terça-feira, 6 de maio de 2014

Há horas mais importantes que outras

Para mudar, seja o que for, é preciso reunir duas coisas: inteligência e tomates. A inteligência é fundamental para entender 1- Que algo não está bem 2- Que podia estar melhor 3-O que se pode fazer para melhorar. Os "tomates" ou se quiserem coragem, serve acima de tudo para passar das palavras e considerações aos actos. Sem "mas", sem "secalhar", sem "era capaz se".

Nós Sportinguistas somos excelentes no diagnóstico, nas intermináveis reflexões, nos estudos profundos das ciências desportivas, na poética das organizações...falta-nos o resto. As mãos calejadas, as mangas arregaçadas, a testosterona que transpira a "coisas feitas" e a orgulho por "ter despachado". Somos um clube de ideólogos e laboratórios ensaísticos, lugares que só existem na nossa cabeça e onde vive um grande, enorme, gigantesco clube chamado Sporting Clube de Portugal.

O problema é que esse monumental clube só se encontra mesmo na virtualidade de cada uma das nossas epopeias mentais...na realidade, o Sporting está a lutar dramaticamente por ter gente nos estádios, ter gente nas estruturas desportivas amadoras, ter gente a apoiar e suportar o clube nos vários eventos, desportivos ou não, que promove.

Muitos Sportinguistas apenas foram a Alvalade 2 ou 3 vezes na vida. A maior parte nunca viu um jogo ao vivo de Futsal, Hóquei ou Andebol. 99% nunca praticou desporto numa instalação do clube. A maioria não adquire merchandising há mais de 5 ou 6 anos e...nunca sequer leu as gordas do jornal do clube. Arrisco-me a dizer que o Sporting é muito maior como ideia, como coisa etérea do que como organização desportiva.

Pois andam por aí uns rapazes que estão a lutar contra a ditadura do alheamento e fartos de verem os "espertos" do futebol enxovalhar as hipóteses de crescimento do clube que amam, decidiram pôr mãos à obra e arregaçar as mangas. Começar pelo Sporting, acabar onde quer que exista um adepto com vontade (e tomates) para mudar o que está mal.

Sim, estou a falar do Movimento Basta! Um nome tão conhecido como esvaziado de reconhecimento por parte de quem quer que todo o podre permaneça intacto. Muitos falam deste Basta! sem sequer ter lido duas linhas do que se propõe, do que defende e realiza. Estes rapazes oferecem com generosidade o tempo, o espaço e os argumentos certos para todos os que enchem a boca para dizer mal do futebol português.

Mas como têm tomates, não falam só disso. Pensam e agem. Ultrapassam a fronteira do clube imaginário e vão para as ruas, estádios e portas de FPF agitar o marasmo de consensos inúteis. Lamentavelmente e apesar de imensa adesão online, quando chega a hora de ter os Sportinguistas do seu lado, a coisa murcha. Todos se remetem às desculpas do costume e "esquecem-se" de que há uma batalha a decorrer e da qual estão a debandar.

Para os que não debandam, para os que têm consciência que só um clube que luta é que ganha, para os que não acham que são sempre os "outros" que devem mudar as coisas por nós, para todos esses um desafio: No Domingo, 2 horas antes do jogo com o Estoril, é necessário sensibilizar todos os Sportinguistas para a urgência de um protesto pela Verdade Desportiva no nosso futebol. Quem tem a "barriga cheia" de segundos lugares pode ficar à margem, mas para os outros, que sabem o que nos espera no próximo ano, este é uma oportunidade de se juntarem ao Movimento.

Às 14h00 e até à hora de início do jogo, nas imediações do Estádio de Alvalade, será continuada uma recolha de assinaturas, numa petição que já decorre desde o jogo Sporting-Porto e que será entregue na Assembleia da República.

Existe uma versão online desta petição que podem ver e assinar aqui:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=movimentobasta

O que o Movimento pede a cada Sportinguista é simples: ajuda a sensibilizar outros leões!

SL

PS - Quem desejar ajudar na recolha, como voluntário, por favor envie um e-mail para:
grupo.movimentobasta@gmail.com com Nome e Contacto Telefónico

7 comentários:

  1. Ena...um de cada vez por favor! (acho que tive mais razão do que pensava)

    ResponderEliminar
  2. www.amorsporting.com adicionei-o aos meus blogues a seguir. Gostaria de saber se também estará interessado em adicionar-me ?Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
  3. Oh Rui...podias ter colocado esta mensagem a seguir a todos os posts...mas justo nesta?!
    É que me parece um..."sim, sim...tou-me a cagar para o teu blog, o que eu quero é promover o meu." E isso depois de um texto a exortar para a união e deixarmos de olhar para o umbigo...é mau demais Rui Fernandes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah é a isto que você chama de união ? A ajuda mútua diz-lhe alguma coisa ? Para que saiba a maioria dos blogues de sportinguistas para sportinguistas aceita esta partilha. Com esta resposta é claro que você não não sabe o que é UNIÃO e quem está a pensar no próprio umbigo simplesmente é você. O seu nick name diz tudo...........

      Eliminar
    2. Caro Rui, parece-me que não costuma visitar este blog, senão não dizia as barbaridades que disse acima. Leia os posts das ultimas semanas e compreenderá. Concordo com o javardeiro, a sua actuação no primeiro comentario foi no minimo infeliz, e ele apenas desabafou sem o ofender... Nao precisa de desencadear uma guerra por isso...

      Eliminar
  4. Missão Pavimento = Mavilhão Basta8 de maio de 2014 às 10:55

    Exortar à união... em torno do Movimento B*sta.

    ResponderEliminar