quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Despachar

Esta é aquela semana em que se decide o que ficou por decidir. Aceitam-se os negócios que se rejeitaram, rejeitam-se os negócios que impedem outros negócios. O plantel do Sporting parece fechado desde a entrada de Slimani. Mas BdC sempre foi avisando que podiam entrar jogadores dependendo das saídas.

A todas as horas, até ao fecho de mercado vão haver novidades, umas boas, outras menos boas. A viabilização do clube precisa, e aqui os sportinguistas tem de se lembrar que há acordos assinados, emagrecer e fazer algum encaixe substancial.

Uma coisa é certa, os cortes ou as receitas parecem deixar de fora (por agora) as mais valias confirmadas do plantel da época passada (Patricio, Rojo, Rinaudo, André Martins, Carrilho e Capel) excepção para Wolfswinkel que pertence a uma decisão absurda da direcção anterior.

Bruma - Surge agora a notícia (por confirmar) que o Galatasaray vai resgatar o jogador por 12 milhões. A confirmar-se é um sentimento de raiva misturado com decepção. Raiva por saber que gente sem dignidade e respeito pelo clube vai ficar milionária com uma operação destas e decepção por perder tudo o que um jogador como Bruma podia ter dado ao Sporting num futuro próximo. Resta saber se antes de tudo isto acontecer...se chegasse esta proposta, teria o Sporting aceite?

Ilori - Outro em vésperas de sair. Diz-se que o Sporting pode encaixar 7 milhões por 50% do passe. Gostava de saber qual a percentagem que cabe desta verba ao Sporting e como vai o clube e empresário fazer a transferência para um clube da Premier League (que não autoriza compras a empresas ou empresários). Fora isso e de forma bem diferente de Bruma, acho uma lástima ter de vender agora, mas não estou certo da capacidade do central em vir a ser um jogador para transferências de 30 milhões.

Onyewu - Um peso pesado que devemos respeitar e desejar a melhor sorte no que resta de carreira.

Pranjic - Uma enorme desilusão, que apenas trouxe palavras de ingratidão. Panathinakos que o leve, pena que não pague todo o salário e que fique lá de uma vez.

André Santos - Entendeu-se bem cedo que a actual estrutura não viu no jogador todo o potencial que foi reconhecido no passado. A par de Pereirinha, foi dos mais mal aproveitados no clube pela obsessão por estrangeiros e maus treinadores. Completamente ultrapassado pela nova geração de Williams e João Mários. Os 40% dos direitos e a troca por um jogador do Vitória foram uma escassa compensação...mas ainda assim interessante.

Turan - Um mistério. Tal como muitas contratações do benfas, o franco-turco nunca fez um jogo oficial pela equipa principal (que me lembre) e assim não surpreende a sua saída, a custo zero. Os 40% equivalem a pouco nesta altura.

Bojinov - Os mais resistentes. O búlgaro não tem qualquer tipo de espaço e só tem interessados na Bulgária e Itália. Em ambos os países, 2 ou 3 clubes gostavam de o receber....mas de borla. Para uma jogador que ganha uma fortuna, não ter um clube que seja que pague sequer 1 milhão (que ainda devemos ao Parma) e suporte a totalidade do salário é...curioso.

Labyad - Parecia ser intenção do presidente e treinador recuperar este talento, para equivaler ao seu alto salário. Quem não esteve para isso foi o próprio jogador que nunca convenceu Jardim (que tem pouco de romântico) e deixou o clube com um activo que não se valoriza. Talvez as dúvidas que ainda recaem sobre Gerson Magrão para rivalizar com Martins pelo lugar de pivot ofensivo, deixem uma margem para o marroquino se afirmar. Para já, parece não ter entendido essa circunstância.

Jeffren - Alguém da Liga Espanhola deve ter uma vaga por fechar e Jeffren ainda tem algum mercado por essas paragens. Um peso morto desde que chegou a Alvalade. Morto e caro. Podia ter sido um dos melhores jogadores a vestir a nossa camisola. Foi um dos piores.

Evaldo - Complicado. Há o rumor que pode rumar a Guimarães. Só não sei quem suportará o salário. O Vitória não tem sequer a possibilidade de pagar 50% dos 50% que o jogador aceitou baixar para ficar no plantel e renovar.

Com o final destas "arrumações"...o Sporting pode poupar cerca de 7 milhões e ainda receber um encaixe de quase 20 milhões. Não é um resultado brilhante, mas não há muito por onde criticar. A última época foi desastrosa e os salários que estes rapazes auferem é um stop sério à realização de bons negócios. Quanto à entrada de novos elementos...com estes negócios de "aflitos"...o melhor será guardar a "bolsa" para investimentos futuros.

SL



1 comentário:

  1. Então o Vitória não tem dinheiro para pagar o ordenado ao Evaldo mas já tem para pagar ao André Santos? Ou há outra pessoa a pagar o salário ao André Santos? Espero que tenha sido incluída alguma cláusula à Insua na cedência do André Santos, senão já estou a ver o Bufas em Dezembro a contratar o André Santos e o Tiago Rodrigues, André Santos com o valor de 50 cêntimos e o Tiago Rodrigues a valer o restante.

    A questão da compra do Ilori é fácil, paga-se ao clube (neste caso o SCP) que posteriormente paga ao fundo/empresário. O que a Premier League também não autoriza é que os seus clubes utilizem jogadores com "third party ownership", pelo que na prática não significa 7M por 50% do passe mas sim 7M pelo Ilori e depois o SCP paga 50% ao fundo (na prática o negócio só rende 3.5M ao SCP) e alguém se deve ter enganado na tradução.

    Quanto ao Bruma, tendo em conta a situação financeira do clube, só um incompetente é que não teria aceite esta proposta caso ela chegasse antes de tudo isto acontecer, quanto mais agora. Mas eu simplesmente não acredito nesses valores e parece-me apenas mais uma invenção dos pasquins.

    ResponderEliminar