quarta-feira, 11 de julho de 2012

“Simão no Sporting? Tinha de voltar a nascer...


...voltar à Academia e aprender para alem de saber dar pontapés na bola...a respeitar o Clube que o formou...o Grande Sporting Clube de Portugal.”

MaximinoMartins
9 de Julho de 2012, in Leão de Plástico.

A Frase é merecedora do prémio mencionado no post anterior e aproveito para agradecer a participação de todos. Os vossos comentários são uma prova de que (ainda) há escrúpulos e que “pequenas” pessoas com “pequenas” e dobráveis colunas dorsais terão dificuldade em apagar da nossa memória coletiva o pouco respeito e gratidão que nos foi oferecido.

No desporto não vale tudo e antes de jogadores de futebol têm de existir homens. Por mais que em outros clubes impere a lei do carcanhol e que se tente convencer as massas que o que interessa é que a bola entre. Esteja o árbitro corrupto, esteja o adversário desfalcado pelos emprestados com doenças súbitas, esteja o balneário empestado com merda, o que parece interessar é ganhar a qualquer custo, ou fazer com que os rivais percam a qualquer custo. Desporto? Honra? Exemplo? Valores? Honestidade?

Os horácios vivem num regime feudal, absolutista e autista. Ninguém questiona nada e se o faz é pura e simplesmente “exilado”. A imprensa elogia, bate palmas, beatifica os capagangas, glorifica actos de gestão próprios de uma mentalidade Estalinista, mesmo que agredida e enxovalhada tantas vezes.
Já tantas e tantas vezes pensei se o Pintinho não é muito mais mafioso que o que já sabemos. Os horacios chegam sempre primeiro, na hora certa, no local certo, falam com as pessoas certas, escolhem melhor, tem os melhores calendários, as melhores nomeações, os melhores contratos...é demasiada competência para o elenco daquela SAD repleta de matarruanos e capos, angariadores de criminosos do putedo e da droga. Os benfas imaginaram um dia que estariam a ser “escutados” depois de cada jogador que quiseram contratar durante 2 anos ser vendido ao Porto pelo que ofereciam e mais um cêntimo. Pois acho que desconfiaram tão bem como esqueceram o assunto...e a saga só não continua este ano, porque os bancos não emprestam dinheiro.

Os benfas quiseram uma cópia do Pintinho e criaram o seu próprio tipo de feudo. Como naquele clube há um orgulho balofo de serem democratas, criaram uma espécie de “Um Clube dois sistemas” há imagem da China ou Cuba. Há dinheiro, muito dizem eles...há a Marca Benfica, a Mística do Benfica, o jogar à Benfica, o Glorioso, o Eusébio, dogmas uns atrás dos outros que já não significam nada quando um treinador como o JJ manda um guarda-redes simular uma lesão para esgotar o tempo de jogo ou dizer que o Fair Play é uma treta. Onde está a grandeza moral e física deste clube? Essa sim é uma treta!
Os benfas vivem há anos da mama censuradora de uma imprensa que rasteja por tiragens e audiências e com o Orelhas aprimoraram uma tesão perigosa por esquemas mais que questionáveis onde um zero à esquerda é vendido por 9 milhões de euros, onde a CML “dá” terrenos ao desbarato, onde dinheiro angolano entra pela porta do cavalo sem que apareça em nenhum relatório e contas, onde os negócios imobiliários do presidente andam par a par com as contratações de jogadores, onde se escolhem árbitros pelo telefone e se usa uma claque para fins pouco claro, quando nem sequer é legalizada. A democracia foi exterminada há anos, hoje falam 4 ou 5 pessoas do clube e a história que contam é sempre a mesma “o Porto é corrupto, o Sporting é um coitadinho, nós somos os Paladinos de tudo o que é bom no nosso futebol.”Enquanto isso não têm um português no onze e transformaram-se numa sucursal do Real Madrid, usando o Atlético da mesma cidade e o Zaragoza como “máquinas de lavar”.

Não pensem que o Sporting escapa a esta podridão toda. Pelo contrario, quis meter-se nela e PPC chafurdou intensamente até ser apanhado a tentar desmascarar talvez o mais corrupto dos juízes quem tem o Cardinal bem apontado à sua conta bancária. O problema foi ter-se enganado na conta, pois essa era pública. Amador quanto baste.
Mas ao menos no Sporting o Presidente é criticado e censurado, é pressionado pelos sócios, muda decisões, altera o rumo. Não há vacas sagradas no nosso futebol. Mesmo o que temos de melhor e mais prestigiante (ex: Academia) é questionado todos os dias. O Sporting ainda pertence aos sócios, mesmo que apenas na teoria...é uma teoria que funciona por poder de opinião e força de argumentos. Existe isso nos nossos rivais? Não!

O Simão só não vem para o Sporting porque os sócios não querem. Godinho, Duque e Freitas não veriam com maus olhos a mais valia desportiva e de experiência dentro de campo, eles que se preocupam com balanças de pagamentos e sucesso do futebol tem de ser frios. Mas os sócios não. Nós Somos o Sporting. As direcções vão e vêem, os jogadores chegam e partem, mas nós estamos sempre aqui. A construir e a destruir o clube conforme os sucessos e insucessos. Faz parte de um clube que está vivo, apesar de teso. Por isso somos maiores. Por isso seremos ainda maiores no futuro. Por isso Simões não nos fazem falta, pois mancham o nosso amor próprio. Nós que o temos.

SL aos leitores do blog este post é dedicado a todos vocês.

10 comentários:

  1. Bravo!

    E um muito obrigado!

    SL e viva o Sporting Clube de Portugal.

    ResponderEliminar
  2. Chapeau!!

    Muito bem dito. Do Sporting é quem pode não quem quer!

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns, e obrigado pelas tuas sempre enormes palavras!!!

    Ser do Sporting, é ser diferente... SL

    ResponderEliminar
  4. Simplesmente genial! O texto deveria ser lido na abertura do telejornal, pelo orelhas do canal um!!!! É um texto que não diz nem bem, nem mal, diz a verdade acerca do que se passa no futebol em Portugal! Obrigado

    ResponderEliminar
  5. N podias ter dito melhor javardeiro. Acompanho o blog desde sempre, e´ um espectaculo e este post n foge a regra. Obrigado. SL

    ResponderEliminar
  6. és grande como o grande Sporting!
    arthur

    ResponderEliminar
  7. Excelente post mas tenho um reparo a fazer em relação à parte final...
    "Simões" não, "Simãos" ainda vá lá pois eu sou um Simões e se há merda que detesto é quando alguém me trata por "Simão", não só pela adulteração do meu nome de família, do qual muito me orgulho, mas principalmente pela conotação com o porco simão, essa merda de projecto de homem que até mete nojo aos cães...
    Saudações Leoninas para todos, SPORTING SEMPRE ATÉ DEPOIS DE MORRER!!!...

    Paulo SIMÕES.

    ResponderEliminar
  8. E a ler textos desta qualidade (não só formais como conceptuais), que sinto que não estou só.
    Obrigado e Viva o Sporting!

    VML

    ResponderEliminar