terça-feira, 18 de abril de 2017

A apagar fogos com chá e scones?

Cânticos ofensivos, objectos arremessados para campo, very lights, petardos, declarações incendiárias emanadas de cartilhas de propaganda, claques não oficiais a receber apoios oficiais…enfim todo um cardápio de inoperância da Liga e da FPF que vai ao encontro de uma superlativa negligência. É grave e um dia pode gerar consequências muito mais graves que bate-bocas deselegantes. Mas o que fazem as instâncias mandatadas para cuidar que nada disto suceda, ou pelo menos, que nada disto suceda de forma impune? Nada. Míseras multas que não chegam sequer para desmotivar o completo hooliganismo que tomou conta das claques e dos dirigentes que as suportam.

Chegámos ao cúmulo de ver dirigentes a subir na cadeia de comando da UEFA, enquanto o nosso futebol vai estalando de incompetência e laxismo. Dizem que a culpa é dos clubes, que retalham o poder da FPF e Liga, retirando-lhes capacidade de intervenção e manobra, esvaziando-lhe a autoridade e independência. Rio-me desta análise. É quase como se encolhêssemos os ombros, aceitando que os “ladrões” controlem os “polícias”. Aceitamos realmente que os infractores tenham mais poder que os que devem punir e evitar as infracções? É assim tão fácil desresponsabilizar pessoas que foram eleitas e ganham muitos milhares de euros mensalmente para ficarem imóveis perante o banditismo crescente do nosso futebol? 

Urge uma profunda reflexão e um apontar de dedos a quem se diz “responsável” por organismos a quem compete defender o espectáculo e os espectadores do futebol. Se não se sentem capazes ou autónomos para tomar medidas exemplares e estruturais, que se demitam oficialmente. É que fingir que se toma um chá na sala enquanto a casa arde é, além de ridículo, um passo seguro rumo à desgraça.


SL

2 comentários:

  1. Será que os ladrões controlam a policia? Ou será que os ladrões e a policia são a mesma pessoa?

    ResponderEliminar