terça-feira, 25 de julho de 2017

Saber emprestar também é uma arte

Muito melhorou na estratégia de empréstimos do futebol do Sporting. Tempos houve em que ceder um atleta a um clube terceiro era uma espécie de roleta que colocava os nossos activos em qualquer clube, sem qualquer resguardo pela razoabilidade e adequação do jogador ao clube, ao meio, ao estilo de jogo. Hoje em dia, melhoraram-se alguns parâmetros, mas ainda assim é preciso fazer mais para, por exemplo evitar erros recentes como emprestar Tobias ao Nacional ou Chaby ao U.Madeira.

Pode não ser fácil conseguir o clube perfeito para um jovem atleta, pode até não existir muito interesse em alguns dos "emprestáveis" pelo Sporting, mas alguns itens deveriam ser condição obrigatória:

1/ Fazer corresponder o tipo de atleta e posição ao estilo de jogo do clube e do futuro treinador;
2/ Não existirem anti-corpos com o clube ou com o futuro treinador desse emblema (por parte do Sporting);
3/ Não fazer baixar, nem elevar demasiado a fasquia - em relação à evolução do jogador;
4/ Encontrar parcerias dentro da I Liga, II Liga e clubes de outros campeonatos para ter um leque de cenários bastante abrangente e com vários graus de exigência:
5/ Acompanhar assiduamente a carreira do atleta ao longo do ano, com relatórios que reportem a validade do empréstimo e os ganhos obtidos;
6/ Concebo até a vantagem de premiar o clube anfitrião com a cedência de uma pequena percentagem do passe do atleta (caso a cedência se comprove num ganho absoluto para a valorização do jogador, p.e. 2 ou 3%)

Há muitas formas de tornar um empréstimo num caso de sucesso, tal como é puro amadorismo pensar que o talento do jogador e o facto de contribuir na totalidade (ou quase) do pagamento do seu salário será o quanto baste para que a operação seja bem sucedida. O futebol actual é uma intensa rede de interesses, aos quais não escapam treinadores, empresários e principalmente os gestores dos clubes. Compreender estas teias é essencial para escolher os melhores caminhos para os atletas.

Quantos bons jogadores se perderam nos últimos 20 anos por uma deficiente evolução nos clubes emprestados, quantos passaram ao lado das melhores oportunidades por desinteresse (ou interesses diferentes) de treinadores incompetentes?

Saudações Leoninas

9 comentários:

  1. Já não é para marcar 6 pontos garantidos or else equipa B? ai espera , isso é a teoria da conspiração que fazemos sobre o SLB, ora bolas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Vieira&Friends Gentlemen's Club contrata jogadores para emprestar, ao serviço de terceiros e para obter dividendos estratégicos. Nós emprestamos jogadores da formação, para rodarem e evoluírem. Ora bolas, carambolas. Or else, smartass.

      Eliminar
    2. Já não é para tentar pagar frustrações pessoais que todos os dias estou a comentar num blogue do rival? ai espera , isso é a única razão de viver de um lampião ressabiado como eu , ora bolas

      Eliminar
    3. Qual teoria da conspiração? A das caganeiras do Rui Fonte?

      Eliminar
  2. LOL , estes lagartos são uma curte . Enfim, que gente tão burra !!É ADN !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL , estes lampiões ressabiados são uma curte . Enfim, que gente tão medíocre que até vem comentar nos blogues dos outros !!É ADN !!

      Eliminar
  3. Burrito é quem é cego por não ver o que está à frente das... palas...!!! Deve ser do ADN... ou da escola...!!!

    Contratar para empresatar, de imediato, sem nunca poder vir a envergar a camisola do comprador é CORRUPÇÃO...!!! GESTÃO DANOSA...!!! ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA...!!!

    Emprestar... 'para potenciar no futuro' é coisa totalmente distinta...

    Mas ainda bem que querem assim... QUANDO TOMBAREM VAI SER COM ESTRONDO... E sim... UM DIA, mais tarde ou mais cedo..., VÃO TOMBAR... Talvez ai abram a pestana... Para mim vai bem assim...

    ResponderEliminar
  4. Começar o campeonato a competir com estes gajos é "Só" uma vergonha.

    Quero lá saber se metemos miúdos aqui ou ali.

    Um gajo tem de ter prioridades na vida é neste momento essa não é uma delas.

    E a Meu ver nem devíamos jogar contra Guimarães na pré época... devíamos todos tentar esclarecer o conteúdo dos Mails e depois castigar quem tiver que ser fastigiado e no final ... iniciar o campeonato!

    ResponderEliminar
  5. Reparem, que quem foi à falência foram eles e o Porco , mas continuam a prever desastres alheios. O habitual, felizmente , não aprendem !!

    ResponderEliminar