terça-feira, 13 de setembro de 2016

Dores de decrescimento

Bem sei que dói ser o parente pobre dos 3 grandes. Dói ainda mais por ser o que mais dinheiro gasta. Sofre-se ainda pior porque à frente do clube está uma sombra em vez de um líder, um espectro que está a correr com a “massa útil” para fora do clube, tal e qual uma qualquer história de sucessão mal gerida. É especialmente tortuoso ver que os “amigos” coleccionados durante décadas de benesses a terceiros não comparecem e declaram-se comprometidos com os “reis do podre” do momento. É atroz o ressentimento quando se olha para as mensagens que o clube faz passar e todas elas fazem parte dos manuais escritos por Pedroto nos anos 80, numa época em que havia um jogo televisionado por semana e as repetições de lances polémicos passavam por colocar a mesma imagem no ar, mas 4 vezes mais lenta. 

Compreendo a dor dos portistas, a sua desilusão. Não entendo como, sem qualquer critério e de palas bem aceites nos olhos, dirigem a angústia contra o Sporting, entrando em completa fase de negação. É tão absurda a culpabilização do Sporting pelo que não são capazes de fazer que começo a perder o respeito pela afamada “fibra” e “resiliência” dos seus adeptos quando “enfiam o barrete” primário que os ordena a marchar contra os canhões de um centralismo de supostos favoritismos dos árbitros. Esta malta quer mesmo criar a ideia que os mesmos “players” que andaram a enterrar o Sporting durante décadas, com inúmeras faltas de respeito, provocações ou greves, decidiram por artes mágicas largar o andor do nosso vizinho, esquecer o colinho, ignorar os vouchers e cair redondos no regaço de Bruno de Carvalho? A sério mesmo?

Conheço alguns adeptos do Porto e normalmente reconhecia-os como bons “decifradores” de “palha de direções aflitas”, mas nas últimas semanas…um após outro vão entrando pela porta do “conto do vigário” e a ver ajudas dos árbitros até nas nuvens que passam pelo céu de Alvalade. À pergunta: “Diz-me um lance, um só, em que o Sporting tenha sido beneficiado?” reviram as pedras e procuram buracos argumentativos, mas nunca, nunca, são capazes de dar uma resposta concreta. Na verdade acho que sabem que estão em negação colectiva, tem perfeita consciência disso, mas “compram” esse estado de espírito completamente falido de razão ou verdade. Preferem a falência de razão e seriedade do que assumir a falência do clube, do tal super clube que limpava tudo e todos e que fazia deles uma espécie de adeptos sempre-em-festa. 

Agora já não há festas e a distância mental que os separa de acreditarem nos actuais líderes é sensivelmente a mesma que dedicam a tentar entender como podem sair desta crise. Todos eles sabem o mesmo que qualquer pessoa em Portugal está careca de saber: o Porto precisa de gente nova, ideias novas, métodos novos e sobretudo um novo discurso. Marrar contra o Terreiro do Paço, os árbitros ou contra os Presidentes dos rivais não vai colocar a equipa a jogar melhor, não fazer de NES um treinador genial, não vai encher os cofres vazios da SAD e muito menos colocar adeptos nas bancadas. Sinceramente acho que o Porto está a “marrar” contra o seu próprio passado e a ser conduzido desesperadamente para um clico viciado de desaires. Eu também sei o que isso é. O Sporting também lá andou e só inverteu essa tendência quando os seus adeptos acordaram para a realidade e deixaram de acreditar nas “boas vontades” de sucessivas direções sem ideias e apenas preocupadas em manter o status quo. Lembrem-se…gente nova, ideias novas. Já agora parem de se juntar ao coro de calimeros dos lampiões, tenham ao menos um pouco de orgulho no vosso passado, quando foram de facto os únicos que se opuseram declaradamente à ganância de Vieira. Ao menos isso.


SL

8 comentários:

  1. Muito bem dito, explicado e escrito!

    ResponderEliminar
  2. Java, por favor, não dê sugestões aos fruteiros. Deixá-los assim e eles que se amanhem.

    Ontem o aziado aí na imagem falava ao Porto Canal. Já viu como a corja ainda se dá bem?

    O grande problema da fruta é o Sporting estar em primeiro lugar, por isso está a fazer uma campanha acusando o Sporting de ter sido beneficiado para induzir os árbitro a empurrem o Sporting para baixo na classificação. Já é uma jogada muito velha, mas que pode resultar, se os "juízes" a isso estiverem disponíveis, como a corja na foto estava.

    ResponderEliminar
  3. O que os "fruteiros" e os "lampiões" pretendem é "meter dúvidas" na cabeça dos árbitros de molde a "prejudicarem-nos", como medo "de nos beneficiarem"...e em contrapartida...
    Fazer preisamente o contrário no que a eles diz respeito...

    O "respeitinho" é uma coisa muito boa e depois de "dos termos esquecido" de que também eramos "merecedores de respeito", ver que agora somos trataos "em pé de igualdade" no Campeonato...deixa-me um pouco mais "confortado e confiante..."...

    De resto..."ladrem"... que nós continuaremos a trilhar o nosso caminho...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. MaximinoMartins, se recuarmos ao tempo de José Roquete e do "luto", encontramos uma situação em tudo análoga: o Sporting vinha sendo prejudicado, e muito, ao longo dos anos e o "luto"teve um impacto tão forte, atraíu de tal modo as atenções, em Portugal e no estrangeiro, que os árbitros passaram a arbitrar os jogos do Sporting com decisões cuidadas e mesmo os nossos rivais passaram a ter arbitragens mais "contidas".
      Consequência: os lã-piões, atarantados, não sabiam como contornar a situação e os fruteiros vociferavam, inventavam, gritavam, davam gritos, urros... podia lá ser, o Sporting não ser prejudicado? Podia lá ser, o focuporto não ser beneficiado?
      E tal como agora, se a memória não me atraicoa, de cada vez que o árbitro decidia bem numa situação de dúvida, era um ai Jesus, um Sporting está a ser beneficiado; se o árbitro, numa situação de dúvida contra o focuporto decidia bem, ai jesus que o focuporto está a ser roubado.
      Vê as diferenças... ou são só parecenças com a actualidade?

      Eliminar
  4. Para quando uma foto dos amigos do(pai)Alex?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas esses que estão aí são amigos do pai do Alex(andre porco da bosta). Já não te lembras da fruta para dormir?

      Eliminar
    2. Estes fruteiros são tão "portistas" que nem as figuras do regime conhecem.
      São os adeptos das vitórias a que os habituaram, nada importando como eram obtidas, e são, agora, inimigos de tudo e todos o que impedirem essas vitórias, por mais correctamente que sejam obtidas.
      A história nunca se repete e raramente nos apresenta factos novos.
      Como um dia escreveu a pinhona, "tudo o que pode ser falta a favor do Benfica é sempre falta bem assinalada, e não sendo marcada é sempre erro do árbitro"
      ( in ABurla de há uns anos atrás, numa página em que a pinhona tentava imitar o pai mas sem graça nenhuma, num dia que foi o último, desde aí, em que gastei dinheiro naquele pasquim- bem hajas, Leonor.
      O focuporto reencarna a pinhona no deputedo (ou ex do) Pedro Marques Lopes,
      a good boy (também ele) cheio de piada( a querer imitar o guru, papa, o que quiserem.

      A história nunca se repete e raras vezes nos apresenta factos novos.

      Eliminar
  5. Por mim e pela primeira vez, desejo que Pinto da Costa se mantenha por muitos e bons anos à frente do seu clube.
    Equipa que ganha não mecha! ;)

    ResponderEliminar