quarta-feira, 26 de julho de 2017

Os Putos, parte MMXVIII

Geraldes, Matheus, Domingos Duarte, Gauld, Ruiz, são alguns dos jovens que acabam de sair do elenco principal para outros clubes da I Liga. A eles até é provável que se junte Gelson Dala. Como já disse (tantas e tantas vezes) é preferível que joguem do que se arrastem no banco (ou nem isso). Na idade que têm, a evolução sem jogar é residual, se é que existe. Logo, se não o vão fazer dentro do clube é completamente óbvia a valia de um empréstimo.

Embora esta seja a questão principal, há uma outra que tem feito "correr muita tinta" pelas redes sociais e essa reside na capacidade que alguns destes "putos" teriam de se afirmar como opções válidas na primeira equipa. Antes de dar opinião, vamos a factos:

1/ Os jogadores têm sido opção secundária na pré-época;
2/ Na construção do plantel, nenhum deles teria via aberta como 2ª linha. No máximo seriam 3ª opção.
3/ Deste lote apenas D.Duarte teve uma época completa realizada. A maioria regressou ou ingressou na Sporting A, mas foi na B que teve mais oportunidades.
4/ Todos eles têm contratos de longa duração, não se prevendo para já a alienação de nenhum dos contratos.

Discutir o papel destes atletas como úteis na equipa principal é discutir a avaliação feita pelo clube e por JJ. Como é óbvio todos teremos direito a fazê-lo, mas convém reflectir numa pequena questão: estaremos na posse de todos os dados sobre a aptidão dos jogadores para vingar como titulares? É que se não reunimos essas informações ou certezas, como poderemos questionar a opção de empréstimo? Até que ponto a nossa opinião deve suplantar o julgamento dos profissionais que acompanham estes activos diariamente, tantas horas por dia?

No campo teórico, Geraldes ou Matheus são craques. Sê-lo-ão nas quatros linhas? Agora? Valerão mais que os presumíveis titulares? A quem disser que sim, respeito a crítica assertiva a estes empréstimos pois têm a convicção que mais uma época no plantel principal não seria desperdiçada. Mas aos que não tiverem a mesma visão tão clara e definida, recomendo que não "prendam" estes jovens activos do clube a permanecerem no Sporting, estagnando uma evolução que até os pode trazer de volta com um capital muito maior do que o actual.

E se afirmo isto, defendo também que apenas deverão regressar a meio da temporada à casa mãe se estiver claro e bem claro que vão ser opção na maioria das jornadas ou se os empréstimos não estiverem a garantir essa mesma rentabilidade.

Saudações Leoninas

4 comentários:

  1. comentário do carvão por parte de de um utilizador anónimo que não passa de um lampião ressabiado dentro de momentos. É só esperar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo e acredito que não se vão repetir os mesmo erros do ano passado.

    ResponderEliminar
  3. Numa visão mais global, eu confesso que me custa a perceber a lógica da gestão de jogadores do Sporting.
    Por exemplo, os laterais, que indubitavelmente foram e são o nosso maior problema no plantel, tem tido uma gestão verdadeiramente dantesca nos últimos dois anos: deixámos sair o João Pereira, porque apostámos no Schelotto (com quem eu não simpatizo particularmente, diga-se) e aumentámos a possibilidade de lhe estender o contrato, agora passou a proscrito e estamos a apostar em Piccini (cujos sinais iniciais também não me entusiasmam para tão grandes desafios que se avizinham); do outro lado, deixámos sair o Jefferson (cuja cabeça estava noutro planeta) e o Esgaio, mas continuas - desde o inicio da época passada - sem ter opções sólidas e convincentes.
    No meio campo, também corremos o risco de termos problemas seríissimos, desculpem os mais crentes, mas nem o Battaglia, nem o Matheus Oliveira me convencem. Aliás já no ano passado vimos este filme (Petrovic o Bruno Paulista).
    Agora emprestamos o Geraldes ao JMFC, desculpem ao Rio Ave, quando tivemos uma oportunidade de ouro de o testar a sério, juntamente com o Gauld, no penoso final da temporada passada.
    E vamos ver se o Acuña é tão bom como tem sido apregoado, porque senão mais valia apostar a sério no Matheus Pereira e no Gelson Dala (em relação ao qual estou curiosíssimo para saber do seu destino).
    Não tenho dúvidas que o JJ conhece o futebol e o plantel incomparavelmente melhor que eu, mas tenho cada vez mais dúvidas acerca de algumas decisões que visem a constituição de uma equipa capaz de vencer tantos desafios.

    ResponderEliminar
  4. Bom, nesto momento, esquece-se e nem sei porquê que há dois 3 nomes (possivelmente 4 da formação) que poderão ficar no Sporting apesar de terem sido emprestados e/ou regastados no ano passado.
    Podence e Palhinha no ano passado, Iuri e Tobias este ano.
    Quero ver quantos novos jogadores da chamada "formação" ficam com Rui Vitória ou com S.Conceição....

    Mas não se pode estar de acordo pela forma como se geriu os dossier F.Geraldes e Matheus Pereira que já tem 22 e 21 anos respectivamente...
    Estou cá desconfiando que B.César e Mattheus Oliveira irão ter muitos minutos com Jesus, e que estes dois não vão dar mais que aquilo que já dão agora e que para mim não é suficiente para um clube como o Sporting.
    Neste momento, para mim, F.Geraldes e M.Pereira são já melhores jogadores que estes 2 brasileiros e que ainda poderão no futuro ser muito melhores caso sejam preparados para isso (pois ambos tem bastante mais potencial que os que ficam no plantel).

    ResponderEliminar