terça-feira, 6 de setembro de 2016

O retrato oposto de um desejo


Dizem que Vieira é um construtor, há quem diga que é um gestor apaixonado, outros dizem que é um exímio vendedor, mas poucos realçam a capacidade que tem em trazer ruído e tremenda especulação ao meio onde opera. Não há sequer forma de reconstituir o seu passado, de tão "corroídas" que ficam as fontes que podiam testemunhar as várias fases do passado do actual presidente do Benfica.
Se existem pessoas com arte para fazer inimigos, Luis Filipe Vieira tem um engenho especial em fazer dos seus críticos gente silenciada e até alguns, publicamente, seus defensores. E se existe uma herança do "Orelhas" no futebol, eu destaco, sem qualquer tipo de dúvida, a enorme capacidade de tornar, um dos clubes de que se fez sócio - o Benfica, numa enorme central de esquemas e negociatas. Muitos negócios são estranhos, muitos são estúpidos, e alguns são até ofensivos para quem acompanha o futebol. Mas tal como na sua vida pessoal, Vieira soube tecer uma rede de lacaios e guardas de honra, uns de gravata, outros de soqueira, mas todos prontos a saltar à mínima crítica interna, prontos a silenciar, por todas as maneiras e feitios (contam-se histórias muito graves ao longos dos mandatos em que o clube nada ganhava) algum adepto encarnado que não estivesse com vontade de "comer gelados com a testa".
Pode-se até dizer que o Entreposto de Mendes ou a Central de Carvão em que se transformou o Benfica moderno escapa a qualquer escrutínio, quer nos media, quer nos adeptos, quer nas autoridades ou entidades moderadoras.
Vieira compra, Vieira silencia, Vieira conquista. É um modelo linear, que não cria atritos, "açucarado" até, mas caro. E aqui é onde o Império do "Kaddafi dos Pneus" tem a sua face mais visível. Tanto nos seus negócios, como na presidência do clube, o "modelo" de Vieira consome rios de dinheiro. Rios que o próprio não faz intenção de pagar e que amigos nos lugares certos lhe garantiram uma imunidade peculiar e rios que o clube faz desaguar no oceano de dívidas que se reflectem num passivo que está longe sequer de estar "consolidado" (ou seja, conhecido na sua plenitude).
Todos assobiam para o ar. Uns de ignorância, que se fiam nos resultados (ai…o amigo Vítor) outros por compadrio, mas todos fazem de conta que a era de Vieira é um tempo de sol generoso e que será lembrado como um paraíso financeiro, um oásis de títulos. Eu tenho tantas, mas tantas certezas, que tal como o carvão que os seus lacaios (lembrem-se, bem pagos para isso) mandam diariamente…existe muita matéria capaz de vir no futuro a soterrar o legado do "Senhor 600" debaixo das mesmas brasas com que se dedicou a servir o Sporting, o seu grande opositor, a única instituição em que os seus euros de "compromisso" valem menos que nadas.
A "estrutura", essa grande conquista Vieirista (um copy & paste da cúpula portista) ficará para sempre ligada aos colinhos, malas, vouchers e outros expedientes de viciação clara. O modus operandi à Benfica é tão sustentável como a grandeza desta figura, que tarde ou cedo será atropelada pela derrocada inevitável de uma pirâmide de "friends in high places" que não hesitará em querer fazer-se acompanhar do Grande Líder na hora da humilhação. Nessa altura, todo o passado e presente que se glorifica sem olhar a meios, ajustará contas com um futuro bastante mais cinzento que os dourados jantares entre o "amigo" Luís e a infindável corte de avençados que agora associamos à powerhouse de sacanice e vigarice chamada Sport Lisboa e Benfica.

Peço encarecidamente aos responsáveis do meu clube, o Sporting Clube de Portugal que invistam tudo no combate a esta figura e aos seus compadres e nada na mimetização dos seus recursos ou métodos. A podridão não se combate com mais podridão, a corrupção nunca será derrotada por outro tipo de corrupção. O que não desejo é o alastramento do vírus de que enferma o nosso clube rival, pois o que não alarma os adeptos desse emblema era o suficiente para matar de desgosto o meu orgulho sportinguista.

SL

13 comentários:

  1. Parabéns pela lucidez e clareza de discurso.
    LdP dixit

    ResponderEliminar
  2. quando vais ao tribunal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes. Com muito orgulho.

      Eliminar
    2. Quando o Orelhas tambem for por causa da ropubalheira no BPN que pagamos com os nossos impostos e dos 600 milhoes do BES.

      Eliminar
  3. “Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada pela espada morrerão!"
    Espero pelo momento da derrocada com alguma ansiedade, confesso...
    SL
    Basco "O Leão"

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente já tivemos a nossa dose de dirigentes filhas da puta, aldrabões e corruptos!
    Quero muito acreditar que estamos no caminho certo e de que tanto me orgulho!
    Os do outro lado... Quero muito é que sa fodam. Ponto!

    ResponderEliminar
  5. Enquanto uns ganham 3 campeonatos em 30 anos, outros ganham 3 campeonatos...em 3 anos. Deve doer!
    Saudações Benfiquistas,

    Paulo Pereira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma forma de ver as coisas. Mas quanto a dores, veremos...

      Eliminar
    2. Cristóvão?!
      Não dói muito.

      Doia se fossem legítimos.

      O que deve doer é que nesses 30 anos, até nos quase 20 do eterno e único Vieira, realmente só ganharam qualquer coisita quando a "maquina" está finalmente instalada.

      O que doi é ainda ter pena do que pode vir por aí para as nádegas.
      Mas é por comentários como este que nunca me ouviram dizer \escrever, "faz falta um carnide forte ao futebol português "..
      Bem, talvez ao fim de 30 anos!!!

      Eliminar