segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O Interessismo Lampião

Poucos fenómenos noticiosos revelarão mais o dito “Nacional Benfiquismo” que a torrente de “interesses” que os grandes emblemas europeus têm pela quase totalidade dos jogadores do Benfica. Há nestas sucessivas e multidiárias noticias tanto sumo por espremer, que vou tentar resumir em alguns pontos toda a incoerência que este fenómeno revela:

1 / Não é difícil saber quais os clubes que observam jogos de determinado clube. Qualquer jogo da nossa Liga tem pedidos de bilhetes realizados atempadamente pelos clubes observadores, mas como é óbvio esse pedido não revela quais os jogadores…podendo até estar em determinado estádio para ver in loco jogadores do clube visitante. A forma como os media noticiam tantas certezas quanto ao que cada clube vem ver…é completamente especulativa.

2 / Observar um jogador não é a mesma coisa que estar muito interessado em adquirir o seu passe. Um grande emblema europeu pode observar um jogador mais de 100 jogos antes de dar o aval para uma negociação. Quanto maior o investimento, maior o nº de observações. Qualquer departamento de scouting faz imensas avaliações de imensos jogadores, 99% dessas observações são apenas actualizações à base de dados ou em alguns casos apenas mais uma das inúmeras vezes que um scout vem detalhar o “mapa” de um jogador que o clube ou treinador do mesmo acha interessante acompanhar…o que é um pouco diferente de “contratar”.
É claro que também há interesses súbitos e contratações contra-relógio, mas vamos deixar este parâmetro para mais à frente.

3/ A predilecção dos media portugueses quanto ao interesse sobre jogadores do Benfica envolve sempre um eixo muito declarado, é sempre M.City, Man Utd, B.Munich, Juventus, Barcelona…ou seja é sempre um top10 dos clubes com maiores orçamentos. O curioso é que raramente incluem os principais compradores de jogadores ao Benfica - o Atl.Madrid, o Zenit e mais recentemente…o Wolverhampton. Não seria de esperar que estes fossem quem mais observa jogadores do Benfica?
Esta selecção do pedigree financeiro do clube que está “interessado” é duplamente vantajosa: a) os adeptos passam a olhar para o jogador de outra forma; b) os próprios jogadores passam a olhar para os seus jogos de outra forma - saber que se está a ser observado pelo Barcelona ou pelo Norwich são “motivações” bem diferentes.

4 / É claro que dizer que os media agem apenas para beneficiar os interesses do Benfica é injusto. Fazem-no para proveito próprio. Estes “interesses” são mesmo das novelas mais rentáveis e mais “baratas” para os media. São folhetins intermináveis de contos de fada, onde o sapo está prestes a virar princípe, onde os tostões estão a dias de virar milhões, onde resta dizer que a fada é quase sempre Vieira e a magia é quase sempre a “estrutura”…posicionar a tríade Vieira-Estrutura-Seixal na rota dos milagres financeiros é também algo que qualquer jornalista entende que o vai favorecer aos olhos dos chefes de redação e directores (ou sub) de qualquer jornal. Na verdade…todos ganham, menos a verdade.

5/ O recente caso do “Guardiola esteve disfarçado na Luz” é apenas mais uma anedota de tantas que se têm escrito e relatado. Juntar-lhe ia num top 3, os interesses do R.Madrid (quando se sabe que desde a venda de Garay…o clube merengue nem pintado quer ver a cara de Vieira) ou as supostas ofertas de 25 milhões por Talisca, sendo que uma delas fora feita pelo Wolves na altura à venda por…50 milhões (!). A imaginação delirante e a necessidade de inovar nos “interesses” tem dado pérolas sucessivas a quem gosta de uma boa risada e só não tem mais piada se imaginarmos os atropelos deontológicos que são feitos e a falência da dignidade profissional que isto releva dos jornalistas portugueses.

6/ Num tempo em que para existir, tem de estar nas notícias ou a ser falado, mesmo que sejam puras anedotas…estes interesses completamente especulativos e 95% das vezes falsos, favorecem e beneficiam o Benfica. Muita gente não entende isto desta forma e acha que tudo é subjectivo e relativizado. Mas não é. Tudo é objectivo e contabilizado. Por mais irrealista ou inverdade que seja, onde há mediatização…há valorização. Ao longo de uma época constroem-se milhões nos treinos, nos jogos e na imprensa.


SL

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Pegando nos pontos 5 e 6 deste post (exceletente!) acho que já era altura da SAD do nosso clube começar a colocar esta malta em tribunal, em virtude de estarem constantemente a desvalorizar os seus activos!

    ResponderEliminar
  2. Há que encher páginas diariamente.
    Convém não ficar longe do santo graal, há que passar a mensagem dos Messias da bola.

    ResponderEliminar
  3. E as ofertas de 30 milhões pelo Carrillo (que ainda há 9 meses podia ser adquirido a custo zero). Ou ofertas milionárias pelo Sálvio, um jogador que perdeu algum do seu fulgor com as lesões

    ResponderEliminar