sexta-feira, 14 de julho de 2017

Corte e cola

Tal como havia dito no post seguido da vitória frente ao Fenerbache, não devemos aquilatar todo o valor do plantel pelos resultados dos jogos da pré-época. O de ontem foi claramente um mau teste, com a exibição de um nível de jogo muito incapaz para a solidez defensiva do Valência e a agressividade espanhola. É verdade que não devem ser ignorados os erros cometidos, muito menos a dificuldade de criação de oportunidades, mas o desconto deve ser dado a um plantel que ainda não está preparado para fazer as despesas de jogo em 180 minutos...quase seguidos, frente a duas boas equipas.

As peças mais influentes estão ou fora de forma, ou ausentes e para os restantes (que começaram os treinos mais cedo) há um longo caminho a percorrer para que se faça um filtro decisório, o episódio final para saber se ficam ou se serão emprestados. Ainda assim, arriscaria dizer que se notou pelas opções e tempo de jogo que o tal plantel pode ser fechado da seguinte forma:

1/ Será preciso uma opção na defesa direita e esquerda que não estão no plantel. A.Geraldes e Jonathan Silva não parecem ao nível do restante plantel, para o argentino pode até ser ainda cedo para traçar-lhe já o destino mas a verdade é que há negociações com o Boca Juniores. Além disso Mathieu não está a ser testado como solução na esquerda e isso quer dizer muita coisa.

2/ Apesar dos rumores que o Sporting pode avançar para a compra de um novo central, tal só deverá acontecer se a entrada de dinheiro através da alienação de soluções que ficaram de fora, forem efectivas. Ainda assim, Coates e Mathieu estão seguros e P.Oliveira, D.Duarte e Tobias são soluções a ter em conta.

3/ Adrien e William Carvalho a serem vendidos terão obrigatoriamente de ser substituidos por contratações. Petrovic, Battaglia, Matheus Oliveira e Bruno Fernandes não chegarão para fazer essa despesa tão elevada, pelo menos para já. Assim de repente diria que se os campeões europeus sairem, Palhinha e Matheus Oliveira saem também do plantel. É mesmo gente a mais.

4/ Com a chegada de Acuna, o lote de alas ficará completo. Iuri está a dar boa conta de si e até Podence está a mostrar poder ser opção na ala. Gelson não parece tão próximo da saída como há duas semanas atrás e ainda há B.Cesar ou Geraldes e Mattheus Oliveira (que também foram testados numa posição mais interior).

5/ Falta evidentemente uma alternativa a Dost e ela não é claramente A.Ruiz e será ainda cedo para o Ruiz mais jovem. Talvez o desbloqueio da venda de Castaignos traga novidades nesta matéria na próxima semana.

6/ Há excesso de alternativas para o lugar ao lado de Dost. Doumbia terá de ser uma delas. Dala, Podence e A.Ruiz são demasiados. Um grande quebra cabeças para JJ aqui nesta decisão.

Portanto se não sairem titulares previsíveis do plantel o que falta de mercado poderá ser mais ou menos isto:
1DD + 1DE + 1PL
O resto será optar pelos cortes do plantel actual, que serão muitos.

Saudações Leoninas.


2 comentários:

  1. Minha nossa, novamente este baralhar, partir, para voltar a distribuir?
    A passagem de JJ tem sido até agora um enorme carrossel de entradas e saidas. Só na defesa, já nem conta a quantidade de jogadores que foram utilizados, contradados e dispensados...

    ResponderEliminar
  2. "Assim de repente diria que se os campeões europeus sairem, Palhinha e Matheus Oliveira saem também do plantel" - se sairem ou não sairem?

    Nos centrais falta mencionar o André Pinto.

    ResponderEliminar