segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Um clube à beira de um ataque de nervos

Acto 1


GL apresenta o seu projecto, bom na verdade não é bem um projecto, mas tem Luís Duque e Carlos Freitas como bandeiras, um tipo do ACP para fabricar mais vendas, um ex-inspector para meter ordem na casa e um treinador Domingos na manga...

Acto 2

GL ganha as eleições por um pintelho, contra um pintelho, na eleição mais polémica de sempre, num acto eleitoral que deu um bigode ao do bigodes. A diferença foi mínima e chamava-se Duque, Freitas e Domingos.

Acto 3

GL apresenta Domingos e num verão louco Duque e Freitas indemnizam um plantel para sair e contratam um novo. Agora sim o Sporting tinha uma equipa!

Acto 4

O principio da época foi um assalto arbitral a que se seguiu uma série de vitórias, no Natal já Domingos estava nas lonas com os sócios e a imprensa. É despedido e para o lugar vai Sá Pinto que estava a fazer uma época excelente nos júniores.

Acto 5

Sá Pinto moraliza a equipa e com a Liga perdida, a Champions perdida, faz uma boa Liga Euopa e uma medíocre final da Taça.

Acto 6

GL renova com Sá Pinto por 2 anos. No Verão mais uma série de entradas e saídas. Todos os opinadores são unânimes, a equipa está bem apetrechada e com as saídas de Hulk e Álvaro Pereyra do Porto somando às de Javi, Saviola e Witsel do Benfica a equipa tinha mais hipóteses de lutar pelo título.

Acto 7

Sá Pinto tem um início de época desastroso. A equipa não joga bem, não ganha jogos, e a pré-época parece ter sido completamente desaproveitada. O treinador é despedido, sendo que Oceano (que estava a fazer uma excelente campanha na B) é eleito como interino.

Acto 8

A equipa vai ao Dragão e perde. A dança de nomes na imprensa desfila a uma velocidade vertiginosa. A direcção vai adiando o dia da decisão.

Acto 9

Depois de avanços e recuos na escolha do nome do treinador, o processo pára.  Aparentes divergências entre Duque, Freitas e GL já são tão visíveis que o Presidente chama a si a condução do processo.

Acto 10

GL diz que o próximo treinador já está escolhido, mas há trabalho a fazer antes da contratação, cheira a remodelação.

Acto 11

Os jornais dão conta de manobras para fazer sair Duque. Freitas ameaça com a demissão. Entretanto vão-se batendo recordes de indecisão quanto à definição do próximo treinador. Oceano é cada vez menos um interino e candidata-se a ficar até ao final da época.


Esta peça de teatro não me agrada. Cheira a egos, a incompetência, a precipitação por tudo quanto é lado...e sim desgoverno suficiente para provocar nos sócios a ideia que esta direcção está prestes a cair.

Vejamos.

GL está quase a perder todos os trunfos que lhe deram a presidência. O Presidente em si é uma figura que diz pouco aos sócios, sem carisma (que se esforça) mas não tem uma imagem de liderança.

Sem Duque, sem Freitas, sem o gajo do ACP, sem o ex-inspector, sem Domingos, sem Sá Pinto...quem é este Sporting? Quem decidirá a vida do futebol do clube? Varandas? Uma empresa de consultoria? O próprio GL?

Oceano na equipa principal dá alguma garantia de ser melhor que Sá Pinto?

Remodela-se um departamento para escolher um treinador?

Saem 3 pessoas de altos cargos por discordarem da entrada de uma?

Afinal não há projecto e só se admite isso quando é despedido o 2º treinador num mandato que só tem 1 época realizada?

Que comedia para os nossos rivais. Que tragédia para os Sportinguistas.

SL

2 comentários:

  1. Tragédia mesmo!

    e todos nós, a apenas 1000 votos (o que se calhar até representa menos do que 500 sócios) de poder mudar as coisas...

    Foda-se... até a nossa capacidade associativa está a dar sinais de tragédia...

    ResponderEliminar
  2. Vendo bem as coisas no Universo Sporting, podemos afirmar que de monótonos não temos nada.
    Estórias á catadupa, quebra-cabeças, puzzles, redefenições estratégico-políticas, dramatizações draconianas, ACPs, PJotas, Dasss, o complicatrómetro tá sempre em alta rotação!
    Parafraseando um sábio conselheiro, GL e seus pares, desamparem-me a loja !!!


    SL
    DEA

    ResponderEliminar