terça-feira, 2 de junho de 2015

What you see is what you get

Aparentemente ainda há algumas pessoas que ficam muito chocadas com o comportamento "modo adepto" de BdC. A grande fatia destas pessoas não é sportinguista e para esses só tenho a dizer que olhem para a vossa casota e não se preocupem tanto connosco.

Para os que são de facto sportinguistas, uma recomendação mais extensa, mas fundamental. Todas as pessoas são diferentes e nenhuma será perfeita. Sinceramente acho que nos habituámos a figuras presidenciais esfíngicas, monocórdicas, capazes de passar pelos momentos de maior felicidade e tristeza com a inexpressividade de uma rolha de cortiça. A célebre postura protocolar do "pau enfiado no rabo" parece reunir a simpatia de todos os defensores das regras do comportamento público. Mas na verdade o que isso importa?

Valoriza-se a hipocrisia e o cinismo em prejuízo da transparência de emoções? Um presidente não é também um adepto? Ofende alguém o seu comportamento? O mais importante não são as suas acções? A gestão? A liderança? O rumo do clube? Não serão estes nossos "nobres" críticos os mesmos que assistem há décadas passivamente (e validam) tantos actos de corrupção, tráfico de influências e enriquecimentos ilícitos? Onde se esconde a razão ou futilidade destas "ondas" de choque pelos gestos de BdC?

Há mais de 2 anos que estamos dentro do mandato desta direcção. Em nenhum período achei que tínhamos um presidente perfeito, em nenhuma altura desejei que mudasse de atitude. Muito humildemente vos digo que me estou a cagar para os "comportamentos presidenciais". O que eu quero é que tome as decisões certas, lidere e inspire os sócios a tornar o clube maior. Se procura mais ou menos protagonismo, como faz uso do mesmo…estou-me nas tintas. Prefiro mil vezes um BdC efusivo e hiper-expressivo do que um cobarde aldrabão corrupto ou um putanheiro aldrabão corrupto. 

Sim, porque ninguém acha um comportamento pouco "presidencial" frequentar bares de alterne, corromper árbitros, mandar claques agredir cidadãos, aldrabar o Estado em 600 milhões de euros ou outras pulhices. O que é grave e "choca" este país são os gestos de como se festeja um título. O croquete que empestou Alvalade de inacção e palermice pelos vistos não foi o suficiente para algumas pessoas, não foi o suficiente para lhes abrir os olhos e o paladar para experimentar algo diferente. Eu por mim estou farto de "nobrezas", "doutores", "louvores", "honras" e "elitismo". Quero é bola, bem jogada, estádio cheio, amigos e valentia, esperteza e jogo limpo. Os valores do Sporting bem lá em cima, o lema do clube a ser rigorosamente cumprido e feito cumprir. O resto…bem, o resto, só posso dizer:


"Comemore Presidente! Comemore como quiser e lhe apetecer. Salte, pule, cante, levante os jogadores que puder (se calhar evite o Sarr ou os William).  Que faça isso muitas vezes é só o que lhe posso desejar, pois sempre que o faz é sinal que eu estou a fazer precisamente o mesmo nas bancadas. Ao contrário de outros não o invejo, nem sou hipócrita". 

SL

15 comentários:

  1. sim, faça isso tudo, mas pense na equipa à frente do seu ego...

    ResponderEliminar
  2. "Prefiro mil vezes um BdC efusivo e hiper-expressivo do que um cobarde aldrabão corrupto ou um putanheiro aldrabão corrupto."

    Tens um "BdC efusivo e hiper-expressivo" aldrabão como os outros. Só não tem é tanto dinheiro por isso (ainda) não pode ser tão corrupto. Já putanheiro não sei, mas aquela relação com os russos "cheira-me" a qualquer coisa...

    Tenta outra.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual relação com os Russos? Os da primeira candidatura?

      Eliminar
    2. Os russos "cheiram" a putas?
      Estamos sempre a aprender...

      Eliminar
    3. Olha os gajos! Enfiaram a carapuça...

      Eliminar
    4. Como se anónimos fizessem cócegas...

      Para mim escrever anonimamente demonstra quem está por trás do teclado. um cobarde qualquer que nem tem a esperteza de inventar um nome qualquer, tipo zé carapuça...

      Ai que me apanhaste... Mas olha que eu estava parado...

      Eliminar
  3. Fui, e sou, um apoiante de BdC, mas não percebo porque não toma uma decisão sobre MS, ou sim ou sopas, acho este arraial altamente prejudicial para o SCP. Isto é um sinal por demais evidente que algo não está bem. Espero que não se deixe trair pelo ego.

    ResponderEliminar
  4. o presidente acabou por tirara o protagonismo do marco silva nessa festa

    ResponderEliminar
  5. Anónimo das 11:42

    "Crê o ladrão que são todos da sua condição". Para ti o BDC é igual aos outros dois estarolas - o dos pneus e o o das bufas? Estás apresentado. A avença não dá para mais. Deves estar tristissimo com a conquista da taça.

    ResponderEliminar
  6. Do blogue Sangue Leonino:
    "Não sou fã de Bruno Carvalho, não votei nele (nem em Couceiro) e não aprecio o seu estilo, sobretudo quando leva ao extremo o conceito adepto/presidente. Mas... desta vez tenho que estar do lado do presidente do meu clube.

    Bruno Carvalho e a sua equipa foram eleitos para cumprir um programa que apresentaram aos sócios, as suas ideias e propostas foram legitimamente plebiscitadas por uma maioria, e não menos importante, o balanço destes anos de mandato tem sido positivo - contas mais equilibradas, contenção de gastos, redução dos custos, reestruturação administrativa, etc, etc.

    No plano desportivo concordemos também, e sobretudo comparando com anos imediatamente anteriores à chegada da equipa de Bruno Carvalho, que o saldo é positivo - com um orçamento indiscutivelmente bem menor que o dos rivais temos uma entrada directa na Champions, um lugar de acesso a uma pré-eliminatória da liga milionária, uma Taça de Portugal, uma participação honrosa nas competições europeias (eliminados às mãos da GazProm) e ainda o regresso em força do ecletismo que sempre caracterizou o nosso clube centenário. Exemplo: o hóquei e a conquista épica da Taça CERS.

    Ora, se o presidente tem um projecto desportivo - e que ainda por cima lidera, enquanto responsável máximo da SAD - e se eventualmente concluír que o treinador Marco Silva não se enquadra no mesmo ou que não subscreve o seus princípios basilares, terá naturalmente toda a legitimidade para optar por outras soluções. Bruno Carvalho foi eleito pelos sócios, Marco Silva é um funcionário do clube, contratado pelo primeiro. Ponto final! Goste-se mais de um ou de outro! Seria o mesmo que um presidente de uma autarquia, eleito pelo povo, não tivesse legitimidade para dispensar um director de um serviço que, por motivos concretos e fundamentados, o edil achasse que não devia ocupar a função.

    Posto isto, o que sinceramente espero - enquanto sócio do clube, accionista da SAD, doador para a Missão Pavilhão e sobretudo indefectível adepto - é que Bruno Carvalho, tome a decisão que tomar, que depois também explique e apresente junto de quem o elegeu quais os fundamentos dessa mesma decisão.

    Estranho que um treinador que até fez um bom campeonato, que acaba de ganhar a Taça e que ainda tem mais 3 anos de contrato possa ser dispensado? Estranho!

    Gostei da novela de dezembro passado e do papel abjecto a que José Eduardo se prestou? De todo!

    Apreciei a forma como Bruno Carvalho puxou as orelhas aos profissionais de futebol, via facebook, após a derrota em Guimarães? Nem pensar!

    Mas a diferença é que eu sou um mero e anónimo adepto, sem qualquer inside information, pelo que "só sabe o que se passa no convento quem está lá dentro!"

    Como quero acreditar que Bruno Carvalho não ficou despojado dos seus neurónios, do seu sentido de responsabilidade e que não será por birra que hipoteticamente dispensará o actual treinador, resta-me desejar que tudo se resolva a bem do clube!

    Nuno M Almeida

    Nota: regozijei até ao delírio com a vitória no Jamor, mas também com os sapos vivos que vi vários (c)roquettistas engolirem na bancada central do estádio nacional, bem junto de onde eu estava!
    É que o seu ar não enganava -"tão cedo não voltamos a pôr os pés nos corredores e na cadeira do poder!"
    A 'betaria' e os herdeiros dos viscondes, com o seu característico ar de enfado, seguramente genético, lá têm que se resignar com o facto de que pelo menos dessas castas o clube já não está refém!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eu também estive no Jamor e, no final, não vi um só sportinguista que não estivesse contente. Croquette, Brunista, ou o diabo a 7, vi toda a gente contente/alegre/eufórica.
      Um comentário equilibrado totalmente estragado por uma nota divisionista totalmente absurda.

      Eliminar
  7. Se um presidente tem um projecto desportivo (que me parece claro), é eficaz na sua implementação (que me parece que está a ser), resolve bem os escolhos que vai encontrando, sente o clube e as suas vitórias e derrotas inspirando os adeptos, posso dizer que gosto. Diferente seria um presidente sem ideias, sem equipa, falhando sucessivemente e sem se perceber exactamente quais eram os seus objectivos. E para disfarçar tudo isso de forma demagógica procurava distrair as atenções e arranjar focos de conflito. Não é isso que se está a passar. E, sobre a "instabilidade", a equipa e o clube em geral lidaram bem com ela. A 2ª volta foi excelente e a época culminou com a taça. Portanto, por vezes é preciso viver com ela e é preciso tê-los no sítio e estar focado no principal e não no acessório. Alguns vacilam quando sopra um pouco de vento.

    ResponderEliminar
  8. Excelente post. Têm sido 2 anos muito bons para o Sporting Clube de Portugal e para os sportinguistas. A remodelação financeira é um exito. As Modalidades mostram a sua raça. Quase todos os dias são ganhos títulos distritais, nacionais, europeus ou mundiais por atletas ou equipas do Sporting , nas mais diversas Modalidades. O Futebol regressou à Champions. O Futebol, esta época, ganhou um título que fugia à sete anos (!!!???). A formação e equipa B mostram a sua raça. O Sporting, deixou de ser bengala de outros clubes, tem ideias próprias e dirigentes respeitados e recebidos pela UEFA. O Sporting Clube de Portugal é neste momento um clube que se dá ao respeito e é respeitado. Obviamente qualquer associado do Sporting incluindo o presidente ou qualquer dirigente têm o direito de festejar da forma que quiserem. Era o que faltava! E mais o presidente tem o direito de despedir ou admitir qualquer funcionário. É um direito que decorre do facto de ter sido eleito. Goste-se ou não. Claro que existem aqueles que não gostam de BdC. Têm todo o direito a não gostar, e se assim quiserem nas próximas eleições podem apresentar um candidato a presidente. É assim que funciona a Democracia. Mas, como sportinguistas, seria interessante que, mesmo assim, reconhecessem o que de bom tem sido feito ao Sporting. Gostaria de ver a família sportinguista unida, para que em paz, fosse mais fácil conquistar títulos.S. Leoninas

    ResponderEliminar