domingo, 20 de maio de 2012

Mais tesos que pobres

Mais vale ser pobre que nobre arruinado. À AAC saiu-lhe a sorte grande, saiu-lhe um Sporting "à padeiro", a tentar fazer com esforço o que devia ter feito com arte. A tentar marcar golos sem táctica, organização ou talento. Foi improviso do principio ao fim. Mal Sá Pinto. Pela primeira sinto que o treinador do Sporting mereceu perder. Não atreveu, não criou, não conseguiu colocar em campo uma equipa metódica e apaixonada. O espelho de Sá Pinto nos jogadores foi baço, e viu-se muito mais desespero que garra.

No final das contas, mais uma época sem glória. De todos os objectivos traçado apenas um foi atingido. O Sporting valorizou jogadores, abriu o interesse do mercado europeu e viu subir a cotação de muitos jogadores. De toda a equipa técnica, apenas Freitas sai bem na fotografia. De resto, não nos aproximámos dos dois principais rivais, não atingimos a Champions e não conquistámos nenhum troféu. Com a derrota na Taça falhámos a SuperTaça e o apuramento directo para a Liga Europa.

Não é preciso nenhuma análise profunda ao que faz falta ao clube para ganhar, são apenas 3 coisas:
1/ Mais união na direcção
2/ Mais força nas instituições que governam o nosso futebol
3/ Mais e melhores jogadores para substituir os que estão de saída.

Agora não me venham com tangas de falta de dinheiro, pois os dois melhores jogadores do nosso adversário esta tarde são pagos pelo Sporting. Talvez seja a hora de ver algumas Vacas Sagradas dizerem um último adeus. Falo obviamente de Polga, Elias e João Pereira. O primeiro pela idade, o terceiro pela incapacidade de controlar a sua indisciplina e o segundo porque para o jogador mais caro da história do clube...faz poucos jogos que mereçam essa distinção.

Peço a todos os adeptos que não peçam a cabeça de ninguém, pois não é isso que resolverá a ausência de troféus. Precisamos de subir degraus e não voltar a descê-los. Precisamos de aprender com os chumbos e não de desistir das aulas. Precisamos de exigir mais ao que estão lá e não exigir que saiam. Precisamos de férias.

SL a todos os Sportinguistas! O Sporting é o nosso grande Amor! O Sporting não é tristeza nem derrotismo! Viva o Sporting!

3 comentários:

  1. O Sá Pinto é hipervalorizado. Já o tinha dito antes (penso que não aqui) que ele teve um papel importante na segunda parte da época mas não deixa de ser um treinador jovem que ainda tem muito que aprender. Se tivéssemos sido eliminados em Manchester, ele teria sido o responsável, em Bilbau as coisas também podiam ter corrido de outra maneira, enfim, vários erros na gestão das partidas. Hoje, nenhuma das substituições teve qualquer impacto e a saída do Elias ao intervalo fez com que a AAC pudesse ter resolvido o jogo logo no início da 2ª parte. Olhando à forma como a equipa jogou desde o início também fico a pensar que raio de preparação é que fizeram durante a semana. Em relação aos jogadores, sim, despachem o João Pereira. Ele irrita os adversários, os árbitros, os adeptos (pelo menos a mim irrita, porra) e é um jogador muito instável. Temos o sub20 colombiano, Arias, o Pereirinha e até o Cédric. De resto, é reforçar (sublinho, reforçar) a equipa, colmatando as saídas que vão acontecer (Polga, Seba, Ismailov...). Não é preciso uma revolução.

    ResponderEliminar
  2. Paciencia ,faz lembrar algo,po ANO a mais,pedir cabecas,algo

    ResponderEliminar
  3. Não concordo que o objectivo de valorização de jogadores tenha sido alcançado, porque ainda nenhum foi vendido, e só depois de o ser é que sabemos se valorizou ou não. O Sporting é pródigo em fazer maus negócios, portanto vamos esperar para ver se acontece.
    Em relação ao resto ficou tudo por ganhar e como o futebol apesar de ser um jogo de emoções para os adeptos, é um negócio para os clubes e jogadores, portanto o "discurso do para o ano é que é", vai deitantdo por terra o negócio e afastando quem o sustenta, numa epoca anormal em termos de assistencia, muito devido à entrada do Sá Pinto, não me parece que se vá repetir até porque, quando não se quer jogar não se ganha.

    SL

    ResponderEliminar