sexta-feira, 9 de setembro de 2016

A verdade nua e crua

Já saiu o Relatório & Contas da época 15/16. Aviso desde já que não tenho skills de contabilidade e governo as minhas contas com relativa dificuldade. A este nível sugiro-vos futuras análises de outros bloggers, onde confio especialmente em "O Mister do Café" ou "O Artista do Dia":

http://misterdocafe.blogspot.pt/
http://oartistadodia.blogspot.pt/

Assim à minha vista, as grandes conclusões financeiras desta época serão:

1/ O impacto brutal da decisão do TAS quanto ao caso Doyen (mais de metade do prejuízo deste exercício) que convém que ninguém se esqueça ainda está em fase de recurso.

2/ O aumento de gastos com pessoal. Aumentámos sensivelmente para o dobro da época anterior, valor expresso no aumento da equipa técnica e jogadores.

3/ A resistência à venda de activos importantes nas janelas do Verão e Janeiro, a saída de Montero equilibrou pouco a balança, face às contratações e especialmente...as renovações.

4/ O não apuramento para a fase de grupos Liga dos Campeões. Um pouco menos de metade do resultado negativo seria absorvido só por este item.

Podemos ver os resultados do relatório de muitas formas, mas para mim a mais significativa é esta: não há retorno sem investimento, ou seja, para ter qualquer tipo de receita extraordinária é preciso investir. O público não compra Gameboxes, bilhetes ou merchandising sem resultados desportivos, os patrocinadores e parceiros estratégicos não surgem sem resultados desportivos, os operadores de tv e investidores não surgem sem resultados desportivos. E para existirem resultados desportivos há que investir e, até onde for possível, resistir ao desinvestimento.

Para os que ficarem chocados com os números do Sporting, sugiro que aguardem pelo dos nossos rivais (onde não encontrarão a transparência deste relatório...era bom, era...) e pensem. As utópicas ideias de que é possível enfrentar tanques com canivetes suíços são muito giras e animam serões de gin e whisky, mas no terreno a conversa é outra e olhando para a nossa história temos demasiadas provas do que custa querer ser "o lírico" dos grandes.

SL

Nos próximos relatórios não existirão Doyens, mas aparecerão as vendas de João Mário e Slimani. Entrarão os prémios da Champions e será previsível que as contas voltem a patamares mais equilibrados ou até lucrativos.

10 comentários:

  1. Caro javardeiro, nos próximos relatórios será obrigatório as contas voltarem aos lucros avultados. Nao poderá ser de outra forma! Se não vejamos: a não contabilização do custo aprovisionado da Doyen mais o prémio da Champions irão quase que equilibrar as contas, faltando ainda contabilizar as vendas.
    O que me preocupa é o ainda défice, se bem que pequeno, operacional do Sporting. Compreendo que numa primeira fase isto não seja o maior foco, ainda que presumo que as receitas das Champions, a acontecer com regularidade, irão quase equilibra-lo.
    É bom nao esquecer que temos um serviço de divida muito grande, com as respectivas regras de reembolso bastante apertadas, vide a obrigatoriedade de entregar uma percentagem das vendas até serem totalmente amortizadas e mesmo estando ainda existirão enquanto a permanecer o passivo com o perfil actual, e que teremos de apresentar resultados operacionais positivos se queremos nos libertar deste garrote sem que tenhamos que vender jogadores sob pressão, leia-se pressão financeira.
    De qualquer maneira, penso que com os resultados apresentados a situação tenderá a ser resolvida mas não devemos nem podemos relaxar porque ainda falta muito para podemos dar por fim esta situação.
    SL

    ResponderEliminar
  2. A construção do pavilhão não entra nestas contas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Este é o relatório da SAD. O pavilhão é do Clube.

      Eliminar
    2. Seria interessante termos as contas consolidadas com todas as empresas do grupo. Não?
      O que querem eles esconder?

      Eliminar
    3. Ladraste? Não percebo cãozoez. Volta para o canil.

      Eliminar
  3. "Para os que ficarem chocados com os números do Sporting, sugiro que aguardem pelo dos nossos rivais (onde não encontrarão a transparência deste relatório...era bom, era...)" - sempre os rivais a virem à baila. Acho que estes numeros são suficientemente preocupantes para perdermos tempo a falar/pensar nos rivais. E já que falou no Montero, se não se tivessem perdido 2 milhões sem paradeiro as contas seriam diferentes. Assim como o seriam se o presidente não fosse pago como um rei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. puta que te pariu pá

      Eliminar
    2. Miguelito, és um demagogo banal e irrelevante.

      Eliminar
    3. Presidente pago como um rei? Lol, é isto a acefalia

      Eliminar
    4. Os croquettes estavam estragados? Come rissóis. Ou merda. O teu paladar não engana.

      Eliminar