sábado, 24 de agosto de 2013

Académica e Bruma

Hoje há jogo. Normalmente esperaria uma vitória frente à Académica, mas esta ainda não é uma equipa normal do Sporting. Optimista sim, mas não deslumbrado. São equipas como a de Coimbra que normalmente estragam os nossos campeonatos, fecham-se, retraem-se, arriscam pouco, jogam na ratice e a contar com o relógio.

Assim espero para ver, se as melhoras aguentam um embate muito diferente do que foi a jornada passada. Aroucas há poucos e mesmo a equipa dos estudantes (ainda menos aperfeiçoada que a nossa e com muito menos potencial) pode por à prova o nervo e a coerência do Sporting de Jardim. Mas essa é a via sacra que este Sporting vai ter de percorrer, sem abalar no objectivo que para mim sempre será o apuramento para a Champions.

Há quem ponha os Leões já nas coisas do título, mas essa pressão é o bife da casa que os responsáveis leoninos devem recusar. A carne está mal passada e o molho sabe demasiado a pressão, uma pressão que pode a pouco e pouco fazer o que sempre faz...causar uma digestão muito complicada dos maus resultados.

Ao contrário do que muita gente pensa um título conquista-se jogo a jogo.

Li a entrevista de BdC à Bola e em muitas respostas "leio" um presidente mais "esperto"...um dirigente que já aprendeu a morder antes de ladrar. Fiquei muito contente por entender que em muitas matérias o clube vai jogar mais nos bastidores (caso Ilori é um bom exemplo) e menos com tiradas bombásticas "dadas" de bandeja à imprensa, para que esta faça o resto do trabalho incendiário.

"Bruma perdeu a primeira batalha"

Este foi o título mais lido por toda a imprensa. Curioso...como a verdade tem formas curiosas de ser vista. Sim foi de facto o jogador que perdeu. Balde e Bebiano...para esses...foi um contratempo menor. Repare-se que poucas horas depois da decisão que sempre disseram (se acontecesse) podia aproximar o jogador e clube da renovação, disseram que Bruma podia avançar para a rescisão unilateral. Brilhante....não é preciso uma comissão de juristas para entender que para estes chulos o que interessa é vencer a guerra de poder sobre os direitos do clube formador...o que acontece a Bruma e à sua carreira é...apenas um fait divert.

Bruma tem 3 soluções:

1- Regressar ao clube e enfrentar o castigo de exclusão de competição durante um ano.
2- Encontrar um clube que ofereça uma verba pela sua contratação (o Sporting só deverá negociar acima de 7 milhões)
3- Rescindir unilateralmente e receber uma autorização provisória para jogar num clube estrangeiro.

Não vejo como será possível  uma renovação, a não ser que o jogador mande Baldé e Bebiano dar uma volta (teria muitos mais argumentos que quando o fez com Zahavi). A primeira opção é má, a segunda é difícil e a terceira um risco enorme para o tal clube. Assim, se tivesse que adivinhar, diria que os chulos vão avançar para a FIFA com os mesmos argumentos com que foram para a CAP. Como estas coisas não são céleres, o período de inscrições vai expirar e restará a Bruma ficar no Sporting até Dezembro (ficar é um termo livre, não vejo como os chulos vão permitir ter o jogador a treinar nas instalações do clube...à mão de alguém que o faça mudar de ideias).

Mas se Bruma fosse um rapaz mais inteligente e bem informado saberia que a UEFA ou FIFA raramente desautorizam uma Federação nacional....e seguindo esta linha de acção...no final perante uma decisão desfavorável...daria ao Sporting todos os argumentos para ele mesmo rescindir e pedir uma indeminização.

Aliás o Sporting pode, até chegar essa decisão , criar ele próprio várias nuances interessantes, como convocar o jogador para jogos oficiais, interpor acções sobre Baldé e Bebiano por difamação do clube, por tentativa de aliciamento de um seu activo, pressionar a FPF para fazer cumprir o resultado da decisão da CAP e até (sim amigos porque isto não é uma guerra limpa) soltar os "vasculhadores" de vidas pessoais em cima dos chulos...nunca se sabe o que se descobre...e se o Bruma não lê jornais, pelo menos vê televisão ou conhece alguém que o faça.

SL

1 comentário:

  1. Subscrevo inteiramente o último parágrafo. Já chega de sermos anjinhos e politicamente correctos. Tentam lixar-nos, lixamos de volta!

    ResponderEliminar