quinta-feira, 27 de julho de 2017

Um mau treino para adeptos sugestionáveis

A partir do momento em que surgiu a notícia que entre os 2 encontros programados com o Mónaco e a Fiorentina seria colocado um jogo treino com o Vit.Guimarães fiquei com a sensação que seria uma partida acima de tudo para dar jogo e rodagem aos elementos com menos minutos da pré-temporada. Com particular destaque, Adrien, William e Gelson precisam de facto de mais jogo pois só tinham participado em meia partida até então.

O que não esperava mesmo era a diversidade táctica utilizada. JJ experimentou que se fartou e fê-lo ao mesmo tempo que poupou titulares. O adversário ao invés jogou com o figurino habitual emulando provavelmente a equipa que enfrentará o Benfica na SuperTaça. O resultado ficou à vista. Não dou especial importância ao resultado e muito menos à exibição, mas concordo que talvez tivesse sido melhor escolher um oponente que procurasse do jogo o mesmo que nós ou de uma valia mais acessível.

Nem todos os adeptos saberão distanciar o que viram do que é a realidade do potencial do plantel. Nem têm na verdade de o fazer, mas o Sporting deveria e poderia ter distinguido a lógica do jogo e esta não era compatível com uma transmissão de tv. Das duas uma: ou jogava com o Guimarães e com transmissão tv, mas dentro do padrão táctico mais habitual ou escolhia testar modelos alternativos com suplentes (ou jogadores fora de posição) realizando um treino à porta fechada com um emblema menos exigente.

As consequências desta derrota não irão além de uns quantos adeptos revoltados e descrentes e uma ligeira desconfiança quanto às segundas escolhas na defesa, mas até estas podiam ter sido evitadas.
Só para se ter uma ideia do quanto a imprensa se delicia com o resultado estes "ensaios" leoninos, basta dizer que o campeão em título perdeu com uma equipa da II divisão inglesa (que até teve de jogar com menos um jogador durante a 2ª parte) e venceu pela margem mínima um clube da 4ª divisão do mesmo país. Não vi análises alarmantes, juízos de valor sobre alguns atletas, avaliações aos defeitos do ataque ou qualquer outro sector da equipa.

Obviamente que foi um mau resultado e é claro que o recurso a sistemas alternativos deve merecer uso mais cauteloso. Também é fácil apontar que não há nenhum jogador (além de A.Geraldes) capaz de substituir Piccini e não havendo Dost, não há tantos golos. Essa é a verdadeira lição deste encontro. Preocupante para mim foi a revelação feita por JJ no final da partida. A.Pinto, A.Geraldes, Piccini e Mathieu estão com problemas físicos. Se somarmos Coates (expulso) a este lote, poderemos ter uma defesa frente à Fiorentina composta por...Coentrão, Tobias e...jogadores da equipa B. A uma semana e meia do primeiro jogo da Liga, isto é que me preocupa.

Saudações Leoninas

16 comentários:

  1. Pois...Preocupa-nos a forma como este plantel está a ser construído sem o devido enfoque na defesa (muito à imagem do sucedido no ano transacto, com as consequências que todos conhecemos). Quanto à menção dos resultados rivais, deixemos-nos disso de uma vez por todas. Já sabemos como a imprensa é subserviente a esses interesses, mas tudo isso nos é alheio e externo, pelo que temos de nos focar definitivamente em conseguir o que está ao nosso alcance, que é jogar futebol de qualidade e atingir os objectivos que nos propomos.
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A imprensa ajuda (e de que maneira) a sossegar os ânimos ou a acicatá-los. Hoje vês isso nas bancas com muita evidência.

      Eliminar
    2. Sucede que eu não preciso que os editores pensem por mim, e é-me muito evidente a falta de soluções válidas para a defesa (independentemente de JJ ontem ter apresentado um esquema diferente) que nos colocam à mercê de mais uma época a seco. E mais ainda quando virmos Adrien e/ou William partir... Esta evidência que necessitamos de (pelo menos!) mais um DD e correspondente ânsia em ir ao mercado tem trazido à discussão nomes que dificilmente serão melhores que o existente. Comprar por comprar, pagar para desvalorizar... JJ parece estar-lhe a tomar o gosto. Não gosto da sua politica de contratações fetiche

      Eliminar
  2. Continuo sem compreender, o porque da não inclusão do Schelotto no plantel bem como do Zeegelar, o porto foi preciso ficar com a corda ao pescoço para começar a apostar no que tem em casa, e apesar de não serem 2 foras de série, dificilmente o Sporting ira buscar melhor de acordo com os valores mencionados para se ir ao mercado.

    ResponderEliminar
  3. Como avisei são 14 reforços , ainda faltam 5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os do teu clube, preocupas-te em contabilizar?

      Eliminar
  4. Tantos tiros no pé!
    Parece mesmo que gostamos disto.
    O mestre da táctica adora inventar... perder até é sempre compreensível, torna-se normal... os jogadores até devem interiorizar bem esta mensagem.
    Entretanto resolve-se tudo com mais 1/2 dúzia de contratações argentinas e do leste da europa e com a dispensa de mais 3 ou 4 empecilhos da formação que só atrapalham.
    Se continuares a fazer o que sempre fizeste, terás os mesmos resultados de sempre.
    Este ano acho que não passamos de Outubro - Novembro e a contestação vai ser tanta que o Mestre das Desculpas vai pregar para o Centro de (des)Emprego, provavelmente seguido pelo BC pouco tempo depois.
    E na verdade não será surpresa para ninguém... com tanto esforço em repetir a época anterior, é apenas normal que os resultados sejam iguais (ou piores, porque o Murphy connosco nunca falha).
    Não consigo perceber é a forma como tudo é feito, com tanto amadorismo e tanta teimosia.
    Como é que o BC persiste nos mesmos erros e conseguiu hipotecar tudo aos caprichos e às invenções do JJ, sem qualquer exigência e responsabilização?
    Também já se está a cagar, ou acredita mesmo que o rumo é este?
    Enfim, acho que para o ano estamos a começar tudo de novo... só não sei bem com quem, espero que apareça alguém melhorzinho do que a opção disponível nas eleições deste ano.
    O clube e principalmente os adeptos até mereciam!
    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começo a achar que o Bruno tem um problema patológico quanto ao Jesus. Ele não quer tomar sequer uma decisão que vá contra a política desportiva ridícula do treinador. Isso preocupa-me, porque mais cedo ou mais tarde o treinador vai sair

      Eliminar
    2. Meus meninos,
      Se não tem memória curta, relembro apenas dois aspectos, quando entrou Bruno de Carvalho:
      - Quase que lutámos para não descer de divisão;
      - Não tínhamos dinheiro para comprar um gajo qualquer do Campeonato de Seniores.

      Vale a pena pensar nisto.

      E não sou nenhum anónimo, chamo-me Fábio Pinto e, não questionando o vosso Sportinguista, sou leão da cabeça aos pés.

      Eliminar
    3. *Sportinguismo

      Fábio Pinto

      Eliminar
  5. O Campeão em titulo tem uma margem que nós não temos!
    Será que é difícil perceber isso!

    Estamos constantemente a comparar os dois clubes, mas um é tetra campeão e o outro não!

    Será que é assim tão difícil perceber isso!

    Quando perdemos com o Basileia...dizíamos que os outros tinham levado 5 do young boys.... mas os outros ganharam os últimos 4 campeonatos!

    Faz-me muita consfusão este tipo de analise!

    está sempre tudo bem...é sempre um teste...é isto que se quer na pré-época!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. comentário do carvão por parte de de um utilizador anónimo que não passa de um lampião ressabiado... é todo o santo dia!!! Que looosseerr!!!

      Eliminar
    2. E pronto, lá vem o benfica! é isto!

      FDX! nós somos mesmo burros car#A*LHO! uma opinião diferente, é lampião!

      O Sporting tá sempre bem, teve sempre bem e vai estar sempre bem!

      Infelizmente tens razão no que diz respeito a futebol....que looser...que looser tb tu és!

      Eliminar
    3. Não te esqueças de apagar os mails ò tetra campeão!!! Não enganas ninguém!

      Eliminar
  6. Coentrão, Piccini, Tobias e Palhinha na defesa para a Fiorentina. O Domingos e o Oliveira seriam muito melhores para fazer parte do plantel durante a época do que o Mathieu

    ResponderEliminar
  7. Também é o que me preocupa. De repente, de um excesso de centrais, ficamos deficitários!
    Se um jogo de apresentação contra o Mónaco nos limitou desta forma, então há que repensar o número de jogadores para esta época ou começar já a convocar Demiral, Kiki ou Escobar para trabalharem, a vez, com o plantel principal.
    Para agravar esta situação na defesa, estamos"coxos" de opções para defesa esquerdo e defesa direito...
    SL
    JHC

    ResponderEliminar