sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Frente a Frente


Vou ser muito sincero com quem segue esta página: BdC não é uma fera em debates. O seu estilo (faz de conta que é) calmo, obriga-o a um discurso pausado, onde se nota que tenta reflectir em cada palavra como se tivesse que passar as suas opiniões por um detector de qualquer coisa. O seu ponto de vista arrasta-se e acaba por repetir-se mais do que lhe convém e sobretudo mais do que os timings cronometrados de um frente-a-frente deixam rentabilizar. 
PMR esteve mais “solto” do que eu esperaria e conseguiu debitar quase todas as linhas mestras da sua campanha, o que convém dizer, não é grande proeza, já que são poucas e bastante superficiais. Ainda assim, confesso-me surpreendido pela atitude combativa e assertiva com que tentou fazer-nos acreditar de coisas que nem ele acredita.

Ontem ficou claro para todos os espectadores que PMR é como aqueles vendedores imobiliários que nos fazem acreditar que a espelunca que nos tentam impingir é o céu e que tudo o que podemos duvidar vai ser muito melhor do que o óptimo. Em quase todos os pontos que se demarcou de BdC, foi impossível entender o como, o quando e com quem irá realizar a série infindável de milagres. Todas as equipas vão ser campeãs, todos os gastos vão diminuir, todos os lucros vão subir, os orçamentos vão baixar e o património crescer, quais os pós de fada que vai usar para realizar tudo isto? Mistério. Nem sequer parece muito preocupado em concretizar sequer a ideia por detrás de cada mega-projecto, nem sequer parece muito resoluto em contar com os sócios para validar as suas propostas. Ontem ficou claro que para PMR são as eleições que têm de ser ganhas e os adeptos ou sócios são apenas um meio para atingir os fins. Há uma palavra para este tipo de candidatos: aldrabão.

Não vos vou dizer que fiquei convencido com a prestação do actual presidente. Não. Esperava bem mais. Esperava que desmascarasse completamente a impreparação de PMR, que explorasse as gafes do dossier JJ, das obras que custam valores que só ele imagina, da estabilização imaginária que diz respeitar, da ausência de qualquer trunfo em termos de recursos humanos. Perdi a conta às vezes que desejei mentalmente transmitir choques telepáticos a BdC para que interrompesse a verborreia teatral do seu opositor para contrapor as ideias magníficas de Delfim (um Team Manager que esteve 2 épocas do clube, não tem qualquer ADN da formação, nunca ocupou nenhum cargo de gestão técnica e que tem um litígio actual com o clube), Boloni (que nunca desempenhou qualquer cargo administrativo, não tem qualquer preparação para dirigir uma Academia e o maior mérito que tem no campo da formação, foi ter visto em Ronaldo e Quaresma dois miúdos que podia lançar na primeira equipa) e sobretudo a magnifica actuação ilusionista na promessa adiada do tal grande, enorme, gigante nome que apregoa há semanas.

Entendo que BdC adoptou um estilo contra-natura. Conteve-se. Sabia que qualquer registo acima do politicamente correcto iria atravessar todos os canais de TV, iria fazer todos os editoriais dos jornais, iria ganhar todas as medalhas de lata de última página, iria ser o alvo de todos os dedos apontados dos senhores do costume, aqueles que diziam que fazia falta um Sporting forte, mas vivem com muita azia os seus sucessos ou promessas de tal. O actual presidente quis essencialmente não fazer prolongar o impacto deste debate nos dias a seguir, não quis dar gasolina para o queimarem e diga-se, nesse objectivo, cumpriu impecavelmente. O confronto foi, regra geral, enfadonho…o que penso ter sido o que muitos benfiquistas e portistas menos desejavam e o que muitos sportinguistas estariam dispostos a aceitar como muito melhor do que peixeirada, insultos ou histeria.

Resta dizer que nada de substancial saiu dos argumentos de cada candidato e à excepção de duas gafes de PMR (Sobrinho e Ricciardi não demorarão a processá-lo) o debate produziu zero de matéria capaz de retirar votantes a cada uma das listas, o que valha a verdade, mantém o actual presidente numa posição muito mais confortável.


SL

7 comentários:

  1. Blog "O Meu Sporting" http://sporting1967.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. O primeiro processo ja' foi anunciado!

    ResponderEliminar
  3. O comportamento de BdC no debate so vem provar a sua inteligencia e que e o homem certo. O que diria a cs hoje se BdC tem sido agressivo como e habitual? Assim quem ja estava a afiar o lapis para desancar no BdC ficou a toa sem saber o que dizer o melhor que conseguiu foi um "pmr venceu o debate".

    ResponderEliminar
  4. Concordo inteiramente com a sua análise, LP.
    SL

    ResponderEliminar
  5. Concordo quase integralmente com o post. Eu também queria um BdC mais aguerrido, mas a postura institucional foi a melhor. Não vejo Boloni (apesar de ter consideração por ele) a trazer algo de positivo para o Sporting, pois há muito tempo que está fora dos principais palcos (nem sei se treina neste momento ou está desempregado) nem Delfim, que não pertence à nossa formação, esteve apenas 2 anos no clube e nunca desempenhou as funções que MR pretende para ele. São dois tiros ao lado. Penso que se os sportinguistas forem votar BdC ganha de goleada. Os sportinguistas não são ingratos e sabem quem SALVOU o Sporting, quem o dinamizou, quem trouxe o orgulho de ser sportinguista. Ainda hoje RS (que passa a maior parte dos jogos do Bayern no banco de suplentes) no Oficioso diz que se o Benfica não for campeão que seja o Porto. Ou seja o principal rival do Benfica, o clube temido, os jogos de "parar o país" (no futebol e em todas as outras modalidades) voltou a ser o Grande Sporting Clube de Portugal! E isso deve-se muito a Bruno de Carvalho. E os sportinguistas têm memória, não esquecem o passado recente e são gratos.

    ResponderEliminar
  6. O que há a dizer de um candidato a presidente que têm a mania que é abonado e não contribuiu com um cêntimo para edificar o Nosso Pavilhão João Rocha e ainda tem a pretensão de o vir a inaugurar? RELES RATO DE ESGOTO!!! Por isso é que ele consegue ter apoio de alguns cromos (https://opolvoleaks.blogspot.pt/2017/02/aperitivo.html). Se algum verdadeiro Sportinguista votar nele sujeita-se um dia destes a ver esse cavalheiros a fazerem comentários na Sporting TV.

    ResponderEliminar