segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Benedito ou Maldito?

Nos últimos dias, o universo Sporting tem debatido fora dos ouvidos e dos olhos da Comunicação Social (por agora...) uma possível candidatura de João Benedito, ex-capitão da equipa de futsal e reconhecido defensor acérrimo dos ideais leoninos, à presidência do Sporting.
Há três pólos mais ou menos agregadores de opinião:

1/ os que sendo pró-BdC veem com desconfiança uma possível oposição assumida num pacto com outras forças que não só a de sportinguistas;

2/ Os que acolhem o boato com a satisfação de poder contar com um suposto candidato que não estará disposto a fazer um contraditório ao presidente actual assente em golpes baixos e demais campanhas anti-sporting;

3/ Os que anseiam poder ter alguém a chefiar uma oposição total ao establishment actual e apesar de satisfazer o seu desejo de uma 2ª via, não veem João Benedito como um candidato disposto à "guerra não convencional" que estão convencidos poder vir a ser a campanha.

Há em todas as facções alguns preconceitos e noções erradas do que é um processo democrático e eu temo que se, de facto a candidatura vier a materializar-se, o primeiro trabalho do João será o de definir claramente o seu perfil de candidatura, o que o separa e diverge de BdC ou do tipo de "oposição" que Dias da Cunha ou Rui Barreiro tentam fazer pelos jornais.

Pela minha parte, desejarei sempre que se apresentem mais candidaturas a um acto eleitoral no Sporting. Desde que reunam a condição de terem um projecto, esse plano ser benéfico para o clube e as pessoas certas para levar a cabo esse caminho, todas as candidaturas serão bem-vindas. Desenganem-se os que acreditarem que BdC será vencido apenas com a ideia fundamental de que "fazer diferente" significa alguma coisa. Não. Se existe forma de "destronar" o actual presidente da reeleição a única via é mesmo apresentar um projecto mais ambicioso, com mais garantias e com melhor elenco que o actual. Por outras palavras, quem quiser disputar de facto as eleições terá de fazer um trabalho gigante e excelente, porque não tenhamos qualquer dúvida, Bruno de Carvalho (com todos os seus defeitos) conseguiu num mandato, muito do que se propôs no acto eleitoral. Faltou apenas o título de campeão. A fasquia é elevada e qualquer coisa que não venha a tentar subi-la no futuro, terá uma expressão de voto pouco mais que insignificante.

Benedito ou outro qualquer serão sempre bem-vindos e nunca "malditos", mas a vir, que venham preparados para respeitar o fundamento de qualquer votação: acrescentar ideias, caminhos e pessoas válidas. No "day after" será o Sporting o grande beneficiado e não estratégias de culto individual ou posicionamentos para momentos futuros.

SL

12 comentários:

  1. Simplesmente não está preparado para ser Presidente do SCP... Um dia poderá vir a ser, e com todo o gosto lá o teremos, por enquanto podia tentar algum cargo de relevância para ir conhecendo os meandros do futebol. SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Simplesmente não está preparado para ser Presidente do SCP"

      Bruno Carvalho estava?

      Não é por aí (como se viu).

      Venham de lá muitos candidatos e muito debate.

      Não queremos vencedores de vencidos antecipados.

      Eliminar
    2. Tanto estava que não falhou. Não acho viável, pelo menos para já, arriscar num projecto que nos ponha no rumo ao passado.

      Eliminar
  2. O meu receio é que o João se deixe instrumentalizar por ser lisonjeiro que o considerem presidenciável. Mas jamais será presidenciável quem queira ser presidente do Sporting para ser um tipo bonzinho e simpático para ter boa imprensa.

    A defesa dos interesses do Sporting exige que o presidente do Sporting tenha má imprensa e seja impopular junto dos adeptos dos outros clubes se for preciso. Não quero mais bananas à frente do meu clube. Se o João aparecer como um "queridinho" para agradar a tias e a queques, mais vale nem ir a votos, porque será humilhado.

    ResponderEliminar
  3. O último presidente do Sporting, que era bonzinho, relativamente jovem, agregador de uma larga maioria da simpatia sportinguista (não vale agora estar com tangas e revisionismos históricos, porque a maior parte da malta gostava dele) sportinguista dos 7 costados e tinha boa imprensa (tudo rigorosamente verdade) foi... José Eduardo Bettencourt. Depois abriu-se o melão, ou maçã, conforme prefiram, e estava "podre".
    A comparação é simplista e não deve ser levada a sério. Porém, não menos simplista que achar que um grande sportinguista, boa pessoa e com boa imprensa pode dar um grande presidente.
    Estou com o Javardeiro/LdP. Quero ver programas, medidas, propostas e equipa. O quê, como e quando. Até lá, também eu sou sportinguista, não menos que os demais e, há quem me ache, boa pessoa e educado.
    SL

    ResponderEliminar
  4. O João Benedito vai voltar a jogar Futsal no Fabril do Barreiro

    ResponderEliminar
  5. Se for verdade o que circula por ai, o benedito é um filho da puta dum vendido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Menos, muito menos.

      Também circulam muitos rumores sobre ti e sobre o teu vizinho, e então?

      Eliminar
  6. Já comecam a tentar borrar o nome de "possiveis" candidatos.

    Nem esperam pelo concretizar. Os soldadinhos andam mesmo nervosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. filho da puta,

      Com uma reacção dessas só confirma ao nível de javardice a que a escumalha do croquete é capaz de descer para tentar voltar ao regime do saque.

      Eliminar
    2. Acalma-te soldadinho. Isso de comer hamburgers com tal estado de exaltacao é coisa para te dar uma coisinha má.

      É um facto, ainda nem se sabe se Benedito será ou nao candidato e já escrevem que é " um filho da puta vendido"

      Eliminar