quinta-feira, 20 de abril de 2017

Os putos não ganham títulos

A frase do título já foi amplamente discutida e é mesmo a opinião de muitos adeptos (e não só) do futebol cá do burgo. Devo dizer que acho a frase (ou o seu contrário) um preconceito absolutamente estúpido. Primeiro porque a idade de um jogador é só um dos seus atributos e nem é especialmente relevante. Há jogadores com 24 anos com bastante mais maturidade do que veteranos de 34, já que nem sempre os jogadores sabem acumular a experiência da mesma forma e existem jovens que precocemente desenvolvem comportamentos inatos que os levam a superar a normal "falta de jogo" em competições de alto nível.

Aliás cada vez mais um jogador de 34 anos pode conseguir performances atléticas comparáveis a atletas 10 anos mais jovens, variando sim no tempo de recuperação que será obrigatoriamente mais longo. O dogma da idade é acima de tudo um arquétipo desusado que cada vez mais se prova inútil e até limitativo da forma como se olham os jogadores e as equipas. Ao ver o Mónaco ou o Leipzig jogar entendemos facilmente que é preferível ter uma formação de média de idades bastante baixa e muito talento a ter uma média de idades mais elevada, muito mais experiente, mas menos talentosa. O diferencial é o talento e não a idade.

O que devemos cada vez mais considerar como fulcral nestas análises é o factor "momento". Qual é o momento do atleta? Está confiante, sem lesões, confia no treinador, encaixa-se bem no onze, desenvolve bem o plano de jogo, está adaptado à língua e ao estilo de jogo da competição, está confortável com os objectivos do clube? O momento é tudo isto e muito mais, mas é neste círculo de dados que devemos posicionar considerações ou comparações. Num dado momento o jogador A pode estar mais apto que um jogador B, por qualquer das razões acima descritas, mas nunca por ser mais novo ou mais velho.

Convém até desmistificar a ideia de progressão linear na carreira dos jogadores de futebol. De ano para ano, os jogadores não evoluem de forma automática, evoluem conforme as suas experiências de jogo. Podem até regredir se jogarem pouco, se jogarem mal, se tiverem lesões graves, se a equipa tiver pretações bastante abaixo das suas metas. Lembro-me facilmente de jogadores que eram bem melhores aos 21 ou 22 anos do que aos 27 ou 28 anos.

Os putos ganham efectivamente títulos. Especialmente os bons.

SL

11 comentários:

  1. Acho que é o primeiro post deste blog com o qual eu não concordo inteiramente.

    Quer dizer, concordo se por "putos" entendermos jogadores com 24 anos. Se forem miudos da formação, não.

    Como em tudo na vida, também neste tema é errado fazer generalizações.

    Mas também, como em tudo na vida, há comportamentos típicos.

    Todas as grandes equipas têm putos e todas as grandes equipas têm jogadores experientes.

    O que não há é grandes equipas só com putos ou equipas grandes só com jogadores experientes.

    O Ajax campeão europeu de 94/95 é uma excepção e é precisamente por isso que ninguém se esquece dessa equipa quando se fala neste tema.

    O problema é que esse é um exemplo não teve comparação na história do futebol e aconteceu porque toda a equipa do Ajax era feita de super craques que continuaram a brilhar nos melhores clubes do futebol europeu por mais 15 anos.

    Achar que está ali um modelo que pode ser copiado - como tantas vezes se ouviu no Sporting - é para mim um erro.

    O Sporting é um clube formador e deve ser essa a génese da equipa, mas isso não quer dizer que não possa ou não deva ter jogadores com experiência e, o que é para mim mais importante, habituados a ganhar.

    É isso que os eleva a outro patamar.

    Por exemplo, recorrendo à fotografia do post, não tenho muitas dúvidas de que Mbappe ganha muito em jogar ao lado de Falcão.

    Tipicamente, um jogador com 18 anos é mais rápido e até mais tecnicista - basta ver o que era CR7 com 18 anos e o que é agora -, mas falta-lhe critério, decisão, posicionamento, jogo em equipa, etc. -- mais uma vez basta ver o que era CR7 com 18 anos e o que é agora.

    E quem diz CR7, diz Messi ou qualquer outro jogador.

    Há excepções, claro. Mas é com base em comportamentos típicos que uma equipa deve ser formada.

    Por cada puto que piorou com a idade, há uns 20 que melhoraram.

    Resumindo, os putos ganham, mas não ganham sozinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajax 94/95 não é excepção nenhuma.
      Ainda há 6 anos o Barcelona venceu a Champions ao Man United com:
      Valdez, Piqué, Busquets, Xavi, Iniesta, Messi e Pedro.
      Ainda entrou Puyol (e no banco ainda estavam Bojan, Thiago Alcântara e o gk Oier).

      Mais formação que isto não há..
      E foi há 6 anos (ex.: Busquets tinha a idade de F. Geraldes/Iuri e Thiago tinha menos 1 ano que Podence/Gauld...)

      Eliminar
    2. O leque de escolhas do Barcelona não é o mesmo de um Sporting.Nem a capacidade financeira para ir buscar miúdos com a família a América do Sul. É ver as camadas jovens do Barça quantos estrangeiros lá estão e provavelmente os melhores dos seus paises. Já agora os miúdos só ganham títulos se tiverem jogadores experientes a suportá-los. É também uma verdade indesmentível. Saudações Leoninas.

      Eliminar
    3. Nessa equipa que o Barcelona usou, da formação, há 1 estrangeiro - Messi.

      Mas questão não é essa. Eu não defendo a utilização de, somente, formação.
      O que defendo é utilização da "boa" formação e de não se contratar (lá está, não há capacidade financeira), quem joga igual ou pior os que jogam na formação.

      As equipas campeãs de 2000 e 2002 foram campeãs tinham poucos jogadores da formação no 11 (Beto em 2000; Beto, Hugo Viana e Quaresma em 2002). Foram campeãs porque usaram pouco a formação? Não. Foram campeãs porque usaram os melhores.
      É isso que eu defendo, sempre.
      Neste momento (e logo em Julho), haviam jogadores da formação bem melhores do que outros que ficaram ou foram contratados. E esses da formação ou foram emprestados ou foram para a B.

      SL

      Eliminar
    4. Busquets, Iniesta, Pedro, Xavi, Jordi Alba, Piquet, Puyol, Guardiola, Sergi, Amor, Bakero e mais um montão, todos adquiridos junto com as famílias na América do Sul.

      Eliminar
  2. Mbappe se estivesse no Sporting jogaria na B ou estaria emprestado a um clube que joga para não perder, com pretexto (e anuência dos adeptos leoninos acríticos - sim, também há), de que estaria a "ganhar corpo" e ter lições de "humildade" e (a pior de todas) de "cultura táctica defensiva".

    Não se pode elogiar a nossa formação e Academia e achar que miúdos que jogam lá quase há 10 anos não saibam o que é futebol.
    E, ao contrário, achar que alguém que vem de uma equipa mediana argentina ou brasileira saiba.

    Maurício sabia mais do jogo do que Dier? É ver onde um está e onde está o outro...

    Magrão e Heldon sabiam mais do jogo do que J. Mário? É ver onde uns estão e onde está o outro...

    Petrovic sabe mais do jogo que Palhinha?
    Meli, Markovic, Castaignos e Alan Ruiz sabem mais do jogo que Geraldes, Gauld, Podence e Matheus?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assino por baixo. Acrescento que nas declarações de JJ sobressai muitas vezes uma critica impiedosa à nossa formação. Os miudos são bons mas chegam às mãos do mestre sem saberem muito bem o que devem gfazer em campo. Bastava ver os quinze minutos do Geraldes contra o Boavista para perceber o logro por detrás deste discurso. Este discurso irracional, para dizer o mínimo, é a justificação para mandar os nossos Mbappe estagiar, até um dia.

      Eliminar
  3. Claro como a agua como refere o Cantinho. Os putos ganham títulos sobretudo os bons como refere em conclusão o post. A treta dos putos que não ganham é uma conversa para enganar o pagode. Uma treta. Ronaldo não ganhou nada porque foi logo vendido. Quaresma não ganhou nada porque foi logo vendido. Figo e Peixe foram logo a andar pelo preço da uva mijona. Mas ainda ajudaram a mostrar o que uma equipa com os putos certos podia fazer. Simão idem aspas, por mais que o Jozic dissesse que era um crime. Nani foi pelo mesmo caminho e tantos outros. Eric Dier irá ganhar títulos em Inglaterra. O Sporting tem sido a melhor formação para benefício de terceiros e por isso no nosso caso é verdade que os "putos não ganham títulos". Pudera a jogar no Manchester, no Barcelona, no Real Madrid, como é que ganham títulos aqui.
    Basta continuar a enviar os Iuris e os Geraldes, mesmo os Gauld, para irem melhorar "tacticamente" para garantir que eles nunca ganharão nada aqui.
    É melhor apostar em jogadores adquiridos em equipas pequenas por "escassos" 8 milhões e tremendamente valorizados pelo nosso extraordinário treinador.
    Aposto um contra dez que no próximo ano iremos receber mais uma carrada de cromos que tal como este nos livrarão dos putos, dos Geraldes, dos Iuris e dos Gauld.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, este comentário está inteiramente correcto (e historicamente verdadeiro e factual).

      (e sim, duvido que a pré-época e mercado demonstre que aprendemos com os erros)

      Eliminar
  4. Completamente de acordo com a opinião do Javardeiro e do Cantinho.

    Não há razão nenhuma para Francisco Geraldes aos 22 anos não ter minutos a sério no nosso Sporting.

    ResponderEliminar
  5. Total razão. Um jogador que comece a jogar aos 18 anos estará, provavelmente, aos 23, 24, um jogador perto das suas plenitudes físicas e técnicas. Ronaldo e Messi, por estas idades, já eram considerados os melhores do mundo.

    O que interessa é sempre o tempo de jogo, aposta, experiência, e equilíbrio emocional do jogador que apenas se estabiliza se tiver tudo o que referi.

    No caso do Monaco, Lemar, Bernardo, Fabinho etc, já são jogadores de classe elevada porque são titulares há muito tempo no Monaco. É preciso perceber que esta equipa francesa não foi construída num dia. A maioria dos jogadores já se conhecem há 2, 3 anos.

    Como diria o Jardim, o mais importante é o processo".

    ResponderEliminar