segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Aguentem-se!!

O jogo de sábado trouxe uma alegria enorme às hostes leoninas, não tanto pelo jogo conseguido, mas pela atitude destemida de chegar ao relvado de um rival e jogar sem medo de desmentir a história. O Sporting venceu pela atitude ao serviço do talento, venceu pelo respeito à sua identidade. Essa atitude ainda não tínhamos visto...eu não vi...principalmente depois da memoria da viagem a Maribor. A exibição na luz, suficiente para anular os pretty boys do JJ, não chegou sequer aos calcanhares desta eliminatória.

Uma dúvida nasceu então na noite do último Sábado: será este o “novo” Sporting? Ou apenas uma coincidência um pouco mais sólida e corajosa que o normal (que já é bom fique claro). É que caros amigos, a equipa que esteve em campo no dragão fez um pouco mais do que parecia possível.

Muitos dos nossos rivais vão “contar” com que esse aumento seja apenas demérito do caos táctico de Lopetegui ou apenas um acaso de sorte em que tudo corre melhor que o normal. Mas eu não acho. O que eu vi foi uma exibição que só por ofensa se pode chamar “sortuda”, a não ser que se considere “sorte” tudo o que os nossos jogadores fizeram de bem e os andrades fizeram de errado. Não. A sorte não explica o domínio do Sporting em fio de jogo e certeza posicional.

Mas houve ali qualquer coisa mais. Uma alma mais “boss”, uma tranquilidade nada típica de um clube que está há décadas sem um título e habituada a underdog crónico.
Não, alguém mandou o “estatuto” dar uma volta e jogou o jogo pelo jogo.

Será a entrada de Jonathan a materialização de dois corredores igualmente talentosos e velozes? Será a entrada de Paulo Oliveira a calma de quem está à sua frente e ao seu lado? Terá o crescimento de William feito o triangulo do meio-campo passar de nível, com Adrien e João Mário a bi-motorizarem todos os movimentos da equipa? Será Montero o complemento decisivo para Slimani, o match perfeito para baralhar o posicionamento dos adversários (defesa alta para parar Montero? Defesa baixa para estancar Slimani?). Terá Nani atingido o “spot mental” em campo, recuperando os seus super-poderes e contagiado os colegas?

Será apenas que a ambição de Marco Silva encontrou vazão perfeita num plantel muito mais forte do que todos os analistas andaram 4 meses a vaticinar?


Será “este” Sporting (do dragão) possível de repetir-se? Poderemos já vê-lo em acção amanhã na Alemanha? É que se a resposta for sim, ah caros leões, estamos aqui na eminência de qualquer coisa de extraordinário, qualquer coisa que há muito ansiamos...uma equipa que pode encaixar-se lá no alto, bem no alto, junto de memorias como a operária equipa de Duscher, André Cruz, Vidigal ou Acosta ou a esmagadora máquina de golos chamada Jardel, J.Pinto e P.Barbosa.

Cedo demais?
Aguentem-se. Aqui há um leão que sempre se recusou a parar de sonhar e acreditar.


SL

2 comentários:

  1. Ah! Ganda Javas! a intuição será sempre, sempre, mais certeira que a intelecção...

    ResponderEliminar
  2. Bom post. E, bem já houve um avanço nos teus excelentes posts, ou seja já tratas os andrades por andrades em vez de horácios. Custou, mas valeu a pena. SL

    ResponderEliminar