quarta-feira, 21 de maio de 2014

Uma Eleição Bipolar? Não obrigado!

Eu sou do tempo em que os tripas e bentas ainda disfarçavam os seus candidatos às presidências da Liga e FPF com nomes que não lembravam a um diabo, sempre adeptos confessos da Académica ou do…Carcavelinhos. 
Mas se há coisa que o futebol perdeu foi a vergonha na cara. Hoje em tudo o que mexe no desporto-rei cá do burgo ou é azul ou vermelho. Sem mas nem mais. Na arbitragem, na justiça, nas tvs, nos jornais, na Selecção Nacional, nas empresas…tudo…puxa mais para um ou para outro.

A bipolarização já é tão assumida que nas próximas eleições da Liga há para já 2 candidatos: Paulo Teixeira, Dragão de Ouro e ex-vice presidente de trazer por casa dos tripeiros e Fernando Seara, actual paineleiro e pau para toda a obra na arte do tacho bentas. Como todos sabemos (ou ficamos a saber agora) qualquer candidatura tem de ser suportada por um conjunto de clubes e aguardo com mais ansiedade que o Lopetegui espera por jogadores espanhóis, pela "contagem" de espingardas de cada candidatura. Aí, meus amigos , vamos ver quem é quem. E quem sobra, sendo que o Sporting na minha opinião devia ser uma sobra assumida e convicta.

Mas tal como na política, o Sporting não deve ficar à margem do "tempo de antena". Isso é um erro clamoroso. Quem quer ditar os novos tempos do futebol português deve dar o exemplo e os leões deviam apoiar um 3º candidato. Fala-se que poderá ser o actual presidente Mário Figueiredo…uma triste ideia a ser verdade. Mesmo que consiga reunir 1 clube ou outro, apoiar este marmanjo é a mesma coisa que usar um bocado de papel higiénico duas vezes - vais sujar mais do que limpas.
Na minha opinião, o Sporting deve propor um nome, não de um sportinguista (isso era fazer copy paste da trampa que os outros fazem) mas de uma figura proveniente de um clube da nossa simpatia que não esteja conspurcado pela imundice do nosso futebol. Alguém que não nos vire a casaca assim que saia da tomada de posse.

Para alguns dos clubes "pequenos" esta acção promovida pelo Sporting seria um alívio, pois muitos devem estar a suar abundantemente à velocidade da hesitação para confirmar o apoio "pedido" pelo Pintinho e pelo Orelhas. Ironicamente esse nome podia até ganhar, graças à cobardia destes presidentes, que apenas navegam na espuma dos favores e nunca são a favor nem contra nada. 

Uma coisa é certa, a pressão da bipolarização é enorme e o Sporting deve aliviá-la sempre que possível. Deve lembrar que é uma potência não por estar sempre a repetir esse discurso, mas com actos. Gestos que digam a todos os outros poderes do futebol: "calma lá que eu também tenho voto na matéria".

SL

2 comentários:

  1. Também acho que o Sporting deveria apresentar um candidato por si apoiado...
    Um candidato que desse garantias de independência...um candidato com vergonha na cara e inteligência no devido lugar...
    Ao fim e ao cabo um candidato que desse garantias de não tratar uns como filhos eoutros como enteados...

    ~Será muito possível que se o fizer, ele não tenha o apoio necessário para ser eleito, porque os dados estão lançados e viciados de há muito...

    Mas pelo menos "marcava presença" ...e agitava as águas...!!

    SL

    ResponderEliminar
  2. Noticias fresquinhas do clube do manel melão:

    http://cmtv.sapo.pt/atualidade/detalhe/alguns-jogadores-do-benfica-nao-compareceram-ao-jantar-de-comemoracao.html

    ResponderEliminar