segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Onde acaba uma derrota

Quando não somos a melhor equipa no campo é normal perdermos. Quando não sabemos jogar tudo o que o nosso talento permite, perdemos. Quando caímos na arrogância de pensar que qualquer coisa que coloquemos em campo serve, perdemos. Quando não respeitamos o valor de quem teoricamente é mais pequeno, perdemos. E perdemos bem, sendo que a verdadeira derrota só chegará se não usarmos o que sucedeu ontem à noite como grande motivo de reflexão e motivação para mais uma enorme série de jogos a vencer.

É que podemos perder sem sermos perdedores. Basta que interiorizemos as lições a tempo e horas.
O futebol está cheio de campeões que cresceram e aprenderam com derrotas.

SL

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Vale o que vale, mas foi preciso o Sporting jogar muito mal para voltar a perder, e com esta derrota ficámos todos em estado de choque.

    Como as coisas mudaram em tão pouco tempo.

    ResponderEliminar
  3. Uma das Sharks na série Shark Tank diz que é muito útil a um emresário de sucesso ter sempre em conta que as coisas podem correr mal, estar sempre atento ao que poder não resultar para assim evitar más decisões. Eu acho que algo disto se aplica também no futebol. O pensamento positivo é um pouco como o fair play - é uma treta. É importante ter presente a possibilidade da derrota para que a concentração seja máxima e haja uma selecção entre os que aguentam a pressão de jogar num grande e os que nem por isso. Destes últimos conseguem-se bons jogos mas raramente campeonatos. É dos primeiros que se fazem os grandes campeões, dos que não se esquecem que a derrota está sempre ao virar da esquina e que evitá-la é muito difícil.

    JRamos

    ResponderEliminar