quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Sem plano B?

Aguardo com moderado optimismo que a actual e muito provavelmente futura Direcção do Sporting desista da opção de extinguir a equipa B. Algumas considerações sobre o tema:

1- As razões que levaram ao Sporting criar a Equipa B continuam válidas. Criar um patamar intermédio para que os jovens saídos da formação (que não estejam aptos para a 1ª equipa) não tenham de andar perdidos por clubes sem estrutura, sem as condições ideais para o seu crescimento como profissionais.

2- Manter um conjunto de atletas preparados para socorrer alguma carência da equipa A, parece-me sempre uma solução bastante interessante e o passado revela-nos que isso pode mesmo fazer a diferença numa época de más contratações ou lesões focadas num sector específico do plantel da equipa principal. Poder rodar um atleta da equipa A neste conjunto é um plus que não tem sido aproveitado, mas que ainda assim me parece interessantes, especialmente quando os atletas regressam de longas lesões. 

3- O Sporting tem ainda pouca margem e influência nos clubes da I e II Liga. Os clubes "pequenos" continuam a preferir espetar-nos facas nas costas e cuspir no nosso prato, de forma a agradar aos Pintos e aos Vieiras. Ficarmos dependentes das "boas relações" com outros emblemas cria um cenário perigoso para os nossos jovens profissionais.

4- Um clube que se arroga de ter uma das melhores formações do Mundo, não pode deixar de avaliar o problema da equipa B de frente, em vez de simplesmente desistir da mesma, sobretudo pelos resultados desportivos. Se produzimos os melhores jovens, haverá razões bastante evidentes que os levam a não conseguir sequer superar outras equipas B´s como as de Braga B ou Guimarães B.


5- Com um custo anual de 3 milhões de euros, a equipa B do Sporting é uma das equipas mais caras da II Liga. A culpa não será certamente dos jovens que transitam directamente dos Júniores, pois a sua massa salarial  não é (ou não deveria ser) tão expressiva. Além do mais, 3 milhões é uma verba que considero investimento e não despesa. Despesa é gastar quase os mesmos recursos num Petrovic, que nunca trará o possível retorno desportivo ou financeiro que mais de duas dezenas de atletas, bastante jovens e com enorme margem de progressão.

6- Receio que ao suspender a equipa B, muitos jovens como foram Dier, Ruben Semedo, Geraldes, Podence, Gelson, Palhinha deixem de ter um palco para poderem exibir as suas qualidades. É que até para poderem ser interessantes aos olhos dos treinadores de outros clubes portugueses e conquistarem um lugar por empréstimo, estes jogadores necessitam de tempo e espaço. A equipa B dá esse espaço e o enquadramento fundamental na passagem do escalão júnior para o sénior. Sem Sporting B, podemos perder muitos talentos pelos caminhos tortuosos de más equipas da II Liga ou até divisões inferiores. Um claro downgrade de opções para a evolução do trabalho da Academia.

7- Não leio no lema do clube "Esforço, Dedicação, Devoção e Glória....e desistir quando não somos capazes de resolver problemas".

Se alguém tiver um argumento razoável que valide a opção de extinguir a equipa B, que não se encontre rebatido nestas considerações, peço encarecidamente que me responda. Terei todo o prazer em assumir que me engano e que "perder" a equipa B é um profundo desrespeito pela identidade formadora do Sporting e um enorme erro de gestão desportiva.

SL

8 comentários:

  1. "Tem que se fazer qualquer coisa", para mudar o rumo...
    Mas não me parece que extinguir a equipa B, seja a solução...!!

    Porque não uma consulta aos sócios...se acaso "chegarem a pensar" extinguir a equipa...?

    SL

    ResponderEliminar
  2. Peço desculpa por estar anónimo,
    Concordo na íntegra com a ideia apresentada embora perceba o porquê de neste momento se querer extinguir a equipa B, os resultados. Não tenho muitas dúvidas que por exemplo, Gauld voltou para dar uma perninha na B e tentar os resultados que faltam.
    O projeto da equipa B falha exatamente naquilo que deveria dar, evoluir jogadores para a equipa A. Este facto deve-se à pouca competitividade da liga e leva consequentemente à necessidade de emprestar jogadores, por isso, a manutenção da B não retira a necessidade dos empréstimos (j.Mário, William, Rúben, Adrien, Cédric, Podence) (a olho nu, só escapa Gelson)
    No entanto, é uma excelente "montra" de jogadores tanto para a equipa técnica da A como de clubes interessados no empréstimo.
    É importante continuar este projeto se queremos continuar a ter um Sporting forte na área da formação e na aposta em jovens promessas.

    ResponderEliminar
  3. Concordo quase na totalidade com os pontos que apresentas mas, infelizmente, não partilho o optimismo. Deixo só umas questões sobre o assunto:

    Quando dizes "desista" de extinguir a equipa B, isso reflete alguma inside info de que a decisão já está tomada?

    O "custo anual de 3 milhões de euros", a ser real, parece-me claramente inflacionado pelos «reforços» que têm chegado para a Equipa B. Caso se tivesse apostado na transição das equipas de juniores que nas últimas duas épocas disputaram o título até ao fim com o porto, e que não eram tão más como agora as querem pintar, não se teria gasto tanto. Esses 3 milhões/ano já incluem as obras de melhoramentos que terão que ser feitas se quisermos continuar a jogar em Alcochete na II Liga para o ano?

    Qual é a tua opinião sobre o trabalho de João de Deus? As desculpas que tenho ouvido para os resultados miseráveis seriam igualmente válidas para os anteriores treinadores que, com melhores resultados, foram rapidamente substituídos. Qual seria o perfil ideal para a liderança da equipa B? Quando apostámos em antigos jogadores acompanhados de adjuntos com sólidos conhecimentos técnicos não nos saímos mal.

    ResponderEliminar

  4. Caso a equipa B desça de divisão, a solução é simples, formar a próxima equipa B com juniores de 2º ano mais um ou outro sénior de primeiro ano no campeonato nacional de seniores (3ª divisão).

    Aos jogadores da equipa B actual só resta:

    -integrar na equipa principal
    -emprestar os outros jogadores da equipa B actual para equipas de 1ª divisão ou 2ª divisão
    -rescindir nos restantes casos

    A equipa de juniores será formada maioritariamente por juniores de 1º ano e um ou outro de 2º ano que não integre a equipa B.

    ResponderEliminar
  5. Caros Amigos a equipa B não deve ser projectada como o dispensário da equipa A. Comprar jogadores só por comprar para depois progredirem na B não é boa política. A equipa B deve estar umblicalmente ligada à equipa A servindo de apoio, mas, ao mesmo tempo, continuando com mais um degrau no crescimento dos jogadores que vêm das camadas jovens. Mas o que é que vemos agora? Duas equipas distanciadas no tipo e na filosofia de jogo e isso impossibilita a real integração de qualquer jogador na equipa principal ou vice-versa. Mais. A equipa B além de poder proporcionar o crescimento de jogadores também deveria ser aproveitada para fazer crescer treinadores e preferencialmente da "Casa" como têm feito o Porto. Com o fim das equipas de reservas é forçoso termos uma alternativa "indoor" de apoio no futebol sénior e isso não se consegue com jogadores emprestados e equipas satélites. Vejamos como andam as nossas equipas jovens e notamos que muito potencial estará para despontar nos próximos tempos (vamos em primeiro em quase todos os escalões), mas para os frutos serem duradouros teremos de apostar numa equipa técnica na B com mais capacidade e que esteja entrosada com a Equipa principal. Isto será benéfico não só para os jogadores continuarem a crescer como podemos dar também aso a surgirem treinadores com capacidade de virem a integrar a estrutura técnica da equipa principal como acontece com alguns dos nosso adversários e como já fizemos anteriormente como por exemplo o Sr. Carlos Pereira ou o Sr. Fernando Mendes que chegou a ser campeão.

    ResponderEliminar
  6. oh meu grande burro. vao em primeiro porque a melhor academia do mundo que factura milhoes atras de milhoes joga com os putos todos no escalao acima. ate a equipa b que ta no topo da tabela tem media de 19 anos. ou achas que tar em primeiro nos juniores a jogar contra juvenis é serem craques?? craque saoem por milhoes. a nossa academia em 2 anos facturou bem MAIS que a vossa desde sempre.
    mais uma vez: looooosers

    sois completamente alucinados
    pra la de rafinê ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh meu grande animal, vocês só vendem porque têm um trafulha por detrás dos negócios a mamar a massa toda (Mendes) e que por sua vez dá apoio a outro trafulha que rouba descaradamente neste pais e não paga o que deve (LFV). Com tantas estrelas vindas do esgoto de carnide quero ver quantos vão chegar a melhores do mundo. Basta ver que a "grande" estrela da Musgueira só serve para aquecer o banco de suplentes.

      Eliminar
  7. Mesmo no cns a equipa continua a ser util para estes propositos.a diferenca entre cns e 2 liga nao é muita.
    Cada vez ha mais jogadores a vir do cns para a primeira sem passar pela segunda. A razao é simples. Portugal é pais para ter so duas ligas a nivel mais profissional.

    ResponderEliminar