domingo, 14 de outubro de 2012

Pobre Oceano, Pobres de nós.

O que GL pediu a Oceano ninguém sabe, mas eu sei e vou-vos dizer aqui palavra a palavra:

"Oceano, vou-te pedir para que finjas ser o treinador do Sporting até ao fim da época. Vais sofrer horrores naquele banco, com derrota atrás de derrota, sempre com um ar de quem sabe o que está a acontecer. Mas não farás absolutamente nada para salvar a equipa...esse papel estará reservado para o próximo gajo. O tal que irá recuperar a equipa...na próxima época, quem sabe tirá-la da Liga de Honra, isso sim mostraria o quão bem escolhi o próximo treinador. Pode parecer à primeira vista que será tu que serás culpado da desgraça que vão ser os próximos jogos, mas fica tranquilo, por servires de saco de boxe nesta missão, terá um bom prémio...nunca serás treinador principal do clube".

O pior é que ao que parece Oceano parece ter concordado...ou se for minimamente esperto começa já amanhã a roer a corda. O seu a seu dono e quem tem de pagar pela merda de resultados que por aí vier não é Sá Pinto, nem Oceano, nem o Domingos, nem o Paulinho, mas sim a Direcção.

SL

10 comentários:

  1. Sou leitora assidua deste blogue, aprecio a pertinencia e sarcasmo do mesmo. Agora querer que a direcao arrange um treinador nesta altura da epoca, so alguem que pouco percebe de futebol e nem nunca jogou futebol manager. A pressa faz errar e pagar caro, algo que ate os blogueiros ja perceberam que nao nos podemos dar ao luxo. A epoca esta semi perdida, o futuro com ponderacao e o que nos resta.

    ResponderEliminar
  2. A época está perdida? A minha cara sabe o que acontece às nossas finanças se falharmos a Champions mais uma vez? Se não vendermos um jogador por uma verba considerável? O que acontece se nenhum dos contratados a época passada se valorizar? O que acontece se Alvalade perder a maior parte dos espectadores?
    A Vera imagina o que pode acontecer com mais uma época sem troféus e um 4º lugar? Se não, eu digo-lhe.
    1/ Execução de dividas - Mais ou menos o que o Besiktas teve de fazer.
    2/ Contenção salarial e proibição de aquisições sonantes
    3/ Eleições antecipadas

    Chega ou quer mais razões para investir na equipa este ano?

    ResponderEliminar
  3. Javardeiro,

    Corrija-me se estiver equivocado, mas não eras tu que há uns tempos defendias esta direcção?
    Não dizias para acreditar no que estava a ser feito e pedias união e que era cedo para avaliar algo?

    SL

    ResponderEliminar
  4. Caro André,

    Defendi o que tinha de defender, como defenderei no futuro. Eu nunca passei cheques em branco. Concordarei quando achar que é bom para o Sporting, criticarei quando não for esse o caso. De resto não sou diferente de nenhum sportinguista com 2 palmos de testa. Não sou nenhuma prima dona da opinião verde e branca, mas também não sou o bamby. Quem diria que no principio da 2ª época, esta direcção já vai para o 3º treinador? Quem diria que com o plantel da época passada ficariamos em 4º lugar? Quem diria que estariamos hoje à frente de apenas 4 clubes na liga? Quem continuará a apoiar uma gestão que só tem trazido maus resultados e insiste em não aprender com os erros?

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Javardeiro,

    Não depreenda criticas nas minhas perguntas/duvidas. Apenas queria situar em que posição se colocava por esta altura.

    Não fui um dos apoiantes de Godinho, soube foi reconhecer um bom trabalho a determinada altura do seu mandato. A esta distancia parece-me que foi mais algumas operações de cosmetica do que decisões estruturantes.

    Infelizmente, o projecto credivel, agora, não parece nada alem do que é necessário para sobreviver até ao fim do mandato. O que tiver de ser feito para isso será feito. Que custos isto acarretará para o Sporting.

    E, atenção, que não peço nada que foi prometido nas eleições. Acho que perante a realidade do clube os objectivos devem ser redefinidos. Apesar de estes nem isso poderem fazer, porque ja conheciam o clube de cabo a rabo.

    Acho que hoje seria mais honesto alguem dizer aos sportinguistas que este não é o caminho. Não sei qual 'e a sua geração, por isso não sei se se recorda de um candidato a presidencia do Sporting em 1988, de seu nome Antonio Simões, nessa candidatura o projecto dele era muito simples, e talvez tenha sido o mais visionario de todos, para ele o plantel do Sporting tinha de ser formado por 20 jogadores formados no clube, 4 estrangeiros de elevadissima qualidade, e 2 ou 3 portugueses que seriam recrutados em clubes menores de Portugal. Sabe o que lhe aconteceu? Perdeu as eleições para o Jorge Gonçalves.

    Este para mim é o perfil de plantel que defenderia os interesses do Sporting, temos de fazer isto e dizer a verdade aos socios.

    Durante 4 ou 5 anos iamos lutar com todas as nossas forças em cada jogo pela vitoria, mas iamos estruturar todo o clube, fazer as receitas serem maiores que as despesas. NÃO HÁ OUTRA FORMA, as despesas tem de baixar de por onde der. Ainda hoje me disseram que o Manuel Fernandes ganha 20.000 euros por mes. Não é assim que vamos lá, por mais respeito que tenha pelo nosso capitão. QUEM NÃO TEM DINHEIRO NÃO TEM VICIOS. O Sporting tem de ter, obrigatoriamente, uma estrutura sequinha, com poucos membros mas valorosos, um departamento de comunicação de excelente qualidade, pois o sportinguista gosta de ser informado, tudo tem de ser explicado pois só assim o sportinguista vai estar ao lado dos dirigentes nas mais dificeis decisões, logico que nem toda a decisão tem de ser explicada ao pormenor. Um departamento de marketing super eficiente, com qualidade, e mais importante de tudo, um treinador de nivel mundial que valorize os nossos jogadores, e porque não que ganhe uma percentagem nas mais valias das vendas dos jogadores, para que tenha vantagem em valoriza-los.

    Aposto que teria o apoio da maioria do socios.

    E acabar com a ideia que os camarotes são apenas um local para usufruir de vantagens pagas pelo Sporting, os camarotes tem de ser apenas e só locais para serem vendidos para retorno financeiro para o clube e não para os seus frequentadores.

    Ja vai longo o que era para ser apenas 2 ou 3 linhas.

    SL

    ResponderEliminar
  6. Só mais uma coisa porque acabei de ler, e porque vem de encontro com o que escrevi.

    O projecto do Sporting não pode ser isto:

    http://www.sportingapoio.com/godinho-lopes-temos-de-estar-na-champions/

    Hoje o Sporting depende da entrada ou não do clube na champions, não pode ser digo eu. Tem de ser natural, mas porque o clube esta estruturado para isso, não pode ser porque contartou-se 22 jogadores e se não chegarmos lá vamos ter problemas.

    Outra coisa, um plantel com 20 jogadores formados no clube ainda se valorizava pela seleção nacional, porque por mais que os outros prometam o numero de portugueses nos nossos adversarios vai ser sempre infimo.

    ResponderEliminar
  7. André, e alternativas que desenhem esse projecto desportivo para o plantel sénior do Sporting?

    ResponderEliminar
  8. MM,

    É preciso alternativas? Esta direcção não é uma direcção eleita? Não é mais facil isto que proponho do que mentir aos socios?

    A mim não me interessa os nomes que intregam a direcção, a mim interessa o trabalho que realizam. Se estes nos disserem que vai ser este o caminho cá estarei para os apoiar, se forem outros nomes para mim é indiferente.

    Logicamente gostaria de lutar para ser campeão europeu, mas não é nas nossas condições, por isso prefiro quem seja realista.

    ResponderEliminar
  9. Sempre defendi esta direcção (em que não votei), mas não posso continuar a defender alguem que à 6ª jornada vem dizer que ainda pensa no objectivo de ficar em 3º - em que nem esse objectivo (de merda) ele consegue afirmar convictamente.

    Depois Carlos Freitas e L. Duque estão de saida ou não - o projecto para além de Domingos, assentava nesses 2 homens - se sairem qual a legitimidade de GL ficar ?

    ResponderEliminar
  10. Pois André, mas um dos problemas em ler-se a situação actual nos termos 'desta direcção' será a inevitabilidade de que se esta não estiver lá, uma outra será eleita. Também pouca apetência tenho para ver as coisas a preto e branco mas esse cenário vai infelizmente ganhando alguma força e ainda que não tenhamos eleições antecipadas, 1 ano e 1/2 passa a correr. Muito depressa mesmo. Reconheço muita vontade e méritos desta direcção em muitas áreas, méritos arredados para debaixo do tapete pelo fracasso da gestão desportiva.

    Que alternativas temos? Bruno de Carvalho, alguém que mesmo perdendo as eleições era percebido como alguém que poderia num futuro 'mais ou menos' imediato figurar-se como solução. Pessoalmente, na forma como o entendo ou vejo, o crédito que tinha evaporou-se. Não gosto das coisas que diz, forma como di-las, e a sua falange de apoio causa-me muita impressão.

    É tudo muito complicado, no fundo. Esta direcção não encetará um modelo como o que descreve (e eu gosto), nessa candidatura o projecto dele era muito simples, e talvez tenha sido o mais visionario de todos, para ele o plantel do Sporting tinha de ser formado por 20 jogadores formados no clube, 4 estrangeiros de elevadissima qualidade, e 2 ou 3 portugueses que seriam recrutados em clubes menores de Portugal.
    Mas as alternativas são piores. Não sei se Bruno de Carvalho tem meios para criar o fundo de 100 milhões de que tanto fala. Se sim, para quê? Contratar jogadores e um treinador. No mínimo fará o que estes fazem. No máximo fará o mesmo mas em quantidades exageradas e com (porventura) menos qualidade, num modelo mais liberal ou comercial que só afastará o Sporting do cenário que o André descreve. Treinadores e resultados: são estes os motivadores de toda a contestação. Renovámos com Rui P., Adrien, e mostramos em pouco tempo existir hoje, finalmente, uma política de aproveitamento dos jogadores formados - os que não integram o plantel sénior. Não me recordo o clube vender atletas juniores. Hoje fá-lo, e muito bem.

    No fundo não sou um apaixonado por esta direcção, longe disso, e mantenho a convicção de que fazem o melhor possível e que esse melhor possível dificilmente significará sucesso. Agora não quero mudar para pior. Não quero um Sporting parecido com o Benfica dirigido por incapazes agarrados ao culto de (uma) personalidade, de rostos para montra como os de Eduardo Barroso, mas sobretudo seria um desgosto vê-lo (Sporting) cair na mão de complexados, radicais ou gente que acumula demasiado ressentimento e ódio.

    Num outro plano, o que eu realmente desejava: alguém que de fora aparecesse fazendo-me sentir que o Sporting tem muito mais vida além de "uns", ou "outros".

    ResponderEliminar