sábado, 28 de julho de 2012

Viola e outros instrumentos

O Sporting vai adquirir um segredo bem escondido do futebol Argentino. Quem me garante é um fervoroso "hincha" do Racing (Leo! Gracias!). De facto parece que fomos arrancar um talento que estaria destinado a outros voos. Mas ao arrancá-lo tão cedo...vamos ter de o deixar ainda amadurecer um pouco. Usando palavras do meu "scout" das pampas..."vocês vão ver muita coisa fantástica misturada com asneiras básicas". Imagino uma espécie de Carrilho, mais refinado, com mais pedigree. Os 4 milhões são o preço a pagar por diamante em bruto, que precisará de jogo, muito jogo para adquirir o brilho certo.

O Sporting deve reflectir sinceramente quando compra estes jogadores ainda jovens. Colocar um Carrilho, um Rubio ou Arias no banco é o mesmo que cortar-lhes as hipóteses de se transformarem naquilo que o clube quer e pagou, o crescimento. Viola parece-me mais do mesmo.

Mas existe outro assunto que quero chamar à atenção. Vou começando a entender o porquê de tanta preocupação dos benfas em poder emprestar jogadores a clubes da 1ª Liga.  O esquema tem tanto de tonto como lógico. É assim:

1- Compra-se uns jogadores que "estariam" de malas aviadas para os rivais, não porque façam falta, mas só porque são baratos de desviar (Luisinho - Porto, Hugo Vieira e Labyad- Sporting, Lopes e Michel-Braga);
2- O plantel engorda durante a pré-época o que dá muita lenha para as fogueiras de vaidade de Jesus...tipo Simon Cowell a escolher o elenco.
3- Compra-se um "gelado" Ola só porque o Twente aceitou à primeira o tiro ao pato que o Carraça deu, na verdade a coisa devia ter rendido mais na imprensa, mas pronto...lá terá de se vender o Nolito ou emprestar o Enzo mais um ano, isso porque ninguém se chega à frente pelo Gaitan.
4- Manda-se uns recados à imprensa para ir cozinhando até que alguma coisa real surja. Mas até a imprensa já tem náuseas de tantas transferências de Gaitan, Cardoso, Witsel, até o coitado do Aimar tem de andar a ser "comprado" pelo Manchester...
5- O tempo passa e ninguém é vendido, é hora de começar a despachar a gordura e os "benfiquistas" desde meninos são logo os primeiros. Rio Aves, Paços de Ferreira e outros lacaios têm já vagas no plantel preparadas para os Hugos Vieiras, os Djalós, os Migueis Vitores todos que houver para receber a custo zero sem pagar salário.

O verdadeiro problema não será este ano, será nos próximos. Uma folha de pagamentos absurdamente longa que chupa transferências de DiMarias ao pequeno almoço. Muitos dizem-se admirados pela pouca actividade dos benfas no mercado. Pois podera, se só entram e ninguém sai...deve ser difícil até nos treinos ter relvado para tanta gente correr à vontade. O que o Sporting teve de fazer com Matias é só um exemplo ao que acontecerá nas próximas épocas ao benfas. A questão é se querem fazer um mau negócio agora ou depois.

SL. Amanhã lá estarei!

2 comentários:

  1. Like!

    Acho que até vai ser pior, vamos só ver se a imprensa amiga consegue " dar a volta" a esses negócios fantásticos.

    ResponderEliminar