quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Comparar o incomparável

Para compreender melhor o que foi ganho e o que foi perdido neste mercado de Verão, nada como comparar o incomparável, ou seja, tentar encontrar paridades em coisas que são impares. O exercício é estéril e não deve ser válido para mais do que apenas compreender o potencial do plantel, o seu sucesso ou insucesso é impossível de medir, e como tal, acho uma parvoíce dizer frases como "com esta equipa vamos ser campeões" ou mesmo "ficámos muito mais fortes que o ano passado". A verdade é que o futuro ninguém sabe, só o presente.

Beto

Como suplente, Beto é um garantia. Com o seu currículo, será expectável que caso seja chamado a jogo, desempenhe bem o suficiente para um clube com as aspirações do Sporting.

Douglas

Foi eliminado o excesso de soluções da segunda metade da época anterior e ainda assim melhorada a qualidade. Douglas pode nem ser melhor que um Ewerton em grande forma, o pior é que esse estado foi coisa rara na época passada.

Petrovic

São mais as dúvidas que as certezas quanto ao que pode dar à equipa este ano. Lento e indeciso, tudo o que um 6 ou um 8 não pode ser. Pode jogar a central, mas seria mesmo para 6 que JJ o pediu e mesmo por isso, aguardamos todos o que o treino pode cultivar neste médio. Barato não foi.

Bruno Paulista

Antes da chegada de Elias e a hipótese de saída de Adrien, podíamos antever alguma margem para o brasileiro evoluir próximo da titularidade e até parece merecê-la. Poderoso, esforçado, raçudo, tem muita coisa ali para ser trabalhada. A minha dúvida é se JJ vai ter o tempo e a disponibilidade para melhorar as lacunas que tem. Excesso de impetuosidade, leituras de jogo erráticas, posicionamento...enfim. Mas está ali um diamante, muito em bruto, mas está.


Elias

Embora mais velho, Elias é hoje um jogador mais focado no jogo, mais experiente e a prova é que era o capitão fixo do Corinthians e em algumas partidas o capitão da seleção do Brasil. Menos veloz, mais fiável. Menos poderoso, mais ponderado. Não é o mesmo que o João Mário, mas num bom plano pode ser uma óptima solução. Terá a vantagem de poder substituir (e porque não dizê-lo, pressionar) Adrien.

Meli

Não era uma certeza na Argentina e terá o mesmo estatuto em Portugal. Tem bom toque de bola, bom passe e genica. O que parece estar ainda longe do ponto é a sua movimentação e sentido táctico, algo que JJ saberá trabalhar como ninguém. Perde espaço com a chegada de Elias, mas convém não perder de vista a capacidade do jogador em adaptar-se ao modelo do nosso treinador, os argentinos são reconhecidamente atletas que apreendem o modelo competitivo europeu com bastante sucesso.

Markovic

A verdade é que nem B.Ruiz, nem Gélson, nem Bruno César, nem Campbell são alas. Um jogador como este sérvio pode e deve aproveitar o regresso a Portugal para recuperar todo o tempo perdido que mediou a sua saída do Benfica até agora. Talento tem de sobra, terá mesmo que mudar a sua atitude para ganhar toda a competitividade necessária para vingar na alta roda do futebol moderno. Defender mais e sobretudo melhor, ser mais agressivo sem bola, dedicar-se mais ao jogo, este é o TPC que JJ lhe dará ao longo do ano. Se o realizar bem, temos um grande reforço. Não será fácil sentar Gélson, Ruiz ou mesmo Campbell.


Campbell

Um jogador vibrante, que abana o jogo até à raiz. Ao lado ou atrás do atacante é onde gosta de jogar, mas também dá muito a uma equipa na ala. A única pena que tenho é de não ter chegado com uma opção de compra. É que valorizar um atleta destes e vê-lo sair é bom no presente e um desgosto previsível no futuro.

A.Ruiz

Na cabeça de JJ, seria o companheiro ideal de Slimani que resolveria a saída de Teo. Poder de fogo, bom passe, capacidade para percorrer espaços diagonais na área. Ruiz tem tudo isso, mas falta-lhe capacidade de explosão e muita resistência atlética. Na argentina podia disfarçar, mas na Europa, com uma velocidade de jogo bastante diferente, a conversa é mesmo diferente. Já perdeu peso, faltará ganhar velocidade e melhorar o arranque. Com a chegada de Markovic, B.Ruiz é empurrado para outras zonas e A.Ruiz que se esmere...isso está em rota de colisão com a sua afirmação na equipa. Já para não falar de Campbell, que chegando muito mais tarde ameaça (e de que maneira) a mesma posição.

Bas Dost

A primeira coisa a entender é: não é Slimani. Quem ficar à espera de um avançado com a mesma disponibilidade e entrega do argelino que esqueça. Este holandês não é de correrias, mas compensará essa lacuna com uma capacidade de aproveitar as oportunidades bastante elevada. Se Slimani precisava de 2 oportunidades para concretizar 1 vez (embora às vezes ambas eram sacadas individualmente), Bas Dost não se atrapalha, mete-a lá dentro. Pré-Slimani era a melhor coisa que nos podia calhar como ponta de lança, mas agora é talvez um switch entre avançados com características distintas. Ainda assim, óptima solução.

Castaignos e André

É um mistério o que estes dois avançados podem valer no Sporting. Primeiro que tudo, serão à partida segundas linhas. Depois há que entender que ambos vêm de momentos de forma algo apagados. Por fim, são ambos bastante móveis, rápidos e com experiência suficiente para não temer a competição portuguesa.

Spalvis

Dificilmente poderia ter um início mais azarado. No primeiro jogo particular lesiona-se com longa paragem. Uma época perdida e dizem muitos uma pena, pois seria uma óptima solução para evoluir este ano. Avançado completo que precisará talvez até da equipa B, para ficar pronto para lutar pela permanência no plantel na temporada seguinte.

SL




4 comentários:

  1. "A minha dúvida é se JJ vai ter o tempo e a disponibilidade para melhorar as lacunas que tem. Excesso de impetuosidade, leituras de jogo erráticas, posicionamento...enfim."

    Esse tempo foi usado na época passada...o Paulista que jogou no domingo já nada tem haver com o Paulista que chegou!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com a ideia de que o campbell tinha opção de compra de 10M.

    ResponderEliminar
  3. Elias é claramente para substituir JMário e BCésar vai para a lateral esquerda.

    Sobra um lugar que deverá ser no futuro a médio prazo de Markovic. Campbell fica a espreitar o onze como 2º avançado (Brian Ruiz).

    Acho que Alan Ruiz, Gelson, Castaignos e André terão poucos minutos assim que os restantes reforços adquiram a rodagem e os ensinamentos de JJ

    ResponderEliminar