sábado, 3 de agosto de 2013

Sombras

Eu sei que para qualquer Sportinguista que se preze, o tema Bruma é mais ou menos o mesmo que escarafunchar uma ferida. Mas, perdoem-me a imodéstida, sempre tive a mania de “estripador intelectual”...o que em português também se pode chamar de pica-miolos.

O caso teve um desenvolvimento inesperado. Olhando para Baldé ou Bebiano é óbvio que não estamos a falar em “bad boys” da imundice do nosso futebol. Não são nem “bad” o suficiente para estar a pisar os calcanhares a uma direcção de um grande em estado de graça, nem “boys” que baste para ir para uma CAP esgrimir com advogados habituados às lides do nosso sistema desportivo.

Se 1+1 são dois, então há alguém por detrás desta destemida pouca-vergonha na gestão do conflito de Bruma com o Sporting. Alguém com poder, influência e até dinheiro para cobrir prováveis acidentes de percurso. Alguém que deu garantias ao próprio Bruma que o seu futuro estaria sempre seguro.

É que mesmo que o ordenado declarado do rapaz fosse o que disseram, só um parvo é que acredita naqueles valores e mesmo que a rescisão sem justa causa seja cortada para 1/3, mesmo assim estamos a falar em 10 milhões de euros. Ora, eu não sou um génio da contabilidade, mas tenho a certeza que nem Bruma, nem os chulos que o aconselham têm esse dinheiro.

Mais, não será também Zahavi que pôs as mãos no fogo por esse tipo de verbas. Bruma para o chulo-mor isrealita é apenas mais um prospecto de investimento, não é nenhuma “cash cow”, tenho dúvidas até se não foi com a saída (aparente ou não) deste biltre da fotografia que começaram os verdadeiros problemas com o Sporting.

Com dinheiro não se brinca e neste terreno de jogo, não pode haver derrotas. Se alguem “empurrou” Bruma e os chulos para a CAP, sabia que não vencendo a disputa enterraria completamente o “ouro” ao clube. É que parecendo que não, se for dada razão ao Sporting, BdC pode muito bem dizer ao Srs. Balde e Bebiano qualquer coisa deste género:

“Ora bem, como sou um gajo porreiro proponho aqui um contrato de 6 anos, com o vencimento de 10 mil mês. Eu sei que vocês queriam 10 vezes isto, por metade da duração, mas pensem bem...é que se eu não for porreiro, alguém vai ter de me pagar 30 milhões de euros”.

Portanto, a pergunta da ordem é mesmo, quem é esta “sombra” que orienta os chulos de Bruma?


SL

14 comentários:

  1. Esta imundice cheira a... lampionagem na área...

    ResponderEliminar
  2. Javardeiro, desculpa a ignorância, isso é mesmo assim? de onde vêm os 30M que o Sporting poderá reclamar se ganhar a disputa? Obrigado, abraço, Miguel

    ResponderEliminar
  3. Os 30M vêm da cláusula escrita no contrato de Bruma no qual diz que se o jogador rescindir contrato com o clube sem justa causa terá de desembolsar uma verba de 30M!

    ResponderEliminar
  4. Eu estou convencido de que o fcp está por detrás do nevoeiro...

    O pintinho ainda domina o "sistema" e assim sendo...

    3 do sindicato mais 1 submarino... não amarelo, mas azul...

    Dá 4 contra 2 não é...?

    ResponderEliminar
  5. Há alguém e vamos acabar por saber.... Não falta muito.

    ResponderEliminar
  6. Pois é, mas quantas decisões favoráveis, vindas da justiça desportiva, tem o Sporting no seu historial?

    Esqueçam o Bruma. Mesmo que fique 1 ano sem jogar, ao Sporting não volta mais. O processo todo foi nesse sentido. E os blogs que o insultaram, os adeptos que o insultam e escrevem para ele não voltar mais só o estão a ajudar.

    Quanto muito, o Sporting receberá o valor que pagou nestes anos (do suposto) do contrato ao Bruma e o valor que falta até ao final do mesmo. Imaginem, 2 mil euros por mês... dá uma fortuna. E isto é se for dada razão ao Sporting!

    O Sindicato já disse que apoia Bruma. Não sei se apoia o Oblak, o Atsu, o Rolando ou o Cardozo, impedidos de entrar na empresa onde trabalham, mas que apoia o Bruma, apoia, e já fizeram questão de o mencionar em público.

    ResponderEliminar
  7. Pois então que vá para o raio que o parta...

    Já havia Sporting antes da Bruma...e vai continuar a existir Sporting mesmo contra todas as tempestades...e sacanices...!!

    Quanto ao "pesarem" no não do Bruma as atitudes de certos adeptos, também já não me admira...
    Há adeptos leoninos que pelas suas tomadas de posição (em tudo), seriam mais benéficos ao Sporting... se apoiassem "às claras" os outros...

    É verdade sim que não me recordo de alguma vez ganharmos na justiça (?) desportiva...

    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
  8. http://www.ojogo.pt/jornaldodia/interior.aspx?content_id=3356253

    ResponderEliminar
  9. Na minha opinião, o Sporting tem razão no caso Bruma, basta ver que a FPF aceitou o contrato do jogador como bom. E a FPF tem um departamento jurídico competente e muito experiente. Assim como o do Sporting Clube de Portugal. A grande questão é, se estará mais alguém, para além dos seus representantes, a apoiá-lo e a influenciá-lo. O jornal o jogo de ontem relata o interesse do outro clube da 2ª circular. A ser verdade, até que ponto isto não influencia a CAP? Será a CAP isenta tendo 3 elementos do sindicato dos jogadores em 6? Estas é que são as questões, quanto ao resto a razão é do Sporting. S. Leoninas.

    ResponderEliminar
  10. Dia 9 0 Sr. Maximino vai ver, infelizmente, a sua hipótese validada...

    ResponderEliminar
  11. http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/sport/sporting/jurista-que-ja-trabalhou-para-o-fc-porto-ajudou-bruma

    ResponderEliminar
  12. Pois eu tenho um palpite que a CAP vai dar razao ao Sporting.

    E o que eu faria nesse caso era simplesmente renovar contrato com o Bruma até 2018 (ele nao terá grande alternativa) e enviá-lo para o estrangeiro durante pelo menos 1 ano (Cercle Brugge por exemplo).

    Os adeptos teem reaccoes virulentas e muito fortes, mas esquecem tudo em alguns meses. No final de 2013-14, quando tivermos feito uma temporada bem-sucedida e estivermos em condicoes de realizar 1 ou 2 grandes vendas (leia-se Patrício por 20 milhoes e possivelmente uma das "pérolas" mais jovens), podemos tratar de (de fininho) fazer regressar o Bruma e integrá-lo no plantel.

    Que o FCP está por detrás disto, salta à vista. Que BdC já demonstrou saber defender os interesses do Sporting enrabando o FCP quando é preciso, também (fala-se pouco do Miguel Lopes mas os Sportinguistas deviam lembrar-se disso quando se sentem inferiorizados em matéria de "manobras futebolísticas").

    SL

    ResponderEliminar
  13. "E o que eu faria nesse caso era simplesmente renovar contrato com o Bruma até 2018 (ele nao terá grande alternativa)"

    Não tem alternativa? Com contrato até 2014? Até parece que falta muito tempo para 2014... Ok, a razão é do Sporting. Vou para a B ou para A?
    Dá cá os 2000 euros por mês, vou treinando, não sei se querem que jogue ou não.
    Janeiro: negoceio o contrato com quem quero
    Maio: adeus, até um dia. Mas paguem até 30 de Junho, sff.

    Tem 18 anos. 8 meses sem jogar não é nada. Passa no instante.

    ResponderEliminar
  14. Octavio

    Pelo que tenho lido, o contrato do Bruma com o Sporting tem uma cláusula que obriga ao pagamento de 30 milhoes de euros (ou uma soma desse género) em caso de rescisao sem justa causa. Sao muitos baldes de cimento por dia...

    Para além disso, para um jogador de 18 anos em plena evolucao futebolística, 10-11 meses sem jogar futebol (e nao 8; Agosto 2013 até Junho 2014, e ele já está sem tocar na xixa deste meados de Julho) sao fatais. O Bruma poderia continuar a jogar à bola, claro. Mas nunca mais chegaria a ser um jogador de eleicao. Daqueles que ganham 1 milhao de euros por época, tás a ver? ;)

    ResponderEliminar