segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

"O diabo veste-se...do que ele quer"

A imprensa nunca gostou de JJ. Corrijo. A imprensa deixou de gostar de JJ desde que saiu do Benfica. Enquanto esteve no clube rival era genial, o mestre da táctica, um “defensor dos adeptos”, era genuíno e resiliente. Assim que mudou de “cores”, mudaram os adjectivos. Passou a ser polémico, arrogante, provocador, conflituoso, deixou de ser mestre das táctica e tornou-se no mestre dos erros, abandonou o “manto de protecção” e passou a ser expulso, castigado, criticado, os editoriais deixaram de o enaltecer e transformaram-se em observatórios da penosa lista de defeitos deste treinador.

De repente, a mesma imprensa que sempre ignorou a enorme capacidade do Sporting de gerar talentos passou a ser a mais preocupada com a chegada e permanência dos nossos “putos” na equipa principal. Tudo é usado e re-usado como forma de provocar distância. JJ não é próximo de BdC, não é próximo dos gostos dos adeptos, não é próximo dos atletas, já nem sequer é próximo da equipa que trouxe para trabalhar dentro do clube e do Director desportivo que aconselhou (Octavio). A opinião crítica e impiedosa, a campanha de falsidades, a colocação de analogias e depoimentos de ex-jogadores…tudo tem sido usado de forma persistente e regular de forma a “instruir” os adeptos leoninos a achar que têm no seu clube um treinador demasiado caro, demasiado ingrato, demasiado errático e demasiado oposto aos interesses do próprio Sporting.

O combustível para este incêndio são sempre os resultados. Infelizmente, este ano, o cenário arde bem. No ano passado as chamas foram extintas facilmente, ao sabor de vitórias todos os adeptos se riam da crítica, das polémicas, a dor-de-corno (de quem tinha perdido JJ) era demasiado fácil de identificar. Nesta época as chamas queimam e lavra por muitos adeptos uma péssima atitude face a JJ, que culpam de tudo, a toda a hora, seja qual for o cenário.
Pois é neste pior momento do nosso treinador que faço questão em dizer que JJ não é, nem nunca será o meu treinador de sonho, mas (e esta pausa é mesmo importante) é um excelente treinador de futebol, que faz todo o sentido que esteja no meu clube.

Costuma-se dizer que "bom treinador é aquele que ganha" e embora entenda o pragmatismo da frase, a verdade é que um mau treinador pode ganhar de vez em quando, mas um bom treinador tenderá a ganhar muito mais vezes. Não sejamos hipócritas, a época passada existiu e todos nós andámos de peito feito a dar palmadinhas nas costas de Jesus. Não será uma má época (mesmo com todos os erros e mais alguns) que fará de JJ um mau treinador e devemos todos reflectir se não estamos a decidir “odiar” JJ pelos gigabytes de “má publicidade” que todos os dias nos entram pelos smartphones e portáteis dentro, já para não falar do enorme fel com que portistas e benfas nos brindam sobre o tema, os mesmos benfiquistas que há uns tempos colocavam a mesma pessoa num altar, os mesmos portistas que dariam todos os polegares para cima se Jesus acabasse por substituir NES na próxima época.

A meu ver, é no final da época que se tomam as grandes decisões e só aí devem ser escolhidos os rumos mais correctos para todos. Esta circunstância e mais nenhuma deve ser tida em conta por todos os adeptos e de uma vez por todas devemos defender o que é nosso, enquanto é nosso, mesmo que as opiniões pessoais ou os feelings apontem em sentido contrário. Nenhum clube deve ser gerido por capricho e olhando apenas para os últimos resultados. A “dança” de treinadores nunca foi boa para nenhum clube e já vamos muito tarde para beneficiar da velha “chicotada psicológica”. Um Sporting diferente e bem gerido não deve enfermar de maleitas passadas, não deve decidir o seu futuro pela rama emocional de alguns adeptos. As contas têm de ser pagas, as rescisões são pesadas e por vezes o sucesso advém da aprendizagem com os erros e não entrando em demandas eternas de treinadores infalíveis. Um pouco de bom-senso e frieza recomenda-se.


SL

6 comentários:

  1. Caro Javardeiro,

    Infelizmente o JJ também não tem ajudado para evitar este "estado de sitio" em que caímos, fruto dos maus (péssimos) resultados e da sua teimosia.

    O seu gigantesco ego quando as coisas correm bem, as críticas aos jogadores (lamentáveis as mais recentes ao Palhinha no Sábado!) quando correm mal, as invenções tácticas em que insiste para os jogos decisivos, sempre com péssimos resultados (qual a intenção?! provar que é realmente um génio da táctica, ganhando com um joker?) estão a causar demasiado desgaste, acho que com alguma razão.

    O ano passado as expectativas subiram muito, os adeptos reforçaram a crença nos bons resultados, mesmo com a frustrante perda do título (aliás, já por culpa do ego de JJ, que alimentou um fifica que já dificilmente se reergueria doutra forma, como parece que o próprio Ruizinho admite nos seus círculos pessoais).

    Daí este ano a frustração ser ainda maior, amplificada pelo ALL-IN feito no início da época, em jogadores escolhidos e no perfil desejado por JJ, em detrimento dos miúdos da Academia... agora repescados e claramente a contragosto para JJ, como ele parece fazer questão de realçar.

    Fui daqueles entusiastas da contratação de JJ, achando que podia ser uma jogada de mestre de BC.

    Neste momento, sinceramente, começo a ter sérias dúvidas que vá resultar e acho que a "carta branca" que foi passada a JJ este ano pode vir a ser o maior erro de BC.

    Injustamente, pelos péssimos resultados da época, esta situação fez-nos regredir 2 ou 3 anos... esperemos que não lhe custe a reeleição, porque que já tudo já parece possível.

    BC parece que se esqueceu que no SCP há pouca (nenhuma?) margem de erro e que ninguém, JJ ou ele próprio incluído, é maior que o clube... os erros a esta escala são muito difíceis de corrigir (reparar).

    Enfim, esperemos que seja possível recuperar o alinhamento e o rumo com a estratégia do clube na lógica da "formação reforçada por jogadores de qualidade" na preparação de mais um ano "0"... infelizmente vemo-nos novamente naquela situação familiar do "para o ano é que é"! Será mesmo?

    SL
    Lanterna Verde

    ResponderEliminar
  2. fui um defensor acérrimo da contrataçaõ de JJ pelo BDC, mas agora temo que se passe o mesmo que se passou no Carnide que foi: primeiro ano espetacular (porque tinha uma equipa fantástica) e os dois anos seguintes erros atrás de erros....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E depois ganhou o que se viu, não me importaria de penar no próximo ano se significasse depois o que fez no Benfica. JJ é bom trainador, e mau comunicador. Mas, pagam-lhe para ser treinador, meter a equipa a jogar bem, potenciar jogadores e, pese os erros cometidos este ano, ele faz isso como ninguém em Portugal e poucos no mundo.

      Fala muito e mal? Fala. A diferença é que no carnide tudo era desculpável e no sporting tudo é atacável, e mete dó quando os adeptos se deixam corromper pela narrativa do estado lampiónico que, infelizmente, controla 90% da comunicação social.

      Eliminar
  3. É como diz o Javardeiro...

    No carnide era o maior...
    No Sporting..."não há defeito que não lhe sirva..."

    "Vão dar uma volta ao bilhar grande e desamparem-nos a loja..."

    SL

    ResponderEliminar
  4. "A meu ver, é no final da época que se tomam as grandes decisões..." Ganda Javardeiro. Da parte de quem nem um mandato deixaram chegar ao fim quanto mais a época. Agora até dá para chamar a formação no fim do mandato. No rumo certo.

    ResponderEliminar