificante em relação à herança que deixou no clube e um dia será ultrapassada. Vá ver os jogos tranquilamente sr.engº. Se é tão sportinguista como garante, seja mais um a vibrar no estádio, mostre a sua dignidade e principalmente a sua humildade brindando toda a gente com a sua pessoa, no seu lugar, anónima quanto baste. O senhor é igual a mim, igual a todos. Em Alvalade vamos todos para sermos iguais, o que interessa é o jogo, o espectáculo, a vitória, os jogadores.

Vá a Alvalade sr. Godinho. Sabia que é lá que os Sportinguistas se sentem em casa? Prometo-lhe que metade da vergonha e culpa que sente desaparecem na primeira celebração de um golo.


SL

Sem comentários:

Enviar um comentário