quinta-feira, 29 de outubro de 2015

"Ganhar ao benfica tem de ser normal"

A frase é de JJ e não podia concordar mais com a mesma. À primeira vista pode ter uns tiques de arrogância e sobranceria, mas não é nada disso. É sim, a valorização de uma condição natural de "grande". Só somos de facto grandes, quando vencemos os melhores e se o somos de forma natural, então vencer os rivais é o "everyday business".

Entendo também a frase noutro plano. O controlo da euforia. Simples. Ganhar ao benfica, por mais clara que seja a superioridade é apenas um jogo, que pode ser acompanhado por um mau resultado na jornada seguinte e passar da euforia à depressão. Não será nunca nada de muito estranho que as mesmas coincidências do futebol ajudem a uma vitória frente a uma equipa mais cotada, obriguem a suar mais frente a outras equipas com menos valia teórica. Só como exemplo...a ida ao Bessa foi incomparavelmente mais complicada que a deslocação à Luz. Isso não quer dizer que o Boavista seja melhor que o benfica, apenas quer dizer que as dinâmicas de cada jogo tornaram o do Bessa mais complicado. Muito por culpa da atitude, concentração da equipa leonina e porque não dizê-lo da máquina castradora de jogo de Petit.

O que pode ser entendido como uma frase balofa e plena de bazófia, para mim é um sério aviso à manutenção dos níveis de concentração e empenho frente a equipas como a que se segue. O Estoril não são favas contadas, não vai ser com uma perna às costas, nem nos devemos preparar para goleadas. Há que respeitar todas as equipas, dando tudo, tudo o que há para dar dentro de campo. Isso para mim faz de uma equipa, um conjunto campeão. E JJ é so isso que deseja, ser campeão.

SL

2 comentários:

  1. Chama-se a isso profissionalismo e maturidade.

    ResponderEliminar
  2. Convém lembrar que o Benfica este ano não é candidato ao título. Está destroçado.
    Ganhar-lhe tem de ser tão normal e necessário quanto ganhar ao Estoril.

    ResponderEliminar