segunda-feira, 10 de julho de 2017

No pasa nada!

Os espanhóis têm uma expressão, carregada de ironia, usada para classificar momentos em que apesar da confusão total, os mais responsáveis pela criação da mesma, agem como se nada se passasse.
É este o momento actual do futebol português.
A casa arde, os pisos cedem, há cadáveres soterrados e moribundos que ninguém resgata, mas quem olhar para as pessoas mais responsáveis vai pensar que tudo está como sempre esteve, todos apresentam numa serenidade quase angelical.

É claro que todos sabemos que o início desta época vai ser uma barracada sem memória. O chavascal é imenso e promete alastrar até ao ponto de ninguém conseguir sequer inspirar uma golfada de ar fresco. Vai ser epicamente desastroso observar cada pequena polémica resultar em todos o tipo de consequências, algumas antevejo que graves. E será então que a demissão será real e será só nessa altura que os que agora deviam cuidar para arrumar a casa, vão admitir a profunda incapacidade para "mandar" o que tem de ser mandado.

Espanta-me que ninguém consiga vislumbrar o mar de conflitos em que todos estes escândalos vão desembocar e que ninguém esteja na disposição de resolver antes de resultarem em posições extremas (muito pior do que já se vê) onde literalmente vai ser impossível realizar jogos de futebol sem que os adeptos, dirigentes, árbitros ou jogadores arrisquem parte da sua integridade física ou psicológica.
Já venho a dizer isto há semanas, mas aparentemente há quem imagine uma normalidade inexistente e uma plataforma de entendimento capaz de suportar uma competição desportiva.

Não há confiança de ninguém em ninguém. Não há respeito de ninguém por ninguém. Só há vontade de ver aplicada uma justiça ausente e isso, meus caros, é um barril de pólvora prestes a explodir.
Porque ninguém diz ou faz absolutamente nada. Todos estão em gestão de crise, mudos e calados à espera que os tribunais daqui a 5 ou 6 anos deliberem a sua incapacidade para produzir aquilo que o desporto precisa - limpeza, ética, moral, práticas profissionais e respeito pelo equilíbrio.

Fica, mais uma vez, a minha nota de grave preocupação e profundo nojo pela podridão lamacenta que impede que o nosso desporto-rei seja um verdadeiro espetáculo, um desporto.

Saudações Leoninas.

9 comentários:

  1. Gomes e Proença fumam, calmamente, o seu cigarro, sentados sobre um barril de pólvora...
    Uma coisa dou como certa, caia a direcção da Liga e os seus órgãos jurisdicionais que, uma hora depois, aparece uma nova lista, tipo Comissão de Gestão, que chamará a si toda a gestão dos órgãos actuais;

    caia a direcção da FPF e os seus órgãos jurisdicionais que, uma hora depois, aparece uma nova lista, tipo Comissão de Gestão, que chamará a si toda a gestão dos órgãos actuais.

    Nada me surpreende que FPF e Liga já tenham o seu "governo sombra" preparado para o que der e vier, com a certeza de que a lixeira futura será a céu aberto.

    ResponderEliminar
  2. Por isso ando a convocar todos os Sportinguistas a aparecerem 22 no Terreiro do Paço e mostrar a todo o mundo que não queremos pactuar com este novo campeonato da vergonha.

    Eu vou lá estar!!! E tu??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não posso...mas e pudesse estaria...
      E depois... irão a pé até Alvalde...?

      Eliminar
    2. Desculpa a pergunta, o que se passa no dia 22 (para além do jogo)?

      Eliminar
  3. No meio da risota, descontracção e promessas de pentas, o Estado Lampiânico acabou de contratar quatro sociedades de advogados. Eles sabem que a tenda do circo está a arder e por isso têm medo, muito medo. Nada voltará a ser como dantes no quartel em Abrantes.

    ResponderEliminar
  4. Efectivamente, parece que não se passa nada ...!

    Em Portugal é assim...não só no futebol, mas infelizmente em tudo ou quase...

    O que irá acontecer provavelmente será que ...: "depois de casa roubada...trancas à porta..."

    Admira-me esta falta de responsabilidade, por parte dos dois "responsáveis maiores" do futebol português...

    E admira-me também que da parte dos responsáveis governamentais se "continue a assobiar para ao lado"

    ResponderEliminar
  5. No meio de tanto pirómano alguém vai sair queimado

    ResponderEliminar
  6. ... e sabe quem vai sair queimado? ... os do costume, o Sporting, nas pessoas do seu Presidente, o Saraiva, Treinadores e Jogadores... vamos levar por tabela... e os lampiões a rirem-se desta merda toda!!
    SL Gomez

    ResponderEliminar