quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Sucessos a prazo

Patrício está no topo. Dificilmente um jogador da Academia atinge um grau tão elevado como o dele. É titular indiscutível (aqui a expressão faz sentido) da Selecção, tem um valor de mercado elevado (algures entre os 14 e os 20 milhões), responde e corresponde sempre dentro do campo ao que os adeptos esperam dele.

Logo a seguir, Adrien e André Martins, dois médios que passaram perto de abandonar o clube, mas que hoje são o espelho do bom aproveitamento, da boa gestão de recursos.

Cedric e Wilson Eduardo já não são propriamente rookies, mas enfrentam hoje a sua primeira experiência titular num clube grande. Para já garantem os lugares, mas com bastante competição no plantel. Cedric tem uma nova "sombra" chamada Piris...Wilson vai mais uma vez disputar o lugar com Capel. Não vai ser fácil, mas uma coisa é certa - vão ter de amadurecer bem rápido se não querem deixar passar o "comboio".

William Carvalho e Eric Dier são outro tipo de jogadores. Estes estão destinados a outros voos. O médio tem sido a grande surpresa da Liga e o central, agora que resolvidos alguns problemas físicos, está a lutar com Mauricio e Rojo um dos lugares no centro da defesa.

São sete. Mas há mais.

Os resultados da equipa B não mostram (as razões disso serão matéria de post futuro) mas há dentro do Sporting ainda muitos craques por revelar.

Há 3 jogadores actualmente no Sporting B que cheiram a sucesso que tresandam: Esgaio (um capitão - responsabilidade, talento e empenho); Fokobo (uma pérola de força e velocidade que enche um campo inteiro) e João Mário (um maestro como raramente o Sporting formou).

O único problema, e isso já está a ser visível este ano, é que entrando a equipa A numa estabilidade desportiva (exibicional e financeira) as oportunidades para encarrilhar no onze são quase inexistentes. Além disso nem todos atingem a maturidade competitiva (exigível pelo clube) na mesma idade. E por exemplo para estes 3, a segunda liga já não é suficiente.

Não tão promissores e ainda menos preparados, estão Betinho, Ponde, Medeiros. Mané, Chabby, Mica Pinto, King, Figueiredo...mas em todo o caso será bom testá-los assim que possível em jogos de menos responsabilidade (eliminatórias da Taça, Taça da Liga) para ir verificando o nível de resposta.

Ainda num patamar mais jovem, há toda uma grande geração em perspectiva. José Postiga, Matheus, Braima e principalmente Palhinha são a garantia que há muito porque esperar, apesar de ser urgente a revisão de todos os contratos das camadas jovens, algo que já terá (?) sido feito depois do que aconteceu com os rapazes do Baldé.

Uma coisa ninguém tenha dúvidas. Um clube estável vai aproveitar muito melhor a Academia de Alcochete. Uma chefia forte e exigente aguentará (a maioria que interessa) mais tempo os bons atletas. Uma massa adepta confiante dará mais apoio e tempo para que tudo cresça no devido tempo. Dinheiro em caixa permitirá ir criando patamares de evolução dentro da área profissional e por último, um clube respeitado encontrará melhores soluções para emprestar jogadores.

Todos eles são sucessos a prazo.

SL

3 comentários:

  1. E o Ruben Semedo não entra nessas contas??!!

    ResponderEliminar
  2. E o Alexandre Guedes também não??!!

    ResponderEliminar
  3. Destaquei o que parece mais evidente...existem muitos outros...Guedes vai ser craque, foi um esquecimento.

    ResponderEliminar