segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Inícios

4  jogos, 4 vitórias. Melhor ataque e melhor defesa da prova. Talvez seja cedo para entender o que isto pode dizer da nossa época, mas de uma coisa eu tenho a certeza, para começo…está ótimo.
Olhando friamente para o que mudou do último ano para este, destaca-se a perda de Slimani (talvez o melhor ponta de lança a actuar em Portugal) e João Mário (o melhor jogador da Liga a par com Jonas), mas em compensação o Sporting garantiu Beto (uma alternativa segura a Patrício), Douglas (uma paixão antiga de JJ), Elias (uma peça útil para render Adrien e/ou experimentar outras tácticas com 3 médios), Markovic e Joel Campbell (dois "agitadores" que podem jogar na ala ou no apoio ao avançado), A.Ruiz (talvez o único com capacidade para jogar a 10 puro), Bas Dost (um avançado com créditos na Europa) e André e Castaignos (como salvaguardas de qualquer eventualidade). Foram 2 peças chaves perdidas, mas muitas e promissoras chegadas. Vão levar tempo a colocar no seu potencial mais elevado, algumas podem nem vir a ser tão influentes, mas existe uma certeza…dão muita profundidade ao plantel.

Para já as grandes vedetas são Gélson Martins, Semedo e Bruno César…3 dos maiores candidatos a perder os seus lugares, mas que para já vão garantindo pontos e estabilidade à equipa juntamente com os consagradíssimos Patrício, William e Adrien. Estes 6 jogadores são a base, ninguém sabe por quanto tempo, mas por agora são eles que ditam as regras, elevando a fasquia directamente para Douglas, Markovic e Campbell. Este ano, ninguém terá "direito" a más exibições de forma continuada e isso é onde deposito mais esperanças para fazer uma boa temporada.

Segue-se Madrid, um jogo em que os mais ambiciosos quererão brilhar (será dos embates com mais audiência mundial, o 1º jogo europeu do Campeão em título) sem que tenham especial obrigação de ganhar ou pontuar. Tudo o que vier a mais do que uma derrota vendida de forma cara será lucro para nós e eu como qualquer adepto de qualquer equipa, seja o Real Madrid outro adversário qualquer…quero é que o meu clube vença. O que é bem diferente de achar que tem essa obrigação. Deixar uma boa imagem é importante para mim, passar para o resto do mundo que somos uma boa equipa. Isso é a única coisa que exijo. 

SL  

4 comentários:

  1. A única obrigação que temos é de entrar em campo e dar o máximo, a responsabilidade de vencer pertence ao Real.

    Deposito as minhas esperanças no facto de em termos táticos podermos ter alguma vantagem (JJ é muito melhor treinador que Zidane), o grande problema são as individualidades do Real Madrid que num rasgo de génio deitam por terra qualquer estratégia.

    Temos de ser muito inteligentes na forma de abordar o jogo.

    ResponderEliminar
  2. Não esquecer que, das 4 jornadas, 3 foram jogadas em casa (embora 1 delas com 1 candidato ao título), sendo que o SLB, nessas 3, só fez 1 jornada em casa (curiosamente, onde perdeu pontos; desleixaram-se...).
    O Sporting precisa de um começo à grande, isto é, com 10 a 13 vitórias seguidas, procurando uma vantagem e pressão (aos adversários) que pode ser decisiva.

    Quanto a Madrid, um desejo: sobreviver.
    A realidade é outra. A diferença de qualidade entre as equipas é enorme Estes são os palcos onde as pernas pesam e a cabeça se baixa. É normal, estamos demasiado longe destes ambientes. Depois, mesmo que se faça o jogo das vidas, a 1ª fase da Champions existe para que os favoritos treinem e ganhem dinheiro. Não serve para se chatearem.

    Desejo um jogo digno da nossa parte, onde fizemos de tudo, sem deixar força por gastar.
    No entanto, o foco principal terá se ser só, o jogo de domingo em Vila do Conde, esse sim, não podemos falhar.

    SL

    ResponderEliminar
  3. Entrevista simples, incisiva e esclarecedora. Numa palavra: respect !

    ResponderEliminar
  4. Li hoje que, na época passada, a LC rendeu cerca de 30M € ao benfica.

    Ou seja, uma ida aos quartos de final vale aproximadamente um Slimani!

    Acredito na equipa e sinto que as opções que temos este ano podem-nos levar longe nas competições europeias sem descurar o foco no campeonato.

    Precisamos de alguma sorte, é certo. Mas acho que tudo devemos de fazer para passar aos oitavos da CL, unica forma de somar pelo menos uns 20M € este ano.

    Pontuar na quarta feira seria ouro a todos os niveis, mas a nossa grande batalha vai ser ganhar os 2 jogos ao Legia, ganhar o jogo em casa ao Dortmund e não perder lá em casa deles.

    Com isso somamos 10 pontos e acredito que dá para passar.

    ResponderEliminar