segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Scolari e o burro somos nós

Scolari no Sporting? Calma rapazes....ainda é só expeculação da imprensa. Mas a ser verdade, é a prova dos 9 que esta direção e sus muchachos querem de facto bazar mais depressa. Só um anormal é que reconhece ao Felipão a capacidade de construir uma equipa de futebol. É preciso pegar num DeLorean e viajar aos anos 80 para ver o brasileiro com sucesso ao comando de uma equipa de clube.

Do Brasil para Portugal, do Uzbequistão ao Palmeiras. o avôzinho mandão tem espalhado mais controvérsias que o Miguel Relvas e sucesso propriamente dito...só o canecão para o Brasil, ao comando de uma equipa que na altura tinha 5 dos 10 melhores jogadores do mundo.

Que Scolari ponha um cachecol verde e branco em cada varanda do país até acho possível, mas pegar nesta equipa e torná-la qualquer coisa digna do estatuto do clube é tarefa demais para a paciência do senhor. Depois de ganhar a reforma do Chelsea e Palmeiras não vejo como as nossas tesas finanças podem atrair este sexagenário. A vir virá por "desporto" e se já é difícil com dedicação total, com calma e Santas do Caravaggio mais vale encomendarmos já um caixão tamanho família e formato desarrojo para a nossa direcção.

Veremos.

SL

6 comentários:

  1. Gosto do Scolari porque:
    1) Diz o que pensa e chateia-se com quem lhe apetece;
    2) É firme nas opções;
    3) Sabe alguma coisa de futebol e consegue pôr uma equipa a fazer algo mais que trocar a bola entre a linha do meio campo e a linha da grande área.
    Ele foi campeão do mundo numa equipa que, dizes, tinha 5 dos 10 melhores jogadores do mundo. Mas essa equipa tinha o apuramento em risco e foi ele que pegou nela e a apurou para a Coreia/Japão. É que, como ele esfregou na cara do Queiroz, para ser campeão, primeiro é preciso estar lá! Ele pegou na selecção portuguesa destroçada pela incrível participação nesse mesmo mundial de 2002. Foi vice-campeão europeu, 4º no mundial de 2006 e atingiu os quartos de final no europeu de 2008. Nunca houve uma sequência assim. Acrescentemos-lhe uma presença constante no topo do ranking da Fifa e duas vitórias em particulares frente ao Brasil. Portanto, caro Javardeiro, pegar em equipas que estão em baixo e trazê-las para cima não lhe é estranho. Acrescente-se, dentro desta linha, a sua última experiência no Palmeiras onde ganhou a taça do Brasil. Desconheço se esta equipa tinha potencial para mais altos voos.

    ResponderEliminar
  2. não vejo qual a embirrancia de muitos ditos sportinguistas com scolari?a ser contratado fico a pensar que a maioria vai torcer mais uma vez para que tudo corra mal e á minima coisa vêm logo os lenços brancos ,mas será que temos que lidar sempre com isto ,será que é destes sportinguistas que precisamos ,não ponho em causa o sportinguismo de ninguem,mas ver 10 treinadores na imprenssa ,nem sequer sabemos se é verdade e nenhum agrada ,então digam-me , o que querem ? o mourinho? já quiseram dar e muitos dos iluminados de alvalade não aceitaram!calem-se um bocad e deixem de dar razões para os nossos rivais falarem !

    ResponderEliminar
  3. Caros, acho que não leram bem o que escrevi. Para recuperar uma equipa é preciso que ela tenha sido construida. O que não é o caso. Perguntem aos adeptos do Chelsea e o do Palmeiras o que eles acham sobre a capacidade do Felipão em começar uma época, ou seja construir uma equipa.

    Montados nos nossos unicórnios, sonhamos com principes encantados, marechais de batalhas lendárias, e depois acordamos e olhamos para o Cajuda, ou pior, para o Leonardo Jardim.

    ResponderEliminar
  4. Espero que a direcção escolha bem, porque me parece que esta será a sua ultima escolha - pelo menos até eleições.

    Dos nomes que já apareceram a publico, prefiro claramente Valverde, porque se encaixa no perfil que na minha humilde opinião deve ter o nosso proximo treinador.

    Quanto a Scolari, não é o meu preferido, mas seria provavelmente aquele que mais conseguiria blindar o balneário ás inúmeras pressões que a equipa sofre diariamente.

    Neste momento ainda não temos treinador e é normal haver preferencias, mas espero que quando estiver escolhido - seja o treinador de todos os Sportinguistas e que a bem do nosso Sporting o deixemos fazer o seu trabalho.

    ResponderEliminar
  5. Isto é um contra-senso. Desde que me lembro, e tenho 32anos de sócio, TODOS os treinadores despedidos que passaram pelo clube, foram-no por pressão dos adeptos, mas os culpados são sempre a Direcção que no momento está em funções(?). Já passaram grandes treinadores no clube e alguns muito bons não vieram ou por falta de dinheiro ou por pressão dos adeptos. Meus amigos, embora seja importante, isto não se trata do nome do treinador, do currículo do conhecimento ou não do futebol português. Trata-se de adeptos, que são como o Relvas, são doutorados em futebol em todas as suas áreas, e então, como são muitos mas cada um tem as suas simpatias, o seu estilo de jogo, as suas opções tecnico-táticas, o burro (treinador), que fôr contratado só tem uma hipótese de singrar: É ganhar, no princípio, no meio e no fim, de preferência por 10-0. O árbitro não conta, a liga e a federação não contam, a (in)justiça desportiva não conta, a falta de carcanhol não conta e os próprios sócios e adeptos não contam para o êxito do clube. Quando acontecem os desaires, aqui d`el Rei que o treinador é coxo e a culpa é da Direcção. Deita-se a Direcção abaixo, fazem-se novas eleições e volta tudo ao mesmo. É um círculo vicioso.
    E o clube em vez de evoluir vai definhando e quando os "doutores dizem, a culpa é dos jogadores, ou do treinador, ou da Direcção, eu digo: Na minha opinião, todos têm a sua parte de culpa, mas OS PRINCIPAIS CULPADOS SÃO OS ADEPTOS! Por isso considero, mais ou menos irrelevante o debate sobre o perfil do futuro treinador do SPORTING. E pior ainda, enquanto a maioria dos adeptos de outros clubes hostilizam e maltratam os adversários, os do Sporting, como já se tornou célebre e indesmentível : "Rugem para dentro e miam para fora". Infelizmente, digo eu. SL

    ResponderEliminar