quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O jornalismo desportivo em órbita

“Bernardo Silva já entrou em órbita. Aos 20 anos, é um milagre da natureza, um mago que transforma em ouro tudo aquilo em que toca; é um génio que só precisa de limar arestas para ser um dos mais extraordinários jogadores portugueses de sempre e uma referência mundial para os próximos dez anos.”

Esta foi a apreciação foi feita pelo Record na edição de ontem.

Antes de sermos injustos e começarmos já a imaginar como é que um jornalista consegue produzir isto e o editor chefe aprovar, vamos olhar para o texto e reflectir um pouco no significado das afirmações.

1/ “Bernardo Silva já entrou em órbita.”

Bom...fui a vários sites ligados à cosmologia e astronomia (NASA, NSA, AEE) e posso garantir-vos que não existe nenhum cometa, asteróide, planeta ou astro com esse nome. Estaremos a falar de um satélite, possivelmente um vaivém espacial? Olhando para os nomes, teria de ser um equipamento ou português, ou brasileiro, angolano? Não tenho ideia de nenhum pais de língua portuguesa ter começado um programa aspacial e que eu saiba o José Eduardo dos Santos ainda não acabou de pagar a CAN. Há falta de melhor explicação, fiquemos então com a noção de que o jornalista queria dizer que BS é um objecto por identificar, ou seja um Óvni baptizado assim ou que transporta alguém com esse nome.

2/ “Aos 20 anos, é um milagre da natureza”

Aqui acho que o autor é coerente. De facto um Ovni pode ser inserido categorizado como “milagre” já que pertence a um contexto que ultrapassa os nossos horizontes de realidade. Mas ficamos a saber a idade, concluindo que estamos mesmo a falar de uma pessoa (vamos excluir a hipótese de um extraterrestre se chamar Bernardo Silva). Ao que parece, temos então um humano ao volante de um Óvni. Sem dúvida que saber dirigir um Ovni aos 20 anos é uma proeza que pode ser considerado um “milagre". A maior parte da malta com 20 anos mal sabe limpar o rabo, muitos ainda não pagam impostos e a maioria nunca votou...quanto mais conseguir entrar em órbita com um Ovni.

3/ “um mago que transforma em ouro tudo aquilo em que toca”

Os atributos deste rapaz de 20 anos incluem ao que parece um grave padecimento, confesso que só conheço um caso semelhante e uma vez que pertence à mitologia clássica (Rei Midas) não sei se podemos chamar-lhe de condição crónica (aqui o texto não menciona mais detalhes). Parece-me errado o epíteto de mago, pois pressupõe que existem capacidades paranormais, o que retiraria alguma da credibilidade do texto como uma análise racional, contida e concisa. Vou interpretar esta parte do texto como um pesar pelo infortúnio deste Bernardo de 20 anos que sofre de uma grave doença infecto-contagiosa.

4/ “é um génio que só precisa de limar arestas”

Se o texto já era surpreendente, com esta frase ficou ainda melhor. Presumo que estamos então na presença de um jovem com uma enorme habilidade. Pedreiro, carpinteiro ou escultor, a dúvida subsistirá por agora...mas uma coisa é certa, chegar a um grau de perfeição a limar arestas que possa ser considerado um génio por isso...é um feito talvez ainda mais assinalável que conduzir um Óvni.

5/ “para ser um dos mais extraordinários jogadores portugueses de sempre”

Já não bastava todos os talentos que tinha, parece que o Bernardo também é um grande jogador, não se sabe bem de que jogo (mais uma vez existe falta de exactidão na descrição) mas olhando à intensa exigência de, por exemplo, ser um excelente carpinteiro especialista em limar arestas e ainda aprender a conduzir Óvnis em horário pós-laboral, arrisco dizer que o rapaz passa os fins de semana agarrado ao Poker online ou Playstation. É que pela idade, será seguro descartar o chinquilho, a sueca ou a moeda. Juntando as últimas duas frases o texto parece fazer mais sentido. Portanto o Bernardo é tão rápido e eficiente na sua profissão que isso lhe pode permitir ter tempo para vir a ser um dos maiores jogadores (poker ou playstation) nas horas livres.
Aqui vou especular um pouco, se existe uma habilidade tão rara como a condução de Ovnis, isso leva-me a ficar mais próximo da hipótese playstation, quem sabe um prodígio naqueles jogos de simulação de voo.

6/ “uma referência mundial para os próximos dez anos”

O jornalista finaliza com um vaticínio do qual eu também partilho. Aliás quando esta história de um rapaz de 20 anos, que sofre de uma doença raríssima mas ainda assim um génio na carpintaria está para entrar em órbita aos comandos de um Óvni começar a ser divulgada, não vai haver estação de televisão no mundo que não queira o Bernardo naqueles talkshows....especiais da CNN, capa da Time, etc. A referência mundial é óbvia e pode ser tão marcante que daqui a 10 anos ouvir o nome Bernardo Silva não seja nada de invulgar em qualquer parte do mundo.

Em conclusão, podemos todos agradecer a este jornalista, que nos traz em 1ª mão uma das mais fantásticas notícias que já ouvi. Aliás acho uma lição de humildade o Record não ter feito capa integral, pois esta pode muito bem vir a ser a maior notícia alguma vez publicada pelo Record. Uma obra-prima do furo jornalístico, um feito épico do jornalismo português. Quiçá mesmo merecedor de um Pulitzer e uma referência mundial do mundo editorial.

E eu que achava o Record só mais uma “puta vendida”...


SL

12 comentários:

  1. Record = Cofina = Correio da Manhã = CMTV

    O Ronaldo tinha razão.

    ResponderEliminar
  2. Se ele é assim tão "bom", porque é que o beifica não quis ficar com ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os gajos não quiseram arriscar nele porque o Vieira tem que justificar os milhões gastos nas contratações dos estrangeiros.

      Eliminar
  3. Mas que raio de "istória" mais apalhaçada que conta esse tal de rascord...

    O jornalista certamente não deve gostar assim tanto do Bernardo Silva...é que se gostasse...
    "Não transformaria" o rapaz...num jogo de PSP...!!

    SL

    ResponderEliminar
  4. Brilliant!

    A última frase é a cereja no topo do bolo

    ResponderEliminar
  5. Brilhante, o artigo do Leão de Plástico.

    A CS está uma grande paródia.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Enorme mais uma vez Javardeiro! cofina é lixo tóxico.

    SL

    ResponderEliminar
  7. Lol. Muito bom . O texto do record foi escrito por um jornalista? Anda tudo a fumar ganzas naquela pseudo-redacção? Quem é esse bernardo já agora?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não. Há várias hipóteses para identidade do autor de tal prosa camoniana:
      1. O LFV
      2. O Gabriel-das-conferências-de-imprensa-com-artefactos-roubados
      3. O empresário do Bernardo Silva
      4. O pai do Bernardo Silva
      5. A namorada do Bernardo Silva
      6. O Bernardo Silva
      7. O anónimo das 16:46

      Eliminar
  8. Mesmo assim os galináceos dispensaram e vão continuar a dispensar o "mago".

    ResponderEliminar