sexta-feira, 21 de julho de 2017

Perder o timing

Não digo que chamar Octávio Machado para dirigir o departamento de futebol do Sporting foi um erro. Mas talvez se tenha adiado o fim desse papel. O "palmelão" é um homem do futebol, não daqueles engravatados de iPhone na mão, mas um decano do futebol real, dos balneários, das guerrilhas e um conhecedor profundo das layers de esquemas que regem o burgo.

Quem seguiu com alguma atenção o que este ex-jogador, treinador e director foi dizendo ao longo de várias décadas terá de dar razão ao muito que foi revelando algures debaixo da sua frase de assinatura "vocês sabem do que eu estou a falar". Sim, Octávio...agora sim temos uma ideia do que estavas a falar. Mas, apesar desta validade como guerreiro anti-sistema, a verdade é que ninguém já compreendia muito bem qual era a sua função específica.

Como tal e precisamos de inserir nesta circunstância o estado de saúde que Octávio atravessou, penso que a honorabilidade de esperar pelo fim da ligação contratual não foi a melhor opção. O próprio Octávio acabou por não se pacificar com aquilo que já era mais do que óbvio, aquilo que dava à estrutura de alguma forma tinha sido ultrapassado por todos os acontecimentos recentes do futebol português.

Ontem foi dia de resposta por parte de BdC e foi...dura. Confesso que teria preferido que o presidente optasse por desvalorizar as palavras de Octávio e apenas lhe tivesse desejado "boa sorte", mas por razões que são entendíveis, BdC fez por colocar o ex-director técnico num lugar secundário revelando até algum rancor pelas palavras pouco elogiosas que dedicara não tanto a ele próprio, mas aos que acompanham a estrutura do futebol.

Espero que tenha sido o ponto final numa polémica absolutamente desnecessária, que revela acima de tudo que o timing da saída de Octávio foi demasiado tardio, quiça por excelentes razões que não foram dessa forma colhidas por quem de direito. Algo que também não surpreende ninguém. Octávio nunca saiu a bem de nada na sua vida. É a sua imagem de marca.

Saudações Leoninas

P.S. - Se Octávio foi a 3ª escolha, foi a escolha acertada. É que com nomes como Carlos Janela (o cartilheiro-mor) ou Pedro Sousa (que teve/tem um processo em tribunal com o Sporting) à sua frente...mal por mal, preferiria 1000 a escolha que acabou por ser feita.

3 comentários:

  1. E' triste assistir a este episodio. BdC tem mais que obra feita para nao se meter nestas lides. PRESIDENTE, de uma vez por todas, deixe as obras falarem por si. Octavio este mal, ponto. Quem esta' 'a frente e' o responsavel maximo, o que tem mais deveres, e o Presidente tem de o dever de defender o Sporting com honorabilidade. Deixe estas conversas de tasca. Foco, por favor. SL, Miguel

    ResponderEliminar
  2. É mais forte do que ele... Devia deixar a coisa fazer fade out. Mas não, dizerem que teve pouca coragem e isso é o mesmo que lhe cuspir na cara! Mas fez mal. As críticas do Otávio nem foram particularmente agressivas para ele, por isso devia ter sido complacente com a sua idade e com o mérito que um homem que terá tido o seu fim (activo) no futebol portugês. E agora virá o Otávio dizer mais qualquer coisa e depois o BdC subirá o tom... e os nossos verdadeiros adversários a rirem.

    ResponderEliminar
  3. Quem beneficia com estas questiunculas, sao os cartilheiros, que deste modo vao poder virar o foco das atencoes, sobre os emails e a pouca vergonha no futebol portugues,. Pede-se ao presidente bruno de carvalho, menos preocupacao com o seu ego, precupando-se mais com o colectivo, ou seja os interesses do sporting, e nao e dando importancia a coisas de somenos, que atinjira os seus e os nossos objectivos.

    ResponderEliminar