quarta-feira, 26 de abril de 2017

Insustentável

Ouvia até à última semana muita gente afirmar que "só morrendo alguém" é que as entidades (FPF e Liga) iam intervir no estado absolutamente caótico em que se encontra o futebol português. Pois bem, isso aconteceu mesmo e na pior forma possível. Segundo todas as notícias, um adepto benfiquista (ou mais) voluntariamente e intencionalmente tirou a vida a outro adepto que estaria acompanhado por membros da Juve Leo.

É discutível que as razões que levaram a este crime tenham motivações apenas clubísticas, mas o enquadramento é totalmente ligado ao futebol e à rivalidade entre os clubes de Lisboa. E então o que fez a Liga e a FPF, o que fez a tutela do Governo? Nada. Aguardam serenamente que o tema saia da opinião pública enquanto se escondem por detrás das investigações criminais e judiciárias. E a matéria desportiva? Ah...deixem-me adivinhar...a vítima era um arruaceiro, nem sequer era português e estava mesma a pedi-las. Pois...

Parece que agora as vítimas são classificadas, o crime é desculpabilizado e o culpado, o assassino, é deixado à solta ou "procurado". Tanto Sporting, como principalmente o Benfica (que nem sequer tem claques oficializadas - apesar de receberem todos os previlégios de tal estatuto) estão a passar ao lado da responsabilidade desportiva...e têm-na. Não tenho dúvidas nenhumas que merecem castigos, tal como não tenho dúvidas nenhumas que não os recebem para quem ninguém vá ao centro da questão: quem são os responsáveis por este clima e como podem as entidades responsáveis acabar ou sequer minorar o problema?

É que na raiz desta situação está um polvo. bem orquestrado, bem pago e instruído directamente pela direcção do Benfica para agir como criador de polémicas, insultos, acusações sucessivas e desinformação. Tudo o que o desporto não devia ter ou patrocinar. No âmago da problemática está o modus operandi de um presidente que descobriu que montar uma mafia dentro do centro de poder de um clube de futebol passa impune, passa como competência, passa como virtude de gestão. E não é. É apenas banditismo, seja ele na forma de claques patrocinada, mediáticos opinadores, árbitros que devem favores e gratidão, dirigentes avençados dentro da FPF ou Liga ou mesmo altas patentes na PJ e PSP.

Como é que o polvo se vai castigar os seus próprios tentáculos?

SL

P.S.- Já tinha visto quase tudo até que vi João Gabriel (ah e tal, não tem cargo no Benfica...pois é) a atacar o Presidente da Liga. O modo das claques não legalizadas é muito semelhante aos opinadores não cartilhados e aos cães de fila não avençados. É tudo pago, é tudo orquestrado, mas não é "oficial". Logo não pode ser responsabilizado. Chama-se a isto "marginalidade".


20 comentários:

  1. E então o que fez a Liga e a FPF, o que fez a tutela do Governo?

    Parece-te pouco 600 polícias para cada derby? Sabes quanto custam a cada contribuinte? Inclusive aos que não ligam nada à bola com o mesmo direito. E o que é que fizeram os únicos responsáveis - os clubes? Continuam a alimentar os hooligans! Inclusive elegem hooligans para presidentes dos clubes! Granda lata!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vê-se logo que estamos em presença de mais um encartilhado.

      Eliminar
    2. Esses custos são imputados aos clubes e Liga pela organização, não diga disparates!!!

      Eliminar
  2. Ao anonimo dos policias, todo aquele pessoal é pago e bem pago pelo clube organizador do jogo....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me digas... E volta mas é para a escola.

      Eliminar
    2. deves ser lampião fdx baza daqui e volta lá para o galinheiro que voces sao mesmo merda incapazes de uma discussão seria seja sobre o que for já não há paciência!

      Eliminar
  3. Temos de ver que o carnide é um polvo, não é uma celula como o Daesh ou a Al Qaeda. quer isto dizer que ao destruir a cabeca do polvo ele morre, ao contrário da celulas que podem permanecer quase intactas sem o nucleo.

    Vamos destruir o nucleo de uma vez por todas ou vamos continuar a queixar-nos?
    Temos de nos transformar na mudanca que queremos ver no mundo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mafia italiana ou terrorismo internacional? Agora não percebi bem.

      Eliminar
    2. É as duas coisas ao mesmo tempo para parecerem muitos. E irão continuar a ganhar BOLA!!!

      Eliminar
  4. "...direcção do Benfica para agir como criador de polémicas, insultos, acusações sucessivas e desinformação..."
    Quem ???
    mm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um "typo". Ele queria dizer Sporting.

      Eliminar
  5. O Benfica e o unico culpado.O Benfica e o seu Presidente teem de ser castigados por o homicidio de um Sportinguista.O Bruno de Carvalho bem tenta a toda a hora pacificar o futebol Portugues.O Benfica e o unico clube que tem cartilha.Apenas os comentadores do Benfica fazem terrorismo comunicacional.As claques ilegais do Benfica sao todos uns desordeiros e alguns assassinos ao contrario da do Sporting que estava apenas a fazer turismo.E preciso dizer mais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o Sporting tem a sua quota parte de responsabilidade, mas não venham dizer que o Benfica não tem!
      A unica verdade é que têm dado apoios a grupos de adeptos que não estão legais e isso é uma grande responsabilidade que têm de assumir.

      Eliminar
  6. O Benfica só é tetracampeão por causa do colinho e vai continuar a sê-lo quer gostem ou não. Nós sabemos que cada campeonato que vencemos é apelidado, já foi o "EstorilGate", o "Tunel", etc. Façam mais barulho que nós gostamos de vos ouvir zurrar.

    ResponderEliminar
  7. Gostava de ter visto essa vossa preocupação com a verdade desportiva aquando do apito dourado... pena, já é tarde.

    EU SÓ QUERO O TETRACAMPEONATO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Queres é um ferro em brasa pela cona da tua mãe meu aborto em forma de gente

      Eliminar
    2. Como assim? Realmente a memória selectiva é uma coisa engraçada de se analisar..
      Queres que te recorde do ex-presidente do Sporting Dias da Cunha? Antes mesmo do Benfica começar a falar, foi ele que iniciou e denunciou muitas coisas estranhas se estavam a passar.. vai lá ver melhor, é fácil, vais ver! (google.pt)

      Eliminar
  8. Tantos posts (de qualidade, diga-se de passagem) são colocados neste blog, de repente aparece este, colocando o dedo na ferida e apontando os marginais que proliferam no futebol e surge um, nunca visto por aqui, elevado numero de lampiões a defender sabe-se lá o quê?

    ResponderEliminar
  9. Sou contra a violencia, mas o vosso presidente devia levar com um very light na cabeça...podia ser que aprendesse a ser homem.

    ResponderEliminar