quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Jornalismo low cost

Chamar para debaixo dos holofotes o ordenado de William Carvalho e fazer contrastar o parco valor (para 95% da população seria uma fortuna) com o talento do jogador é desonesto intelectualmente e em bom português, é uma filha da putice!

Porquê? Durante mais de 9 anos todos os media apontaram o dedo à gestão despesista do clube. As piadas eram diárias, as crónicas sobre onde e como era gasto o dinheiro incontáveis. Muitos, mas mesmo muitos jornalistas expuseram em milhares de artigos as asneiras, os cheques e as vassouras, as "grandes" contratações, os ordenados pornográficos...

No dia em que uma Direcção tenta salvar o clube da bancarrota, apostando (o que pode e não o que queria) no futuro da tão amada (dizem eles) Selecção Nacional...o que fazem os jornalistas? Sacam de um pedantismo absurdo (principalmente olhando o estado do país) e depreciam o esforço do Sporting...com um simples rótulo, nada inocente de...low cost.

O facto de William Carvalho ganhar 5.000 euros por mês, não é um erro de gestão desportiva, não é uma gaffe de avaliação de talento, não é uma hipocrisia (é o que o presidente ganha), não é sequer um esquecimento na aposta nos jovens da academia...é apenas um acto de gestão contida, um patamar possível para as finanças corroídas do clube.

Os media deviam elogiar este tipo de gestão. Deviam apontar o exemplo tanto do clube, como do jogador que aceitam em conjunto trabalhar em cima de um valor honesto e racional.

São estes exemplos que fazem deste país um exemplo de um território de assimetrias, onde uns se esfalfam por um punhado de euros e outros vivem em nuvens de inconsciência auferindo ordenados desfasados do mérito que gozam, desfasados da qualidade do produto que geram.

O jornal, o jornalista, o chefe de redacção que assinou por baixo o uso do termo low cost e todo o tom que o acompanhou sabiam o que queriam do artigo. Querem destruir, esmagar, confundir, preocupar, negativizar...em primeiro lugar os Sportinguistas, em segundo a coerência de gestão de BdC, em terceiro...o próprio rendimento do jogador.

O que sentirá um jovem talento a dar os primeiros passos como titular num grande clube...ao ouvir falar em chamadas à Selecção A...ver o seu rendimento, incomparavelmente mais baixo do que muitos colegas...exposto em capas de jornal como...low cost. Não afectará o seu rendimento, o seu foco, não sentiríamos nós nos nossos empregos uma grande pancada na nossa confiança...se o mesmo acontecesse?

O que querem estes jornalistas? Gente que fala no futebol português como se fossem observadores internacionais...gente que alimenta guerras entre clubes, gente que encobre corrupção, gente que se vende a troco de dinheiro e outras regalia. O que querem?

Tantos comunicados de imprensa do Sporting e é precisamente neste caso que eu acho que o silêncio do clube é grave. Um jornal está a usar de propaganda baixa e hipócrita para interferir na relação entre empregador e empregado. É um acto ofensivo, provoca dano directo na equipa de futebol.

Pela verdade no desporto, pelo respeito ao que o futebol português deveria ter à realidade do país, pelo respeito ao direito de um clube querer sobreviver, pela honestidade de avaliar uma acção pelo que ela é e não pelo que o jornalista quer que seja. por tudo isto, o Sporting devia marcar uma posição. Firme.

SL

PS -  A não chamada de Adrien para substituir Raul Meireles é incompreensível. A chamada de Custódio é anedótica. Paulo Bento conseguiu não substituir um médio de construção por outro (Adrien) e mesmo que optando por um trinco, deixar de fora o melhor jogador, neste momento, nessa posição (William). Espero sinceramente que esta medida não venha a constar da galeria de idiotices da Selecção Nacional onde já tínhamos o desprezo pelo Moutinho de verde às riscas.

10 comentários:

  1. Dizem-me que o autor do texto do "low cost" se diz sportinguista!...

    NÃO SOU CAPAZ DE ACREDITAR!...

    SL

    ResponderEliminar
  2. Como diz o nosso Presidente, agora que deixámos de não contar para o totobola...

    ResponderEliminar
  3. Este post devia ser publicado (se o Javardeiro autorizar), noutros locais. E porquê? Porque são artigos destes que fazem despontar a "Consciência Colectiva" sobre o que é a aprendizagem em qualquer ramo de actividade, seja ela qual fôr, e não pensarem os jovens que ao fim de alguns meses de darem pontapés numa bola com algum jeito, podem sair da "Escola" e ir ganhar "rios de dinheiro" por esse mundo fora. Há um tempo para tudo.

    ResponderEliminar
  4. Absolutamente de acordo com o post,excepto quando refere (jornalista),apenas porque respeito e muito os jornalistas.

    ResponderEliminar
  5. Refere Francisco Nunes que respeita muito os jornalistas...
    Estaremos todos de acordo se eles jornalistas "se respeitarem a si próprios"...e respeitarem os seus leitores...
    Um jornalista que escreve uma peça como essa que é referida no post, nem se respeita, nem respeita os seus colegas que são jornalistas de corpo inteiro...nem merece respeito da nossa parte...porque não nos respeitou...!
    A profissão de jornalista, é uma profissão que exige de quem a pratica que seja um verdadeiro homem (ou mulher...) com coluna vertebral, para se manter sempre vertical...
    Tenho sérias dúvidas "adivinhando" os propósitos desse "pseudo" jornalista de que não tenha de jornalista...apenas a cédula profissional...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Não vi o referido artigo,quem foi a besta que o escreveu e o pasquim que o publicou???

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. http://m.abola.pt/capa/?d=4
    Concordo plenamente com tudo. Ainda vou mais longe, mesmo que estivéssemos na máxima prosperidade o texto é real. Isto é só para moer, mais nada

    ResponderEliminar
  9. Li uma outra notícia (num jornal que também se dedica a tudo fazer para nos desestabilizar...CM, que com esta notícia é a excepção que confirma a regra...), que o William tinha rejeitado um ordenado de 600 mil ano proposto pelo Pini Zahavi, para jogar numa equipa inglesa...

    "William Carvalho recusou uma proposta de 600 mil euros/ano de uma equipa inglesa para ficar a ganhar perto de 60 mil (pode chegar a 160 mil) no Sporting e cumprir o sonho de infância de ser titular.

    Segundo apurou o CM, a proposta inglesa chegou às mãos do médio de 21 anos através do seu empresário, o israelita Pini Zahavi. Contudo, o internacional sub 21 recusou a abordagem inglesa, garantindo que o seu objetivo seria renovar e provar que poderia ser útil aos leões.
    Apesar de ganhar cerca 60 mil euros por época, William Carvalho pode levar para casa mais 100 mil. Isto porque o contrato assinado a 26 de julho prevê um bónus de 20 mil euros por cada série de cinco jogos realizados, até ao máximo de 100 mil por temporada. Este é aliás o limite imposto por Bruno de Carvalho a todos os jovens que renovaram desde que chegou à liderança do clube (março), casos de Carlos Mané, Ruben Semedo, Wilson Eduardo e João Mário, entre outros.

    O jogador, que tem sido seguido com atenção por Paulo Bento, tem contrato até junho de 2018 e uma cláusula de rescisão de 45 milhões.

    O Sporting detém de 60 por cento do seu passe e os outros 40 por cento estão na posse de um fundo que, segundo apurou o CM, a SAD tentará recuperar até final do ano. "

    *************

    Pelo que deduzo da notícia, a política actual da Direcção passa pela assinatura...tendo no horizonte a melhoria salarial em função de determinados objectivos...
    Concordo plenamente...!
    Entendo que deveria existir um ordenado base que não fosse"escandalosamente pernográfico"...com a possibilidade de ser aumentado em função de metas a atingir pelo jogador... e também pelo Clube...

    Para já o William demonstra um grande amor ao Sporting, sinal de na Academia...não aprendeu apenas a dar pontapés na bola...

    Força rapaz...desejo que sejas um vencedor...!!

    Sporting Sempre...!!

    SL

    ResponderEliminar
  10. 500% de acordo com este post. O nosso jornalismo desportivo é uma vergonha e eu que há uns 7/8 anos comprava todos os dias jornais, posso dizer que há mais de 3 anos que não compro nenhum, nem para limpar o cú servem. SL

    ResponderEliminar