sexta-feira, 7 de abril de 2017

De Janela para o abismo

Adorei o spin que o Benfica encontrou para justificar os briefings do Janela aos paineleiros. A fuga para a frente que foi o assumir da cartilha como sinónimo de organização e eficiência comunicacional é absolutamente divinal e tão podre de argumentos como a honestidade desse poeta de propaganda chamado Carlos Janela. 

Alguém que tenha lido 2 ou 3 linhas do documento partilhado entende exactamente o que aquilo é e só um mentecapto poderá defender que é sintoma de qualquer coisa que alguém se pode orgulhar. Aquele documento é um manual de demências em forma de argumentos, mal arrebanhado e sobretudo ofensivo para quem se apresenta num programa de televisão como um agente independente, com voz própria.

A distorção moral que levou a alguém no Benfica a ter algum dia imaginado ser útil enviar documentos com dezenas de páginas recheadas de falsidades, invenções, teorias da conspiração e todo um arsenal de pseudo-factos é assinalável, mas não é surpreendente. Faz parte de uma forma de estar no desporto que condiz com a mentalidade do seu presidente, que lembremo-nos “foi educado” seguindo máximas do seu “mestre” e amigo pessoal, Pinto da Costa. Vencer justifica tudo, acumular poder justifica todos os expedientes e a divergência interna ou externa será sempre punida severamente. Na doutrina de PInto da Costa e Vieira não existe espaço para mais nada que não seja a obediência total e a rendição absoluta ao que o “presidente” diz e faz. E incomoda tanto a opinião “livre” que urge sempre a necessidade de afunilar a opinião pública na direcção da perfeita adoração, do elogio permanente e da total ausência de questões incómodas.

O que verdadeiramente significa a cartilha de Janela? Para mim é uma submissão voluntária do espírito crítico ao pensamento único e completamente favorável a todo e qualquer expediente. Os media tenderão a reflectir cada vez mais uma agenda uniformizada e controlada e não uma visão diversificada e crítica. Se isto mostra organização e inovação? Sim, mostra, mas o resultado da mesma não podia ser mais negativo. Se todos imitassem o Benfica, o diálogo era inexistente e impossível de atenuar discordâncias e sabemos ao que isso leva ao fim de algum tempo. Joseph Goebbels foi um génio, um inovador, mas dificilmente existirá alguém que o cite como bom exemplo e não vejo a História a celebrá-lo como algo de que nos devemos orgulhar.


SL

4 comentários:

  1. Estou certo que o talho do Mota tem uma "Janela" secreta por onde passará um carteiro que trará todas as orientações para o jogo de amanhã, tais como "Na primeira vez que JJ abrir a boca ou sair a sua área de jurisdição, deve ser mostrado o cartão vermelho; Se um jogador do Boavista cair na área do Sporting deve ser marcada prontamente uma grande penalidade, por outro lado, se o mesmo acontecer na área contrária com um jogador adversário, deve ser marcada uma falta atacante..."

    Gostaria ainda de dizer o seguinte, agora que a "Janela está escancarada":

    1. Todos os paineleiros da "cartilha" benfiquista são MENTIROSOS, pois sempre negaram fazer parte duma organização "criminosa" (as orientações escritas por CJ não podem ter outra conotação)

    2. Todos os paineleiros da "cartilha" benfiquista são HIPÓCRITAS. Descoberta a máscara, orgulham-se e vanglorizam-se pela organização comunicacional do seu clube, quando antes de ser descoberta, todos aqueles que fizessem algum comentário suspeitoso sobre a dita cartilha (aspas para quê?) eram acusados de maníacos, tolos e estúpidos.

    3. Que moral poderá ter o "professor" Carlos Janela, ao apresentar-se como comentador independente e SIMULTÂNEAMENTE escrever o guião para todos os seus alunos?

    4. Vive-se num país vermelho: Os números da economía portuguesa escrevem-se a vermelho, os políticos vestem-se de vermelho, a CA forma árbitros vermelhos e obriga-os a vestirem-se de vermelho, a CD da FPF é composta por juízes vermelhos, os jornais são vermelhos e os jornalistas desportivos (e não só) escrevem "quase" tudo a vermelho. A continuar assim, qualquer dia, com tantos anti-sportiguistas (o presidente tinha toda a razão quando usou a "vergonhosa" expressão "bardamerda") proibem relva verde nos estádios de futebol em Portugal...

    ResponderEliminar
  2. Ate o ribeiro cristovao que sempre foi melanci desde pequenino, usa a mesma cartilha,dizendo que o clube dele, o beifica esta muitos furos acima dos outros no que diz respeito a comunicacao, e que acha muito bem estes metedos dignos da propaganda nazi.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Feliz mente o RCristovao está morte só que ainda ninguém lhe disse.

      Os outros todos, para os Sportinguistas já estão identificamos, caso contrário o BCarvalho não teria uma vitória tão retumbante!

      Estás notícias servem mais para esfregar na cara dos Lamps ... de o quão filhas da puta eles conseguem ser!

      Eliminar
  3. http://taticadomister.blogspot.pt/

    ResponderEliminar