sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Promessas reais

Muitas jovens promessas, apesar do talento, exibem uma postura em jogo que não lhes facilita a passagem para uma equipa principal de topo como é o Sporting. A atitude blasé, desenvolvida quer pela assunção própria do talento que possuem, quer pela facilidade que têm em destacar-se dos demais acaba por ser contraproducente na hora de entrar nos esquemas tácticos altamente exigente do futebol das equipas que lutam pelos grandes títulos nacionais e competem nas maiores provas europeias.

A lentidão que levam nomeadamente a cumprir missões defensivas quando são jogadores atacantes e o inverso quando são jogadores da defesa, estraga muitos períodos de afirmação e a grande maioria precisa mesmo de descer patamares de exigência (empréstimos a clubes com menores responsabilidades e maior pragmatismo) para adquirir com mais tempo e falibilidade o que falta para serem jogadores de primeira linha europeia.

Mas de tempos a tempos surgem atletas que ultrapassam estas dificuldades. Porque querem mais do que outros afirmarem-se, porque têm mais pressa em rivalizar com as estrelas que já estão na equipa principal ou porque têm mais presente que só com muito trabalho e empenho os seus talentos podem fazer a diferença. Felizmente que o Sporting encontrou vários destes miúdos e Matheus ou Gelson encaixam na perfeição no modelo de jogadores que queimam etapas de adaptação mais rápido e melhor que o suposto. 

Gostaria imenso que o espaço aberto pela recusa de Carrillo fosse ocupado por um destes jogadores ou mesmo Mané…pois isso seria sinal de que a formação do Sporting está sempre pronta a suprir qualquer lacuna da equipa principal e que nenhum jogador por mais anos de sénior que possua ou estatuto nos media pode perder o lugar a qualquer momento, valendo sempre a máxima "Primeiro o Sporting".


SL

2 comentários:

  1. O texto toca um ponto que gostei muito de ver ontem no Matheus: por diversas vezes, principalmente na primeira parte, quando o Esgaio subia e a jogada era perdida, ele era o primeiro a recuar e a fazer o lugar de lateral, deixando Esgaio na frente o tempo que fosse necessário até poderem voltar a trocar de posições em "segurança". Esse trabalho é extremamente importante e raro de ver num miúdo de 19 anos.
    A maior lacuna que lhe encontrei ontem foi que, também principalmente durante a primeira parte, ainda espera a bola muito parado, em vez de procurar espaço e desmarcações. De resto, e sem demasiada euforia, acho que Matheus tem tudo para vir a ser um caso muito, muito, muito sério!

    ResponderEliminar
  2. Matheus marcou 2 bons golos, fez 2 assistências em futebol vertical (o Sporting ainda lateraliza em demasia o seu jogo) e teve mais duas oportunidades de golo na 2ª parte. Uma que seria um golo espectacular (em jeito) e outra num remate à entrada da área que saiu a centímetros do poste. E ainda defendeu. Mostrou muito para um miúdo de 19 anos. Também gostei muito de Bruno Paulista um poço de força e técnica e que subiu muito de rendimento com a entrada de William Carvalho. Gostei também de Gelson (mexe sempre com o jogo) e Jonathan está um jogador muito mais consistente e tem feito boas exibições. SL

    ResponderEliminar