quarta-feira, 12 de julho de 2017

Como param as modas

Os plantéis até ao fim de Agosto nunca poderão ser considerados como fechados. É uma circunstância própria de não pertencer ao topo da cadeia alimentar do mercado das transferências. A qualquer momento a carambola do dinheiro pode levar um clube, recentemente vendedor, a chegar a um clube como o Sporting e fazer uma proposta convincente o suficiente para levar um activo que à partida estaria longe de ser considerado transferível.

Mesmo assim, já é possível entender que na baliza, Rui Patrício e Beto formarão nova dupla principal, restando saber quem vai ser o atleta escolhido para actuar na B e assim se tornar no 3º elemento do alinhamento. Falta, sem dúvida uma alternativa a Piccini, que estará dependente da venda de Schelotto. Já na esquerda, ficando Jonathan Silva (o que estranho, mas JJ lá saberá) e havendo mercado por Marvin, torna-se óbvio que há confiança na condição física de Coentrão, parece-me arriscado, mas os responsáveis...são responsáveis.
Nos defesas centrais, a fartura é mais que muita, mas se A.Pinto, Coates e Mathieu estão seguros, o mesmo já não posso dizer de Paulo Oliveira que, posso estar enganado mas, parece estar a ser preparado para uma cedência (resta saber se definitiva ou temporária). Entre Domingos Duarte, Tobias e Douglas deve estar encontrado a 4 escolha. Pessoalmente elegeria Tobias, já que me parece uma lástima prender a evolução de DD e errado pagar o salário de Douglas para mais uma época sem jogar.

No meio-campo está a grande dúvida deste mercado. William e Adrien estão nas listas de compras de muitos emblemas com dinheiro para gastar e o BdC, não estando a fazer de caixeiro viajante (como outros) não desdenhará realizar um encaixe volumoso o suficiente para pagar o sucesso financeiro da época inteira. Os seus substitutos estão mais ou menos por descobrir. Tanto Petrovic, como Battaglia, como até Bruno Fernandes não me parecem o grau de eficiência que o Sporting precisa nas duas posições referidas e embora tenham talento para lá chegar, não é lógico confiar em dois tiros incertos, quando se até tem margem financeira para procurar substitutos. Palhinha e Matheus Oliveira terão de esperar por oportunidades, as tais que podem surgir nestes jogos de pré-época ou rezar por uma boa carreira na Taça da Liga, em meados de Dezembro.
Nas alas, falta claramente um peso para equilibrar o talento de Gelson (Acuña parece próximo), ficando Iuri e Bruno César para as ocasiões. Não sei onde encaixar Ryan Gauld ou X. Geraldes por exemplo, mas no final de Agosto já teremos mais dados para fazer esta interpretação.

No que diz respeito ao ataque, os processos parecem-me mais adiantados. Na minha opinião faltará apenas a decisão de quem vai ser o suplente ideal de Dost. Leo Ruiz parece-me insuficiente (apesar do talento) e criminoso amputar-lhe o crescimento a jogar, portanto penso que a solução ideal seria a chegada de um jogador com provas dadas, mas de menor investimento financeiro. Para acompanhar Dost, existem várias soluções, Doumbia será a mais óbvia, mas há ainda Alan RuizDala e Podence (o que pode até ser excessivo na luta por 1 lugar com Doumbia). Via Matheus Pereira como útil nessa função, mas infelizmente JJ não o testou com convicção nessas funções e a minha esperança terá de ficar mesmo reservada aos meus instintos de treinador de bancada.

Convém também lembrar que o Sporting terá de colocar muita gente que não se encontra nestas linhas de texto, entre os quais Bryan Ruiz, Castaignos, Ewerton, Marvin e Schelotto. O que não será nada fácil pelo andar da carruagem.

Saudações Leoninas.

PS - Hoje há jogo com o Fenerbache. É às 19h30 e tem transmissão em directo através da SportTv1.

5 comentários:

  1. Concordando com o q foi dito e, contrariamente ao q a maioria reclama, também não vejo lugar p Francisco Geraldes nesta equipa. Ninguém lhe rouba o mérito e qualidade, mas no meio de tantas opções (à partida) melhores, não é por este escrever (bem) meia dúzia de textos bonitos nas redes sociais q merece a titularidade, como vejo tantos adeptos a pedir.

    ResponderEliminar
  2. "O que não será nada fácil pelo andar da carruagem."

    A independência costuma ter consequências destas, apenas resta continuar a insistir e a lutar pela transparência.

    ResponderEliminar