sábado, 15 de julho de 2017

Antes de criticar

...devemos tentar ver todos os lados de uma questão.
Este é um bom conselho para tudo na vida, mas especialmente bom para entender porque o Sporting leva a estágio de pré-temporada tantos jogadores oriundos da sua formação, não parecendo haver realmente hipóteses de ficarem no plantel final.

Algumas destas explicações podem estar na base da verdade e de facto tornam tudo muito mais compreensível e justificável:

1\ Fazer parte do estágio de seleção da pré-época valoriza os jogadores, especialmente os que o clube quiser emprestar a bons emblemas que os coloquem mesmo a jogar.
É um estatuto diferente sair directo da equipa B e dos júniores ou sair da equipa principal.

2\ Nem todas as contratações estão feitas, mas há amigáveis a disputar e sobretudo há treinos de 11 contra 11 para fazer. Ter jogadores que emulem o papel de futuras aquisições no plantel pode ser essencial para ensaiar muitas tácticas.

3\  O futebol é sempre imprevisível e as hipóteses de um jovem jogador convencer a equipa técnica é bem real. Os exemplos no passado são vários e lembro-me muito bem com William fez a grande surpresa dos adeptos ao conquistar não só um lugar no plantel mas na titularidade.

4\ Trazer um jovem a treinar em estágio com a equipa principal é uma enorme motivação e a melhor prova que tem importância para o clube. Mesmo não ficando ou até repetindo estágios sem fazer parte do lote final, a verdade é que é bem melhor ir do que não ir. Se nos colocarmos na posição do atleta entenderemos muito bem a diferença.

5\ Apreender as ideias do treinador principal ainda que sem continuidade na época é uma espécie de formação muito valiosa e JJ trabalha com o mesmo modelo há muitos anos. Ter a oportunidade de ir actualizando a adaptação a estas ideias é uma forma de acelerar possíveis integrações futuras.

6\ Existirá melhor forma de avaliar a evolução de um jogador do que trazê-lo para treinar com os melhores?

Pode ser que depois de lerem estes seis pontos possam entender melhor porque de 30 jogadores na Suiça, pouco mais de metade seja inscrita nesta janela de mercado.

Saudações Leoninas

3 comentários:

  1. Finalmente um pouco de lucidez em tanta barbaridade que se tem escrito. Muito bem, LdP!

    ResponderEliminar
  2. Exacto. Mas muitas pessoas só pensam nas coisas por uma perspectiva unidimensional: os jogadores se estão no estágio é por o JJ isto ou aquilo.

    ResponderEliminar
  3. Acho pouco sinceramente....para um clube que se orgulha da sua formação. Não poderiamos ficar satisfeito apenas com levar estes jogadores para a Suiça para treinar e ouvir as instruções do treinador.
    Podemos e devemos ser mais exigentes connosco e pedir ao nosso treinador que tenha um cuidado especial com jogadores que fazem parte do ADN do clube.

    ResponderEliminar