terça-feira, 4 de julho de 2017

"Fraude e Corrupção"...oh o escândalo!

Ontem foi dia das noviças e meninos de seminários terem acordado para o facto de alguém no desporto afirmar que existe fraude e corrupção nos movimentos de transferências de jogadores no futebol. Nunca tinham pensado nisso e até ficaram chocados com a afirmação, pois pensavam que no futebol português tudo era feito com uma lisura angelical.

Bruno de Carvalho não fez mais do que dizer aquilo que todos sabem que existe, mas porque foi o Presidente do Sporting a fazer essa enorme revelação, aqui del' Rei que tem de provar esse facto. Como se fosse preciso que alguém tivesse de provar que:

a/ Muitos presidentes e outros dirigentes de clubes recebem "luvas" por fora de empresários, prejudicando os seus próprios clubes, ou no mínimo, criando vantagem negocial ilícita nas transferências;

b/ Muitas empresas e empresários (que nada têm a ver com o futebol) participam ilegalmente em negócios de compras e vendas de jogadores, tornando-se "third party owners", estatuto proibido pela UEFA;

c/ Há falsificação de números de transferências nas declarações fiscais dos clubes e dos jogadores, que estão também reflectidas nos relatórios de Orçamento e Contas dos clubes, que por sua vez distorcem a regulação da UEFA quanto às regras do Fair Play Financeiro;

d/ Os grandes empresários canibalizam os pequenos agentes de jogadores, muitas vezes falsificando contratos de representação, fugindo a cláusulas e não respeitando quaisquer acordos verbais;

e/ Muitos empresários financiam a vida privada de jogadores, às vezes até dos seus familiares, criando uma dependência total do jogador às suas representações, materializando uma nova forma de escravatura contratual em que o jogador é claramente incapaz de romper.

f/ A luta pela representação de jovens ainda longe da idade de contratos profissionais chega ao ponto de se realizarem contratos junto dos pais com autênticos subornos e sujeições das famílias a cláusulas inválidas à luz da Constituição Portuguesa.

g/ Há problemas evidentes nas credenciais emitidas pelo fisco Português que permitem aos clubes profissionais disputar a I e II Liga. Clubes como o Vitória de Setúbal e muitos outros vivem numa eterna ruptura financeira, mas o Estado (sabe-se lá como) continua a "avalizar" comprovativos de não dívida e cumprimento da mesma...mesmo quando todos sabem que o clube não gera receitas compatíveis com esses acordos;

h/ Os contratos de cedência de passe e partilha do mesmo entre clubes em Portugal, permite quase tudo. Até que um clube contrate dezenas de jogadores sem qualquer intenção de os fazer alinhar nas suas equipas, mas sim garantir poder sobre terceiros, criando todo um novo contexto para a expressão de "tráfico de influências".

Como podem ver, é fácil em pouco mais do que 2 ou 3 minutos apontar graves problemas no mercado de transferências em Portugal e não sou eu que tenho de fazer prova alguma, eu sou adepto. Não cabe também a BdC fazer essa investigação e prova. Para isso temos polícia, temos Ministério Público, temos juízes...ou não temos? E não imaginem que há falta de indícios, pois mesmo eu que não tenho acesso a algum agente do futebol já ouvi tanta coisa, imaginem quem participa disto todos os dias.

Há indícios e bastante evidentes que tornam a frase de BdC bastante fácil de compreender e contextualizar. O que pode existir é pouca vontade de investigar e esse é o maior problema do nosso futebol: o crime anda impune.

Saudações Leoninas.


15 comentários:

  1. Em algumas coisas tens razão, mas noutras não tens, é invenção, teorias da conspiração. E não configuram crime nenhum, excepto nos casos de fuga ao fisco e branqueamento de capitais, crimes pelos quais BC está a ser investigado pelo MP português.
    Será por isso que ele fala tanto de que é muito fácil roubar dinheiro aos clubes?
    Haja um pouco de noção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "crimes pelos quais BC está a ser investigado pelo MP português"
      Ganha juízo.
      E teorias de conspiração?Vive vc num universo paralelo?

      Eliminar
    2. "Haja um pouco de noção." pois ... lampiões com tu precisam de de noção ... É inacreditável a desfaçatez de um ser humano que escreve o que tu escreveste, perante o que tem vindo a público só podes ser um sociopata perigoso sem qualquer moral sem qualquer remorso. É assustador existirem pessoas como tu, no regime nazi pessoas como tu são ideais para guardas de campos de concentração, pessoas que não vêm nada que mentem a todos e a si próprias em nome do que acham ser um ideal maior perdendo toda a noção de decência e moral. Assustador...

      Eliminar
    3. Deixem lá o sr. BdC vir da lua de mel com a acompanhante que vai acordar para a vida do mundo real. Vai ter de explicar além da origem do dinheiro das contas offshore, que influências moveu para meter o brilhantina na liga e tirar o Vítor Pereira da UEFA, curiosamente no dia em que se sabe que é o Fontelas que tem o filho a jogar no Sporting vai para a arbitragem da... UEFA! Pela boca morre o peixe... e pelos vistos o BdC também é com língua de palmo. E isto está em investigação no ministério público, aguardem pelos próximos episódios. Vai ser um verão muito quente. LOL

      Eliminar
    4. Yep este lampião é completamente doente psicotico ...

      Eliminar
    5. Clubes que vivem em ruptura financeira? Estás a brincar, right?
      O único clube conhecido neste momento que tem vivido durante anos em constante ruptura financeira e por isso está intervencionada pelos bancos é o SCP.
      Está falido, ainda está, e se não fossem os bancos perdoaram os juros sobre centenas de milhões de passivo, fechava as portas.
      Haja noção!

      Convençam-se de uma coisa. Todo este palavreado por parte de BC é apenas desviar as atenções.

      Eliminar
    6. Adeptos que vivem em ruptura moral! Estás a brincar, right? Este lampião anónimo que passa o dia neste blogue é um idiota chapado frustrado que passa a vida nisto porque não tem mais nada na vida! só pode ser daqueles que vivem em ruptura financeira e intelectual.

      Todo este palavreado por parte do lampião anónimo é apenas necessidade de atenção desespero e solidão.

      Eliminar
    7. Anónimo 16:16 e se em vez de insultares as pessoas, decidisses responder com argumentos inteligentes e não palavreado próprio de gente acéfala?
      Quem é frustrado é quem não argumenta e prefere insultar!

      Eliminar
    8. O que tu dizes é tão cretino que argumentar seria dar te alguma razão só cospes mentiras de cartilha tipo correio da manhã. Este é um dos casos em que o insulto é apropriado, és uma merda sem recurso e sem apelo.

      Eliminar
    9. O que eu gosto da lagartada, como não tem argumentos insulta.
      Ficam todos enervados mas se repararem ainda há muito pó para limparem.

      É só o dobro dos títulos.

      Eliminar
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    11. Se BdC cometeu algum crime, que pague por isso.
      No entanto, até ver, provas de tráfico de influências só existem para os teus lados.
      Achares que já podes lavar a cara por aparentemente a justiça(?) estar em marcha(?) para um dos lados, é apenas triste mas bastante revelador.

      Eliminar
  2. Luciano Gonçalves, novo Presidente da APAF, em perfeita sintonia com o sportinguista Fontanela Gomes, tem os filhos Alexandre Gonçalves e Jéssica Gonçalves a jogar na formação do Sporting.
    Trabalha na empresa Herbalife, empresa que publicita no Sporting, marca que é promovida com campanhas de promoção na SportingTV.
    Coincidências…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. bem expostas essas ligações perigosas: agora printa lá os mails em que se expresse alguma coisa de jeito no que diga respeito a tráfico de influências, desvirtuar competições, oferta de bilhetes com a esperança de causar no receptor predisposição para analisar questões com falta de isenção...

      para

      Eliminar
  3. ...Mas quem ganha os Campeonatos são vocês ó lampião! Abre os olhos ó lampiolho!

    ResponderEliminar